Os brasilienses esperançosos já podem começar a sair de casa com o guarda-chuvas na bolsa nesta semana. Isso porque, após mais de dois meses de seca, o mês de agosto pode trazer pancadas isoladas de chuva no DF. Segundo Mamedes Luiz, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a esperança não é grande, mas existe: “Brasília continua a ter chance de chuva, talvez entre quinta (2/8) e sexta-feira (3/8). Apesar das perspectivas serem pequenas, podemos dizer que temos entre 10% e 20% de chance”.
A previsão anterior era de que já na quarta-feira (1º/8) pudessem cair algumas gotas, mas, de acordo com os cálculos de hoje, a possibilidade de haver pancadas de chuva durante a semana só atrasou um pouco. Para aqueles mais céticos em relação ao clima, a garrafa d’água deve ser a melhor companhia para esse último dia de junho e para os primeiros dias de agosto. A previsão desta terça-feira (31/7) é de um dia claro a parcialmente nublado, com máxima de 31ºC.
Com mínima registrada em 12ºC, o DF terá hoje ainda uma variação de umidade relativa do ar entre 90% e 20%, segundo o Inmet. Esses números espantam o frio que tomou conta da rotina de quem saía de casa no começo da manhã, em julho, quando os ventos frios se juntaram a baixas temperaturas mínimas e provocaram sensações térmicas bem geladas.
Mamedes explica que, apesar da chance de chuva, esse cenário quente deve prevalecer no mês seguinte. “Em agosto, geralmente sobem mais os números do termômetro, por isso estamos vendo nesses últimos dias uma crescente na temperatura máxima. E, com esse aumento, desce a umidade relativa do ar, que começa a ter seus picos mais baixos.”
Abaixa a umidade, sobe a preocupação
Manter um corpo saudável durante o inverno de Brasília é tarefa complicada, principalmente por conta dos males da seca e dos vírus e bactérias presentes em casa ou no trabalho, por exemplo. A pele é um dos órgãos mais prejudicados nesse tempo de baixa umidade, que é o mais propício para a formação de ácaros nos ambientes.
O especialista em limpeza da rede Maria Brasileira, João Pedro Lúcio, explica: “Nós temos na pele uma camada chamada queratina, que é a sua faixa mais superficial. Em um processo natural de renovação de células, essa camada vai descamando. Junto com a pele descamada, saem os ácaros, que vão se depositando em sofás, travesseiros e colchões, causando problemas principalmente para quem tem algum problema respiratório, como asma ou rinite”.
Uma limpeza completa pode ajudar muito a respiração e a saúde da pele. Outra dica que pode ser aliada de quem sofre com a seca é ter em casa um umidificador de ar, para amenizar a umidade baixa. Já os purificadores de ar também podem servir para remover partículas de poeira do ambiente.
Fonte: Correio Braziliense