FOTO/REPRODUÇÃO
A Polícia Civil do DF, por intermédio da 23ª DP, deflagrou, na madrugada desta quinta-feira (24), a Operação 2º Turno. A ação visou o combate ao tráfico de drogas dentro e fora de escolas públicas, localizadas em Ceilândia Sul. Pelo menos 23 mandados estão sendo cumpridos pelas equipes desde as primeiras horas de hoje. Até o momento, oito pessoas foram presas e conduzidas à delegacia.
De acordo com o chefe da 23ª DP, delegado Victor Dan, foram cinco meses de investigações em 28 escolas da região. O trabalho investigativo apontou que o comércio ilegal de entorpecentes tinha como principal cliente alunos da rede pública. “Os chefes do tráfico aliciavam os estudantes para a traficância de drogas. Em troca, tornavam-se padrinhos deles”, destaca.
Ainda, segundo o delegado, os “padrinhos da boca” protegiam seus “afilhados” de qualquer problema escolar e as drogas eram escondidas nas imediações das escolas. “A operação foi batizada de 2º turno porque existiam dois turnos para muitos alunos-usuários de drogas. O primeiro, seria na sala de aula, e o segundo, na boca de fumo.”
As investigações também apontaram que diversas brigas entre alunos, ameaças a professores e ausência de estudantes nas salas de aula aconteciam, nos últimos anos, em razão do tráfico de drogas no ambiente escolar. “Havia a lei do silêncio, imposta por esses criminosos, o que prejudicava a ação policial”, esclarece o chefe da 23ª DP.
Durante a operação, foram apreendidos dez quilos de maconha e R$ 3 mil, em espécie.
FONTE: PCDF