Começa nova etapa da vacinação contra o sarampo – Agência Brasília

Mais Lidas

Beneficiários do Parque dos Ipês (Crixá III): reunião no próximo sábado – Agência Brasília

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) convoca os beneficiários do Crixá III a participarem  da constituição...

A psicologia do crime: tudo que você precisa saber

Por que os fenômenos criminosos ocorrem? Como explicar o comportamento antissocial? Durante...

Leonardo Villar, ator de Pagador de Promessas, morre aos 96 anos | Policiamento Inteligente

O ator Leonardo Villar morreu hoje (3), em São Paulo, aos 96 anos, vítima de uma parada cardíaca. Nascido em Piracicaba,...

Começou, nesta segunda-feira (18), a segunda etapa da campanha contra o sarampo, com 124 salas de vacina​ disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS) de todo o Distrito Federal. O público-alvo são os jovens adultos, com idade entre 20 e 29 anos. O dia D desta fase está marcado para 30 de novembro, quando será finalizada esta campanha em 2019. 

Quem aproveitou o início da vacinação foi Michael Nunes, 27 anos, que foi à UBS 1 da Asa Norte. “Ao longo do tempo, não dei tanta prioridade à minha saúde. Chegando na casa dos 30 anos, a maturidade me ajudou a entender a real importância de campanhas como esta. Vale a pena garantir um pouco do nosso tempo para fazer isso”, comentou.

Assim como ele, os demais jovens desta faixa etária precisam ficar atentos à vacinação. “A segunda etapa foi organizada justamente para atingir esses adultos entre 20 e 29 anos, já que é um público que se destacou nos índices da doença. No Distrito Federal, dos cinco casos de sarampo notificados, quatro eram em adultos nesta faixa de idade”, informou a gerente da Imunização da Secretaria de Saúde, Renata Brandão.

AtualizaçãoAo atualizar o cartão de vacina com a Tríplice viral, além de a pessoa estar vacinada contra rubéola e caxumba, também se protege contra o sarampo. Por isso, é importante resgatar o cartão e levar aos postos.

“Pedimos à população que leve os cartões de vacina, de agora ou da infância, para que seja avaliada a situação vacinal e atualizada, caso necessário. Se a pessoa estiver com as doses em dia, não precisará tomar uma nova vacina”, explicou a técnica em Imunização da Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis de Transmissão Hídrica e Alimentar, Fernanda Ledes.

O engenheiro de software Felipe Felix, de 26 anos, foi um dos que levou seu cartão à UBS 1 da Asa Norte. Ele ficou sabendo da campanha somente quando veio se vacinar contra Hepatite B. Ele aproveitou o momento e também se protegeu contra o sarampo. “No próximo período de férias, podemos ficar expostos a pessoas que não tomaram a vacina. Por isso, é importante vir o quanto antes e aproveitar agora, que não tem muitas pessoas na fila”, comentou.

Para a segunda etapa da campanha, a Secretaria de Saúde possui em estoque cerca de 200 mil doses da Tríplice viral. Todos os indivíduos com idade entre um e 29 anos têm de ter duas doses da vacina.

DoençaO sarampo é contagioso e o vírus é transmitido por uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. Os sintomas da doença são manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal.

Caso a pessoa apresente os sinais e sintomas da enfermidade, deve procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima, informar ao profissional sobre sua situação e dizer se teve contato com algum caso suspeito. Recomenda-se que as pessoas com suspeita de portar a doença evitem deslocamentos desnecessários, pois o sarampo é altamente contagioso.

A patologia pode acometer adultos e crianças, com risco de complicações graves e até de evolução para óbito. Embora os adultos sejam mais resistentes que as crianças, as complicações são as mesmas. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: agenciabrasilia.df.gov.br/2019/11/18/comeca-nova-etapa-da-vacinacao-contra-o-sarampo

- Publicidade-

Últimas Notícias

Beneficiários do Parque dos Ipês (Crixá III): reunião no próximo sábado – Agência Brasília

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) convoca os beneficiários do Crixá III a participarem  da constituição...

A psicologia do crime: tudo que você precisa saber

Por que os fenômenos criminosos ocorrem? Como explicar o comportamento antissocial? Durante anos, a psicologia social buscou...

Leonardo Villar, ator de Pagador de Promessas, morre aos 96 anos | Policiamento Inteligente

O ator Leonardo Villar morreu hoje (3), em São Paulo, aos 96 anos, vítima de uma parada cardíaca. Nascido em Piracicaba, em 25 de julho de 1924, Villar...

Mais de 1,1 mil feirantes já foram testados para Covid-19 – Agência Brasília

Os feirantes e produtores rurais do Distrito Federal continuam sendo orientados e testados para Covid-19. A ação da Secretaria de Saúde leva as equipes...

No final, tudo vai ficar bem – A Mente é Maravilhosa

No final, tudo vai ficar bem, então não pare de acreditar, independentemente da sua realidade. Em algum...
- Publicidade-

Notícias Relacionadas

- Publicidade-