Em Brasília, Rollemberg (PSB) tem 70% de rejeição e Frejat (PR) lidera

Mais Lidas

Homem é preso por tráfico de drogas em Pastos Bons – MA • PM/MA | Policiamento Inteligente

Na noite de domingo (25), Policiais Militares do 35º Batalhão de Polícia Militar prenderam um homem suspeito...

Hospitais terão que fazer teste de mapeamento genético às mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama. – Rafael Prudente

A oferta de realização do teste de mapeamento genético às mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama,...

Treinamento aprimora o uso de aplicativo por servidores – Agência Brasília

Tadashi: quase 700 demandas registradas até o momento | Foto: Joel Rodrigues/Agência BrasíliaAssessor especial do governo e um dos...
Reprodução/TV Globo

Governador tem 12,3% de intenção de voto

Jofran Frejat vai a 27%, segundo pesquisa

Taxa de ‘não voto’ é alta no DF: até 32,6%

 

Levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta 5ª feira (12.jul.2018), revela que o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), de 57 anos, é rejeitado por 70% da população. Rollemberg tentará se reeleger nas eleições de outubro.

Ainda, de acordo com o instituto, o ex-deputado federal Jofran Frejat, de 81 anos, lidera as intenções de voto ao Palácio do Buriti, com 27% das citações.

Em 2ª lugar, com 12,3% das intenções de voto, aparece Rollemberg, tecnicamente empatado na margem de erro (2,5 p.p) com a ex-deputada distrital Eliana Pedrosa (Pros), de 65 anos, que registra 11,1%.

Em seguida vêm: o general da reserva Paulo Chagas (PRP), com 5,3%, o deputado distrital Chico Leite (Rede), com 4,9%, o deputado federal Izalci Lucas (PSDB), com 4,9%, o empresário Alexandre Guerra (Novo), com 3,4%, a professora Fátima de Souza (Psol), com 1,8%, e o economista Júlio Miragaya (PT), registrando 1,4% das intenções de voto.

A taxa de “não voto” (soma de brancos, nulos e abstenções) no DF é alta: até 32,6%. O voto no Brasil é obrigatório, mas a multa por não comparecer à seção de votação é pequena: cerca de R$ 3. Além do mais, é fácil justificar a ausência. As eleições gerais de outubro de 2018 podem registrar uma das maiores taxas de abstenção desde a volta do Brasil à democracia, em 1985.

Essa possível alta taxa de abstenção tende a beneficiar Frejat e Rollemberg. O 1ª obteve 44,44% dos votos no 2º turno das eleições de 2014, perdendo para Rollemberg, que foi escolhido por 55,56% do eleitorado.

Frejat tem em seu favor o recall do último pleito, mas tem sua imagem ligada à do ex-governador José Roberto Arruda. Em 2014, Arruda era o candidato oficial da chapa, mas foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. Frejat, que era o candidato a vice, assumiu então a cabeça da chapa.

Já Rollemberg, apesar da alta rejeição (70%), pode receber 1 voto útil do eleitorado que rejeita a volta do grupo de arruda ao Buriti.

Para realizar a pesquisa, o instituto ouviu 1.540 eleitores do Distrito Federal durante de 6 a 11 de julho de 2018. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é DF-00150/2018. Eis a íntegra da pesquisa.

O instituto pesquisou 2 cenários diferentes. O 1º cenário testou os nomes do ex-deputado distrital Alírio Neto (PTB) e do deputado distrital Joe Valle (PDT). No entanto, os 2 já anunciaram que disputarão outros cargos neste pleito.

POTENCIAL ELEITORAL

O instituto também questionou os eleitores sobre o potencial de voto dos pré-candidatos. Rodrigo Rollemberg registra a maior rejeição, cerca de 70% do eleitorado não votaria de jeito nenhum no atual governador.

O pré-candidato que melhor se posicionou neste quadro foi Jofran Frejat. Ele registra a menor rejeição (43,1%) entre os pré-candidatos e a maior porcentagem de pessoas quem votaria com certeza (14,8%). Veja abaixo:

 

FONTE: PODER 360

- Publicidade-

Últimas Notícias

Homem é preso por tráfico de drogas em Pastos Bons – MA • PM/MA | Policiamento Inteligente

Na noite de domingo (25), Policiais Militares do 35º Batalhão de Polícia Militar prenderam um homem suspeito...

Hospitais terão que fazer teste de mapeamento genético às mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama. – Rafael Prudente

A oferta de realização do teste de mapeamento genético às mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama, será obrigatória em todos os...

Treinamento aprimora o uso de aplicativo por servidores – Agência Brasília

Tadashi: quase 700 demandas registradas até o momento | Foto: Joel Rodrigues/Agência BrasíliaAssessor especial do governo e um dos criadores do e-Cidades, Tadashi Mae...

Edital de chamamento Público nº 002/2020 | Prefeitura Municipal de Goiás

CREDENCIAMENTO DE PROJETOS PARA SELEÇÃO E PREMIAÇÃO COM FINALIDADE DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS EM FORMATO DE ISOLAMENTO SOCIAL. O presente Edital tem por...

Cobertura da quadra poliesportiva do Setor Rajadinha em Planaltina | Deputado Iolando

Nesta quinta-feira (22), o deputado Iolando participou de assinatura de termo técnico para o início das obras de cobertura da quadra poliesportiva no Setor...
- Publicidade-

Notícias Relacionadas

- Publicidade-