Sistema Eletrônico de Informações chega aos 92 órgãos do governo de Brasília

Mais Lidas

CODHAB publica Edital de Notificação de Regularização da Vargem Bonita – Deputado Hermeto

CODHAB publica Edital de Notificação de Regularização da Vargem BonitaPublicado por Larissa do Vale em 27 de outubro de...

Será que eu sou neurótico? – A Mente é Maravilhosa

A palavra neurótico se tornou muito popular e perdeu parte do seu significado original no processo. Embora tenha sido...

 

O governo de Brasília implementou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em todos os 92 órgãos da administração direta e indireta do Distrito Federal. O evento comemorativo ocorreu na tarde desta terça-feira (12), no Auditório da Escola de Música de Brasília, na 602 Sul.

O SEI é uma ferramenta de gestão de processos que permite substituir pastas e arquivos físicos por documentos eletrônicos. Desde 23 de maio, os processos são gerados exclusivamente dentro do sistema. Com a plataforma, o governo de Brasília pode ser considerado 100% eletrônico.

Hoje, há 126.432 servidores utilizando o SEI. “A ferramenta possibilita economia de papel, agilidade, transparência e rastreabilidade. É a modernização do serviço público”, disse o governador Rodrigo Rollemberg, no evento para comemorar a implementação total do SEI no governo.

Além dos 126 mil servidores que já usam o sistema, há 10.409 usuários externos. “Para mim, o maior ganho é na velocidade dos processos. Cada tramitação demorava de 24 a 48 horas. Hoje, grande parte delas é concluída na metade do tempo. Há ganhos, também, na rastreabilidade. Ficou mais fácil acompanhar os processos”, explicou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Renato Brown.

No Brasil, mais de 100 órgãos federais, estaduais e municipais já utilizam o SEI para a gestão de documentos eletrônicos, além de outros 250 órgãos que estão em processo de implementação.

Números do SEI

O sistema oficial para a gestão eletrônica de documentos do DF opera, atualmente, com uma movimentação de 5,498 milhões de documentos e mais de 1,430 milhão de processos.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, isso representa uma economia de R$ 2 milhões ao ano somente em papel, além da redução de gastos com toner, impressora, clips e grampeador – entre os órgãos que aderiram ao sistema há pelo menos um ano.

SEI reduziu tempo de espera do cidadão

Como exemplo de melhorias graças ao SEI, pode-se citar a redução do tempo de tramitação da fase de julgamento dos processos de autos de infração do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). A espera, que chegou a ser de sete meses, passou para três meses.

A Secretaria de Planejamento é responsável por treinar servidores e iniciar o processo de implementação do SEI em todo o governo

A diminuição do uso de papéis também foi expressiva. Na Secretaria de Saúde, em abril de 2017, o controle de malotes recebia 15.103 documentos e processos. Um ano depois, o número caiu para 5.486.

A redução de cerca de 30% no número de malotes encaminhados a outros órgãos e do prazo de trâmite do processo de aposentadoria são alguns dos resultados percebidos na Secretaria de Educação.

A implementação do SEI nos órgãos do DF

O Corpo de Bombeiros foi o primeiro órgão a receber o sistema. A corporação, que o implementou como projeto-piloto em novembro de 2014, reduziu o uso de papel em 80%.

Em 2016, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão tornou-se o órgão central de implementação do sistema no âmbito do DF, responsável por treinar servidores e iniciar o processo em todo o governo.

Só com o apoio de comitês de implementação e de unidades setoriais de gestão de cada órgão foi possível antecipar em 18 meses a virada total dos processos físicos para o 100% eletrônico, antes prevista para dezembro de 2019.

Desde 2016, cerca de 3,4 mil servidores foram capacitados no uso da ferramenta. Atualmente são 92 comitês descentralizados atuando em seus órgãos, que gerenciam a movimentação das informações no sistema.

Fonte: Agência Brasilia

- Publicidade-

Últimas Notícias

CODHAB publica Edital de Notificação de Regularização da Vargem Bonita – Deputado Hermeto

CODHAB publica Edital de Notificação de Regularização da Vargem BonitaPublicado por Larissa do Vale em 27 de outubro de 202027 de outubro de 2020...

Será que eu sou neurótico? – A Mente é Maravilhosa

A palavra neurótico se tornou muito popular e perdeu parte do seu significado original no processo. Embora tenha sido usada na psiquiatria e na...

Homem é preso por tráfico de drogas em Pastos Bons – MA • PM/MA | Policiamento Inteligente

Na noite de domingo (25), Policiais Militares do 35º Batalhão de Polícia Militar prenderam um homem suspeito de tráfico de drogas em...

Hospitais terão que fazer teste de mapeamento genético às mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama. – Rafael Prudente

A oferta de realização do teste de mapeamento genético às mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama, será obrigatória em todos os...
- Publicidade-

Notícias Relacionadas

- Publicidade-