Festival de Cinema de Brasília anuncia filmes selecionados – Agência Brasília

Mais Lidas

Está estressado? – Blog Geração de Valor

O estresse faz parte da vida de todos nós. Ele é parte importante no processo...

Como agir diante dos medos das crianças? – A Mente é Maravilhosa

Imagine que você está assistindo a um filme de fantasia com o seu filho. A princípio, você não tem...

imagem07-11-2019-17-11-34
imagem07-11-2019-17-11-34
Além do tradicional Cine Brasília, principal referência do festival de cinema, outros locais em cidades do DF serão contemplados com atrações e atividades programadas para o evento | Foto: Arquivo / Agência Brasília

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e o Instituto Alvorada Brasil anunciaram, na quarta-feira (6), os trabalhos selecionados para concorrer nas mostras competitivas e paralelas do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), que será realizado entre os dias 22 deste mês e 1º de dezembro. Também foi divulgada a composição do júri.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Adão Cândido, destacou o trabalho da curadoria para selecionar, entre os 701 filmes habilitados (512 curtas e 189 longas), os 81 concorrentes. Ele também apontou novidades para a edição deste ano, que incluem a venda de ingressos on-line e o pagamento de premiação aos filmes vencedores.

Cândido também ressaltou o empenho do Governo do Distrito Federal para a realização desta edição do FBCB, que é um patrimônio de Brasília. Segundo o secretário, foram investidos mais de R$ 3 milhões no festival, que conta com importantes parcerias. “O BRB entendeu a importância e relevância do evento para a cidade e para o país e abraçou essa causa desde o início, assumindo a Mostra Brasília e fazendo outros aportes como patrocinador”, informou.

Júri e homenagem

O  júri será composto por 12 profissionais renomados do país que julgarão os sete longas e 14 curtas selecionados. Entre os avaliadores dos longas estão o diretor Cacá Diegues, que presidirá o júri; a produtora Bianca De Felippes, o jornalista e escritor Artur Xexéo, a coreógrafa e dramaturga Carmen Luz, o produtor e roteirista Jimi Figueiredo, o crítico de cinema Pablo Villaça e a atriz Bruna Linzmeyer. Já o júri de curtas é composto pela crítica de cinema Lorenna Montenegro, o cineasta Takumã Kuikuro, o diretor Carlos del Pino e o fotógrafo André Dib.

A curadoria revelou ainda quem será a personalidade homenageada nesta edição do festival: o ator e diretor Stepan Nercessian. Com 49 anos de carreira, ele acumula inúmeros trabalhos, tendo marcado presença em várias novelas e mais de 40 filmes, além de participações no teatro. As homenagens continuam nos filmes de abertura e encerramento, na sessão Hors-Concours, nas sessões especiais, na Medalha Paulo Emílio Salles Gomes e no prêmio da Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV).

Outro ponto apresentado foi a descentralização do FBCB. O secretário de Cultura e Economia Criativa garantiu que haverá programação para a exibição dos filmes em várias cidades do DF, com prioridade para receber parte do festival dentro dos equipamentos culturais existentes nas regiões administrativas, como os complexos culturais de Planaltina e Samambaia. O tradicional Cine Brasília, marca maior do festival, segue como ponto principal da programação.

Ambiente de mercado

A edição deste ano traz ao festival um reforço no ambiente de mercado, com atividades programadas para o período de 25 a 27 deste mês, no Espaço Cultural Renato Russo. Está confirmada a presença de 23 players, 11 dos quais participam pela primeira vez do festival: Telecine, Discovery Kids, Coração da Selva, FIGa Films (EUA), Paris Filmes, Amazon, Paris Entretenimento, RT Features, Boutique Filmes, Academia de Filmes e Sesame Workshop (Vila Sésamo).

De acordo com a subsecretária de Economia Criativa Érica Lewis, esse ambiente oferecerá mesas de debates, workshops e pitchings (apresentações resumidas de produtos desenvolvidos por empresas em fase inicial), envolvendo as novas estratégias governamentais para o setor audiovisual.

“É estratégico termos um ambiente de mercado dentro da programação oficial do FBCB”, disse. “É a oportunidade que temos de fazer rede, aproximar e fazer contados com os produtores. Nos esforçamos em trazer referências nacionais e internacionais, para que esse evento funcione e seja parte das gerações de negócios”.

* Com informações da Secec

Fonte: agenciabrasilia.df.gov.br/2019/11/07/festival-de-cinema-de-brasilia-anuncia-filmes-selecionados

- Publicidade-

Últimas Notícias

Está estressado? – Blog Geração de Valor

O estresse faz parte da vida de todos nós. Ele é parte importante no processo...

Como agir diante dos medos das crianças? – A Mente é Maravilhosa

Imagine que você está assistindo a um filme de fantasia com o seu filho. A princípio, você não tem dúvidas, já que escolheu um...

Menor com mandado de busca e apreensão é apreendido por porte ilegal de arma de fogo | Policiamento Inteligente

Nesta quinta-feira (24), por volta das 18h, uma equipe do GTOP 46 do 26º BPM, apreendeu um...

Câmara Legislativa vai destinar EPIs para ações da Secretaria da Mulher – Rafael Prudente

Na tarde desta quarta-feira (23), o presidente da Câmara Legislativa do DF e vice-presidente da Frente Parlamentar Brasil-Brasília-China, deputado Rafael Prudente (MDB), reuniu-se com...

DF tem mais um recorde de oferta de emprego – Agência Brasília

Oportunidades: 305 vagas para esta terça-feira (8) No comércio, a oferta é de 185 vagas. Para quem tem habilidades na cozinha, são...
- Publicidade-

Notícias Relacionadas

- Publicidade-