Em um intervalo de duas horas e 25 minutos, seis homens foram presos em flagrante no Distrito Federal e enquadrados na Lei Maria da Penha. As agressões ocorreram em diferentes regiões, entre 20h55 e 23h20 desta segunda-feira (10).
Em todos os casos, maridos ou companheiros – com idades entre 20 anos e 43 anos – agrediram as mulheres física e psicologicamente. Em algumas situações, segundo as ocorrências, elas também foram ameaçadas de morte.
Vínculo entre vítima e agressor de feminicídio no DF
Dados de março de 2015 a agosto de 2018
Companheiro: 20Marido: 10Namorado: 9Ex-companheiro: 8Filho: 2Ex-marido: 1Ex-namorado: 1Inquilino: 1Noivo: 1Não informado: 7
Companheiro
20
20
Fonte: SSP
O G1 recuperou as seis histórias pela ordem cronológica dos chamados à Polícia Militar e de acordo com o relato das vítimas aos policiais; confira:
- Planaltina, 20h55: um homem, de 40 anos, chega em casa embriagado. Ele e a mulher discutem e ela é agredida a socos. Durante a briga, de acordo com a ocorrência, o homem joga um copo contra a esposa. Ela coloca o braço na frente do rosto e o copo quebra. A mulher acaba com o braço cortado e o homem com um estilhaço de vidro no olho. Os dois são atendidos no Hospital Regional de Planaltina e encaminhados para a 31ª Delegacia de Polícia. Na DP, o homem foi enquadrado na Lei Maria da Penha.
- Núcleo Bandeirante, 21h55: a PM é chamada por moradores porque um homem agrede e ameaça a companheira de morte. Quando os policiais chegam, segundo relato dos militares, o homem diz “que não é bandido e tem o direito de bater na mulher”. Ele foi levado para a delegacia e autuado em flagrante.
- Ceilândia, 22h: Uma mulher de 33 anos chama a Polícia Militar. Ela denuncia que está sendo ameaçada de morte pelo companheiro. A vítima diz aos policiais que há três meses deixou o Rio de Janeiro para viver com o homem, que conheceu pela internet. Ao ver que o relacionamento não deu certo, a mulher diz que “resolveu juntar as coisas para ir embora”, mas foi impedida pelo agressor que ainda a ameaçou com uma faca. O homem, autuado em flagrante, foi levado para a 24ª DP.
- Samambaia, 22h20: um homem de 25 anos agride a ex-companheira de 18 anos. Vizinhos ouvem e chamam a PM pelo telefone 190. A vítima, que chora e está machucada, diz para os policiais que o ex não aceita o fim do relacionamento e está no prédio onde ela mora, esperando pelo atual namorado da jovem. A PM vai ao local e prende o agressor que foi levado para a 26ª DP e autuado na Lei Maria da Penha.
- Asa Norte, 23h: um homem de 20 anos agride e ameaça a ex-companheira, de 26 anos. De acordo com a vítima, que chamou a PM, mais cedo ele havia batido nela, no meio da rua. Quando chamou os policiais, o jovem tentava entrar no apartamento dela. O homem foi preso.
- Samambaia 23h20: um homem de 43 anos agride a mulher de 41 anos e o filho dela, de 18 anos. De acordo com o boletim de ocorrência, ele chegou em casa embriagado, agrediu o enteado com socos no rosto e bateu na mulher, além de ameaçá-la de morte. O homem foi levado para a 26ª DP e autuado, em flagrante, na Lei Maria da Penha.
Fonte: G1