Ônibus da Mulher segue atendendo por mais cidades – Agência Brasília

Mais Lidas

Autocuidado para psicólogos: 8 opções interessantes

Os psicólogos também são seres humanos e não abandonam essa condição em sua prática profissional. Neste sentido, cuidar da...

VEÍCULO ROUBADO É APREENDIDO POR POLICIAIS DO 19º BPM • PM/MA | Policiamento Inteligente

Na tarde de quarta-feira, 18, policiais militares do 19º Batalhão de Polícia Militar apreenderam uma moto roubada...

imagem22-10-2020-08-10-54
imagem22-10-2020-08-10-54
Nesta quinta (21), o Ônibus da Mulher esteve em Taguatinga, na Praça do Relógio | Foto: Paulo H. Carvalho

Teve início a segunda etapa da campanha Outubro Rosa, ação do GDF na prevenção e no combate ao câncer de mama. Mais de 750 mulheres foram atendidas na primeira fase da iniciativa, que agora se estende até o dia 30 para regiões administrativas que ainda não haviam sido contempladas. Nesta quinta (21), o Ônibus da Mulher, unidade móvel itinerante da Secretaria da Mulher, esteve em Taguatinga, na Praça do Relógio.

A ação, realizada pela Secretaria da Mulher (SMDF) em parceria com as administrações regionais, Secretaria de Saúde e Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), leva orientação e prevenção ao câncer de mama para as mulheres do DF, além de auxiliar na marcação de exames de mamografia. A fila para este procedimento na rede pública de saúde, inclusive, encontra-se zerada.

“Intensificamos as ações no Outubro Rosa, mas não vamos parar quando a campanha acabar. Continuaremos mantendo a rotina dos nossos serviços nas nossas unidades”, garantiu o presidente do Iges-DF, Paulo Ricardo Silva.

imagem22-10-2020-08-10-19
imagem22-10-2020-08-10-19
Maria Luiza procurou o ônibus para fazer um acompanhamento depois de retirar um nódulo | Foto: Paulo H. Carvalho

Maria Luiza de Santana sabe bem a importância do autoexame para identificar e prevenir o câncer de mama. No ano passado, a técnica de enfermagem de 34 anos encontrou um nódulo em um dos seios, e agora procurou o Ônibus da Mulher para fazer um acompanhamento com a equipe de saúde do local. “Prevenir é o melhor caminho, porque depois pode não ter mais o que fazer. Essa iniciativa beneficia muito, porque facilita o caminho e estimula as mulheres a se conhecerem, orientando corretamente”, elogia.

imagem22-10-2020-08-10-20
imagem22-10-2020-08-10-20
Orlene Maria de Amorim: dúvidas após um autoexame | Foto: Paulo H. Carvalho

Funcionária da Administração Regional de Taguatinga, a copeira Orlene Maria de Amorim, de 52 anos, também aproveitou a chegada da unidade móvel da Secretaria da Mulher para receber as orientações corretas sobre sua situação. “Durante um autoexame, senti uns caroços e fiz uma mamografia, mas não eram cancerígenos. Hoje quero conversar com o pessoal aqui porque senti também no outro seio, para saber se são nódulos de gordura”, relata.

A aproximação do poder público com a população, aliada na prevenção do câncer de mama, são algumas das forças motrizes do projeto, como explica a secretária da Mulher, Ericka Filippelli: “Estamos falando de um tipo de câncer que tem uma chance de cura altíssima, mais de 95%, quando diagnosticado de forma precoce. Além disso, é uma oportunidade de trazer essa unidade móvel e os nossos servidores para também acolher e orientar as mulheres de forma geral, identificar situações de violência”.

O administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, elogiou a iniciativa do Ônibus da Mulher aliada à campanha Outubro Rosa. “Quero parabenizar a secretária Ericka, pela sensibilidade de levar saúde a todas as regiões do DF. Um grande número de mulheres precisa de atendimento médico e essa ação ajuda muito nesse sentido, inclusive com um encaminhamento para a rede pública de saúde. As mulheres do DF, as mulheres de Taguatinga, merecem esse atendimento”, afirma.

Leia também

imagem22-10-2020-08-10-22
imagem22-10-2020-08-10-22

Ponte Alta do Gama recebe testagem itinerante e Ônibus da Mulher

imagem22-10-2020-08-10-23
imagem22-10-2020-08-10-23

Ônibus da Mulher reforça o Outubro Rosa em Ceilândia e Samambaia

Serviços em conjunto

Além da orientação sobre o autoexame mamário e o possível encaminhamento para a rede pública de saúde, também são ofertados às mulheres no consultório itinerante acolhimento e orientação sobre o direitos da mulher feitos pela equipe da Secretaria da Mulher do Distrito Federal, inclusive oferecendo informações de onde e como procurar ajuda no caso de violência doméstica.

Até o dia 30, o Ônibus da Mulher passará por Planaltina, Sol Nascente/Pôr do Sol, Itapoã, Brazlândia, Estrutural, Fercal, Riacho Fundo, entre outras regiões administrativas, das 8h às 17h. Confira abaixo a lista completa:

22/10 – Quinta – Itapoã (Quadra 61 / Quadra de Esportes)23/10 – Sexta – Brazlândia (estacionamento do Hospital Regional de Brazlândia)24/10 – Sábado – Estrutural (em frente à administração)25/10 – Domingo – Areal (Parque do Areal)26/10 – Segunda – Planaltina / Área Rural do Pipiripal (em frente à Unidade Básica de Saúde)27/10 – Terça – Fercal (em frente à administração)28/10 – Quarta – Sol Nascente  (em frente à Unidade Básica de Saúde)29/10 – Quinta – Água Quente (Gerência Regional de Água Quente – Qd. 01 Lote 02 Residencial Salomão Elias – Setor Habitacional Água Quente)31/10 – Sábado – Riacho Fundo (em frente à Administração)

Fonte: agenciabrasilia.df.gov.br/2020/10/21/onibus-da-mulher-segue-atendendo-por-mais-cidades

- Publicidade-

Últimas Notícias

Autocuidado para psicólogos: 8 opções interessantes

Os psicólogos também são seres humanos e não abandonam essa condição em sua prática profissional. Neste sentido, cuidar da nossa saúde soma à nossa...

VEÍCULO ROUBADO É APREENDIDO POR POLICIAIS DO 19º BPM • PM/MA | Policiamento Inteligente

Na tarde de quarta-feira, 18, policiais militares do 19º Batalhão de Polícia Militar apreenderam uma moto roubada na cidade de Esperantinópolis, bairro...

Presos terão que pagar por danos que causarem em prisões do DF – Rafael Prudente

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou em sessão remota nesta quarta-feira (18), em primeiro turno, o projeto de Lei 1.955/2018, de autoria do...

Candangolândia: avança operação tapa-buraco e limpeza de bueiros – Agência Brasília

Candangolândia GDF Presente Jardins Mangueiral Fonte: agenciabrasilia.df.gov.br/2020/11/18/candangolandia-avanca-operacao-tapa-buracos-e-limpeza-de-bueiros
- Publicidade-

Notícias Relacionadas

- Publicidade-