Rollemberg diz que novas pontes no Bragueto serão entregues neste ano

Mais Lidas

Os prós e contras de ser um pai permissivo – A Mente é Maravilhosa

Ser um pai permissivo não precisa ser algo negativo, embora esses não sejam em si os melhores fundamentos que...

PMMA apreende arma de fogo em Itapecuru Ma • PM/MA | Policiamento Inteligente

Na noite da última quinta (29), policiais militares da Força tática do 28º BPM realizavam rondas pelo...

DF ganha clínica da mulher com capacidade para 3,7 mil atendimentos por mês – Rafael Prudente

O centro vai cuidar de diferentes perfis, como o daquelas que tratam ou têm suspeita de câncer...

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) entrou literalmente no buraco nesta sexta-feira (16/2) ao visitar a Ponte do Bragueto. A estrutura preocupa moradores e motoristas que transitam pela região, principalmente depois da queda do viaduto sobre a Galeria dos Estados, no Eixão Sul, no último dia 6. O local foi apontado em relatórios do Tribunal de Contas do DF (TCDF) e de entidades da construção civil como de risco de desabamento.

Segundo o socialista, a estrutura foi reforçada e está preservada. Garantiu, ainda, a conclusão das obras referentes às pontes alternativas que integram o Trevo de Triagem Norte até o final do ano, possibilitando a redução da sobrecarga do trânsito no Bragueto: “Já foi iniciada a obra de fundação, principalmente a do lado direito. Também queremos, até o mês de maio, liberar toda a parte da Asa Norte e os viadutos para o usufruto da população de Brasília”.

O Trevo de Triagem Norte é composto por 16 obras, entre pontes e viadutos. O objetivo é distribuir o fluxo de veículos com destino ao Plano Piloto, por meio de acesso ao Eixão Norte e Sul, à W3, aos Eixinhos Leste e Oeste e à L2.

Medidas paliativas
Sobre a ponte em questão, Rollemberg destacou que barreiras estão sendo instaladas a fim de evitar a colisão de veículos altos com a estrutura e, consequentemente, buracos. “O DER [Departamento de Estradas de Rodagem] identificou que a laje é danificada por colisão de veículos acima de 4 metros de altura que batem de forma constante. Daí a necessidade de colocar os pórticos”, frisou.

Também vão ser colocados redutores de velocidade, quebra-molas e sonorizadores para que os motoristas estejam atentos à necessidade de alterar o itinerário. A estrutura recebeu, ainda, sensores com objetivo de monitorar vibrações e deslocamento da estrutura. Eles contêm chips que mandam informações para um computador, de onde os dados serão retirados e analisados constantemente.

O governador estava acompanhado do diretor-presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Júlio Menegotto; do diretor-geral do DER-DF, Márcio Buzar; e do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antonio Coimbra.

 

Alertas
Por anos, o governo ignorou os alertas sobre a precariedade da construção. Um deles foi feito pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Relatório do órgão, elaborado em 2012, apontou as obras consideradas urgentes, entre elas, a do Bragueto.

Além disso, em entrevista ao Metrópoles, a presidente do Crea, Fátima Có, disse que a reforma de três construções na capital do país merece ser encarada pelas autoridades como “prioridade zero”. São elas: pontes JK e do Bragueto e viaduto da N2, situado próximo ao Conjunto Nacional.

“As pessoas que circulam por esses lugares correm risco de vida. Não falo para causar alarde, mas a conclusão vem de anos de estudos e relatórios já apresentados para o governo. O viaduto que desabou era o segundo na lista de prioridade. O primeiro era o Buraco do Tatu, antes de ser revitalizado”, disse Fátima Có.

Uma cratera aberta na Ponte do Bragueto no fim do ano passado expôs a precariedade da construção. Na ocasião, o buraco foi remendado com uma placa de metal, em caráter emergencial, conforme explicou o DER.

Fonte: Metropóles DF

- Publicidade-

Últimas Notícias

Os prós e contras de ser um pai permissivo – A Mente é Maravilhosa

Ser um pai permissivo não precisa ser algo negativo, embora esses não sejam em si os melhores fundamentos que...

PMMA apreende arma de fogo em Itapecuru Ma • PM/MA | Policiamento Inteligente

Na noite da última quinta (29), policiais militares da Força tática do 28º BPM realizavam rondas pelo bairro Miquilina, quando observaram um...

DF ganha clínica da mulher com capacidade para 3,7 mil atendimentos por mês – Rafael Prudente

O centro vai cuidar de diferentes perfis, como o daquelas que tratam ou têm suspeita de câncer ginecológico ou sofrem situação de...

Em debate, proposta de revisão de preços cobrados pelo SLU – Agência Brasília

Nova proposta revisa os preços dos serviços referentes à coleta de resíduos sólidos orgânicos e indiferenciados, entre outros | Foto: Arquivo/Agência BrasíliaA Agência Reguladora...

Mapeamento Cultural | Prefeitura Municipal de Goiás

  Clique aqui para preencher o formulário de  Mapeamento Cultural do Município de Goiás Fonte: www.prefeituradegoias.go.gov.br/2020/08/18/mapeamento-cultural/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=mapeamento-cultural
- Publicidade-

Notícias Relacionadas

- Publicidade-