Empresas de limpeza urbana assumem novos contratos – Agência Brasília

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As empresas vencedoras do contrato de limpeza urbana do DF – Valor Ambiental, Sustentare Saneamento e Consita Tratamento de Resíduos –receberam ordem de serviço para iniciar os trabalhos a partir desta quinta-feira (10). Dentre as novidades, estão a ampliação da coleta seletiva na capital e a alteração da frequência da coleta convencional de resíduos domésticos.

Com contrato de cinco anos, as empresas selecionadas vão prestar serviços de coleta seletiva, coleta e transporte de resíduos domésticos, remoção manual e mecanizada e transporte de entulhos, varrição manual e mecanizada de vias e logradouros públicos, lavagem de vias e logradouros públicos, limpeza de equipamentos e bens públicos, catação, pintura mecanizada de meios-fios, frisagem, limpeza pós-eventos, coleta de resíduos de caixa de gordura e operação das unidades de transbordo de rejeitos e/ou resíduos.

“O serviço de limpeza urbana em Brasília tem um significado especial”, destaca João Andrade Rezende, diretor-presidente da Consita, empresa pertencente a um grupo português. “É uma conquista que demandou muito suor e trabalho de todos. Tenho plena certeza que executaremos em Brasília, assim como em outras metrópoles e em outros três continentes, um serviço de excelência.”

Investimentos e ajustes

O valor do contrato com as três empresas para cinco anos é de R$ 1,688 bilhão, valor que representa uma redução de 19,36% em relação ao preço estimado inicialmente. Para atender a todo o DF, as empresas investiram em 1.039 equipamentos, entre esses, 298 caminhões de vários modelos e tipos.

Lançado em maio de 2017, o pregão eletrônico referente ao processo de concorrência sofreu várias postergações devido a ajustes recomendados pelo Tribunal de Contas do DF, razão pela qual os serviços vêm sendo prestados, durante todo esse tempo, por meio de contratos emergenciais.

Implantação gradual

Agora, a população e os catadores vão, finalmente, ter acesso ao serviço de coleta seletiva, que será implantado gradualmente nas cidades ainda não atendidas. Atualmente, esse trabalho é feito pela empresa Sustentare e por 11 cooperativas de catadores de materiais recicláveis em 25 regiões administrativas, contemplando 52% da população.

Os itens recicláveis coletados por essas cooperativas são comercializados por elas mesmas, enquanto todo material recolhido pela empresa é distribuído entre os três galpões de triagem alugados pelo SLU e as duas instalações de recuperação de resíduos (IRRs), localizadas no P Sul e no SCIA. Com a ampliação do serviço para todo o DF, a expectativa é de mais do que dobrar o volume recolhido – atualmente, pouco mais de duas mil toneladas por mês.

Uma das cooperativas oriundas do antigo Lixão da Estrutural, a Coopere é hoje atua com 52 cooperados dentro da IRR do P Sul. Além do contrato de triagem no galpão, a cooperativa também tem contrato com o SLU para coleta seletiva no Riacho Fundo I e II. “Também haverá a coleta da empresa que acaba chegando para a gente no galpão, portanto eu e meus companheiros acreditamos que a nossa renda vai melhorar”, projeta o presidente da cooperativa, José Salustiano.

Dias alternados

Para racionalizar os serviços, o SLU vai alterar a frequência das rotas da coleta convencional em cerca de 35% do DF, atingindo as regiões do Plano Piloto, Sobradinho I, Planaltina, São Sebastião, Sudoeste, Cruzeiro, Lago Norte, Park Way, Jardim Botânico, Lago Sul e Guará. Nas demais regiões administrativas, a coleta já era feita em dias alternados. Os setores comerciais em todas as cidades continuarão atendidos com coleta diária.

Empresas vencedoras

A Valor Ambiental atenderá o Lote I, que contempla as regiões das Asas Sul e Norte, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Lago Norte, Varjão, Itapoã, Paranoá, São Sebastião, Fercal, Planaltina, Sobradinho I e II. O contrato com a empresa é de R$ 681,65 milhões, com o valor estimado mensal de R$ 11,36 milhões.

A Sustentare cuidará das regiões do Lote II: Brazlândia, Samambaia, Ceilândia e Taguatinga. O contrato é de R$ 455 milhões, com o valor estimado mensalmente de R$ 7,58 milhões.

