Em Brasília, Rollemberg (PSB) tem 70% de rejeição e Frejat (PR) lidera

Mais Lidas

O FARO CERTEIRO | Policiamento Inteligente

Sexta-feira (8), os policiais militares do 5º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), durante Operação de combate ao...

Janeiro Branco e a importância de debater a saúde mental – Agência Brasília

Janeiro é o mês dedicado à saúde mental e, para promover discussões acerca do tema, foi criada a campanha...

Prefeito Aderson Gouvea recebe 01 veículo Gol zero Km do Dep. Est. Cairo Salim. | Prefeitura Municipal de Goiás

Na tarde de hoje, 08/01, o Prefeito Aderson Gouvea, recebeu o Dep. Est. Cairo Salim, que veio fazer...
Reprodução/TV Globo

Governador tem 12,3% de intenção de voto

Jofran Frejat vai a 27%, segundo pesquisa

Taxa de ‘não voto’ é alta no DF: até 32,6%

 

Levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta 5ª feira (12.jul.2018), revela que o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), de 57 anos, é rejeitado por 70% da população. Rollemberg tentará se reeleger nas eleições de outubro.

Ainda, de acordo com o instituto, o ex-deputado federal Jofran Frejat, de 81 anos, lidera as intenções de voto ao Palácio do Buriti, com 27% das citações.

Em 2ª lugar, com 12,3% das intenções de voto, aparece Rollemberg, tecnicamente empatado na margem de erro (2,5 p.p) com a ex-deputada distrital Eliana Pedrosa (Pros), de 65 anos, que registra 11,1%.

Em seguida vêm: o general da reserva Paulo Chagas (PRP), com 5,3%, o deputado distrital Chico Leite (Rede), com 4,9%, o deputado federal Izalci Lucas (PSDB), com 4,9%, o empresário Alexandre Guerra (Novo), com 3,4%, a professora Fátima de Souza (Psol), com 1,8%, e o economista Júlio Miragaya (PT), registrando 1,4% das intenções de voto.

A taxa de “não voto” (soma de brancos, nulos e abstenções) no DF é alta: até 32,6%. O voto no Brasil é obrigatório, mas a multa por não comparecer à seção de votação é pequena: cerca de R$ 3. Além do mais, é fácil justificar a ausência. As eleições gerais de outubro de 2018 podem registrar uma das maiores taxas de abstenção desde a volta do Brasil à democracia, em 1985.

Essa possível alta taxa de abstenção tende a beneficiar Frejat e Rollemberg. O 1ª obteve 44,44% dos votos no 2º turno das eleições de 2014, perdendo para Rollemberg, que foi escolhido por 55,56% do eleitorado.

Frejat tem em seu favor o recall do último pleito, mas tem sua imagem ligada à do ex-governador José Roberto Arruda. Em 2014, Arruda era o candidato oficial da chapa, mas foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. Frejat, que era o candidato a vice, assumiu então a cabeça da chapa.

Já Rollemberg, apesar da alta rejeição (70%), pode receber 1 voto útil do eleitorado que rejeita a volta do grupo de arruda ao Buriti.

Para realizar a pesquisa, o instituto ouviu 1.540 eleitores do Distrito Federal durante de 6 a 11 de julho de 2018. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é DF-00150/2018. Eis a íntegra da pesquisa.

O instituto pesquisou 2 cenários diferentes. O 1º cenário testou os nomes do ex-deputado distrital Alírio Neto (PTB) e do deputado distrital Joe Valle (PDT). No entanto, os 2 já anunciaram que disputarão outros cargos neste pleito.

POTENCIAL ELEITORAL

O instituto também questionou os eleitores sobre o potencial de voto dos pré-candidatos. Rodrigo Rollemberg registra a maior rejeição, cerca de 70% do eleitorado não votaria de jeito nenhum no atual governador.

O pré-candidato que melhor se posicionou neste quadro foi Jofran Frejat. Ele registra a menor rejeição (43,1%) entre os pré-candidatos e a maior porcentagem de pessoas quem votaria com certeza (14,8%). Veja abaixo:

 

FONTE: PODER 360

- Publicidade-

Últimas Notícias

O FARO CERTEIRO | Policiamento Inteligente

Sexta-feira (8), os policiais militares do 5º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), durante Operação de combate ao...

Janeiro Branco e a importância de debater a saúde mental – Agência Brasília

Janeiro é o mês dedicado à saúde mental e, para promover discussões acerca do tema, foi criada a campanha Janeiro Branco. A data foi...

Prefeito Aderson Gouvea recebe 01 veículo Gol zero Km do Dep. Est. Cairo Salim. | Prefeitura Municipal de Goiás

Na tarde de hoje, 08/01, o Prefeito Aderson Gouvea, recebeu o Dep. Est. Cairo Salim, que veio fazer a entrega de 01 veículo...

Indicação 3529/2020 | Deputado Iolando

Foto: Gabriel Jabur/GDF Sugere ao Poder Executivo a incorporação do Hospital Regional de Brazlândia pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Núcleo Bandeirante ganha Escola de Educação Esportiva para a comunidade – Deputado Hermeto

Núcleo Bandeirante ganha Escola de Educação Esportiva para a comunidadePublicado por Vanessa Araújo Santos em 8 de janeiro de 20218 de janeiro de 2021...
- Publicidade-

Notícias Relacionadas

- Publicidade-