Já a Consita terá sob sua responsabilidade o Lote III para prestar serviço nas regiões do Gama, Riacho Fundo II, Santa Maria, Guará, Candangolândia, Jardim Botânico, Lago Sul e Park Way. O valor do contrato é de R$ 549 milhões, com a estimativa mensal de R$ 9,14 milhões.

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Arte: Agência Brasília

Novos contratos

Além da ampliação da coleta seletiva para todo DF com a prestação de serviço porta a porta, outra vantagem dos novos contratos é a instalação de 244 pontos de entrega voluntária (PEVs) para apoiar a coleta seletiva em regiões onde a coleta porta a porta não for viável. Cada empresa também terá uma equipe de mobilização formada por sete funcionários para orientar e conscientizar a população sobre a coleta seletiva.

Ao longo dos próximos cinco anos, serão instalados 382 contêineres semienterrados distribuídos em pontos de difícil acesso ao caminhão da coleta e em substituição aos receptores tradicionais estacionados nas ruas. Hoje o DF conta com 101 desses equipamentos, instalados no Condomínio Pôr do Sol, Estrutural, Vicente Pires, Sol Nascente e Areal. Outra novidade é a instalação de 21.086 papeleiras (cestos de lixo) em todo o DF.

O governador Ibaneis Rocha, por meio do Decreto nº 40.105/2019, instituiu um grupo de trabalho para definir as localizações de instalação tanto das lixeiras quanto dos PEVs e dos contêineres semienterrados. As administrações regionais fazem parte desse grupo e vão participar ativamente da distribuição, já que são a porta de entrada das demandas do cidadão.

Mais agilidade

A transparência no cumprimento dos serviços também desponta como um diferencial nesse contrato. Toda a frota será monitorada por GPS, o que vai revelar a metragem varrida, o quantitativo de horas de operação, o cumprimento das rotas da coleta e demais serviços. “Depois da assinatura da ordem de serviço, as empresas terão um prazo para enviar o sinal do GPS para que possamos fazer a comparação com o nosso planejamento. Todos os veículos e carrinhos de varrição terão GPS”, explica o diretor de modernização e gestão tecnológica do SLU, André Pimenta.

Mais agilidade e eficiência na prestação dos serviços também serão garantidas com os nove caminhões varredeiros e seis veículos-tratores com máquina de pintura de meios-fios. Com a varrição mecanizada, a estimativa é saltar de 6.900 toneladas/mês para 13.186 toneladas/mês.

A remoção mecanizada de entulhos também terá mais rapidez, com o uso de 88 caminhões basculantes e 21 pás carregadeiras para agilizar a limpeza de descartes irregulares. A média mensal atual de coleta de entulho é de 59 mil toneladas por mês, número que, com os novos contratos, deve saltar para 70.250 toneladas/mês.

Os dias e horários, tanto da coleta seletiva quanto da convencional, podem ser conferidos no site www.slu.df.gov.br, na aba “Serviços”.

 

Veja como são distribuídos os 1.039 equipamentos

EQUIPAMENTOS/VEÍCULOSLOTE 1LOTE 2LOTE 3Quantidade TotalCaminhão coletor compactador de 19 m³353733105Caminhão coletor compactador de 19 m³ com expansor de compartimento e braço munck5––5Caminhão coletor compactador de 15 m³ com pesagem embarcada95822Caminhão coletor compactador de 15 m³ com expansor de compartimento e braço munck691126Caminhão coletor compactador de 15 m³ com expansor de compartimento e braço munck com pesagem embarcada33410Caminhão coletor baú de 30 m³ com pesagem embarcada4239Caminhão baú de 30 m³54514Caminhão-caçamba basculante de 6 m³46616Caminhão-caçamba basculante de 12 m³16282872Cavalo mecânico + semirreboque caçamba basculante de 45/55 m³84719Pá carregadeira68721Ônibus 45 lugares16131544Caminhão carroceria aberta2226Varredeira mecânica de grande porte3227Varredeira mecânica de pequeno porte2––2Caminhão pipa de 12.000 l54413Furgão equipado com hidrojato, grupo gerador e lixadeira2114Veículo trator com máquina de pintura de meio fio2226Veículo leve87722Veículo moto triciclo–7–7Furgão com 7 lugares1113Lutocar com 2 rodas (120 l)217150183550Soprador de ar22151956TOTAL GERAL1039

* Com informações do SLU

Fonte: agenciabrasilia.df.gov.br/2019/10/09/empresas-de-limpeza-urbana-assumem-novos-contratos

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