Mudas de ipês plantadas em antigo lixão de Taguatinga | Fatos verdades

Mais Lidas

CODHAB publica Edital de Notificação de Regularização da Vargem Bonita – Deputado Hermeto

CODHAB publica Edital de Notificação de Regularização da Vargem BonitaPublicado por Larissa do Vale em 27 de outubro de...

Será que eu sou neurótico? – A Mente é Maravilhosa

A palavra neurótico se tornou muito popular e perdeu parte do seu significado original no processo. Embora tenha sido...

Mudas de ipês plantadas em antigo lixão de Taguatinga

imagem02-11-2019-13-11-27
imagem02-11-2019-13-11-27

Artigos relacionados

Réveillon
Réveillon
Réveillon

Destinos nacionais para curtir o Réveillon

4 horas atrás

Criança Feliz
Criança Feliz
Criança Feliz

Criança Feliz já atendeu mais de 800 mil crianças e grávidas

4 horas atrás

Durante a ação foi lançado o projeto “Lixo nosso de cada dia”, com direito a teatro do SLU e dinâmicas sobre a coleta seletiva

Cerca de 130 mudas de ipês foram plantadas na manhã deste sábado (26/10) no antigo lixão clandestino de Taguatinga. Em setembro, uma equipe do GDF Presente desativou o maior depósito irregular, localizado na QNM 38, às margens da BR 070. Durante a ação foi lançado o projeto “Lixo nosso de cada dia”, que ressalta a importância de manter a cidade limpa e o descarte correto do lixo na capital, e uma quadra de areia foi inaugurada.

Joaquim dos Santos, 69 anos, mora no local há 43 anos e, desde então, toda vez que olhava para a área via muito lixo e entulho. “Muitos caminhões particulares jogavam lixo e pegavam o barro do espaço. Acredito que agora que cercaram, colocaram uma quadra de areia e plantaram os ipês, as pessoas terão mais consciência antes de jogar lixo”, comenta o policial militar aposentado.

Morando há 23 anos perto do antigo lixão de Taguatinga, Eduardo Dias, 38, lembra que há muito tempo a comunidade local vivia no descaso por conta dos entulhos. “Às vezes o cheiro era insuportável. O pior é que a culpa não era só de carroceiros, por exemplo, mas da própria população que jogava o lixo doméstico aqui. Espero que todos vejam que algo de concreto foi feito e ajude o governo a cuidar desse local, que é nosso”, disse.

A quadra de areia que foi construída no antigo depósito irregular era um pedido antigo da população. Júlia Ribeiro, 11 anos, estreou o espaço com os colegas da Escola Classe 45 de Taguatinga jogando vôlei. “Agora virou um lugar de lazer para a gente frequentar com a nossa família e amigos. Antes não tínhamos esse tipo de espaço e tínhamos que ir para outras cidades”, comemora.

O administrador regional de Taguatinga, Geraldo César de Araújo, destacou a atuação do governo para melhorar a qualidade de vida da população local. “Extinguimos os lixões que permaneciam por vários anos e isso afetava a saúde da comunidade. Tiramos cerca de 60 caminhões de entulho, tampamos um buraco enorme. Tudo isso graças a uma relação do GDF com a comunidade”, ressalta.

Ainda de acordo com o administrador, as fiscalizações serão cada vez mais intensas. “Estamos fazendo a conscientização dos moradores sobre o descarte correto de lixo diariamente para que essas áreas permaneçam limpas”, pontua.

Em parceria com a comunidade local, escolas e órgãos do GDF, o evento contou com apresentação de teatro do grupo do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e dinâmica sobre coleta seletiva para conscientizar os moradores da região sobre a importância do descarte adequado do lixo.

Limpeza

Desde o início da gestão, oito lixões clandestinos foram limpos em Taguatinga, mas a equipe do governo presenciou novos acúmulos de dejeto ao retornar a alguns desses locais em setembro. Ao todo, nove desses locais foram desativados na região Norte e Sul da cidade (confira a lista abaixo).

A equipe do GDF Presente trabalhou no local para recolher todo o entulho, nivelar a área e, em seguida, isolá-la com pneus. Calçadas também foram reformadas e uma área está em preparação para a prática de esportes. O resultado será a entrega de um ambiente digno para a população e, ao mesmo tempo, uma forma de inibir de vez o descarte inadequado de rejeitos.

Confira os números sobre lixões desativados:

• 3 lixões desativados no setor de oficina Norte e QNH • 1 lixão desativado na QNM 36/38 • 1 lixão desativado na QNM 34 próximo ao depósito campeão da construção. • 1 lixão desativado na QNL 13/15 • 1 lixão desativado no setor de oficinas Sul Taguatinga Sul • 1 lixão desativado na QNM 38 divisa com a Ceilândia.

Saiba como descartar o seu lixo da maneira correta

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informa que os pontos de descarte irregular da M Norte e da BR 070 estão inclusos no cronograma de limpeza da região, que acontece a cada 15 dias. A população pode colaborar para diminuir a prática contratando empresas transportadoras de entulho cadastradas no Sistema de Gestão de Resíduos, no site do SLU.

Essas empresas emitem, a cada solicitação de serviço, o Controle de Transporte de Resíduos (CTR). Dessa forma o SLU e o DF Legal acompanham a origem da demanda, o tempo que a equipe mobilizada fica no local, além da garantia de que o entulho será descartado somente na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) – única área pública, aliás, autorizada para esse tipo de descarte.

Para pequenas obras, que dispensam a contratação de uma caçamba, o cidadão poderá descartar em pontos do Papa Entulho gratuitamente. Na QNG 47, próximo à M Norte e à BR 070, há um desses equipamentos. Ele recebe até um metro cúbico de entulho por pessoa, diariamente – os descartes incluem restos de árvores podadas, galhadas, móveis velhos, material reciclável e até óleo de cozinha usado.

Além do Papa Entulho de Taguatinga, a população do DF conta com outros nove equipamentos instalados em Planaltina, Guará, Asa Sul, Gama, Brazlândia (dois) e Ceilândia (três). Para saber o endereço do Papa Entulho mais próximo a você, basta acessar o site do SLU na aba “Serviços”.

imagem02-11-2019-13-11-29
imagem02-11-2019-13-11-29

Fonte: fatosverdades.com.br/noticias/distrito-federal/mudas-de-ipes-plantadas-em-antigo-lixao-de-taguatinga

- Publicidade-

Últimas Notícias

CODHAB publica Edital de Notificação de Regularização da Vargem Bonita – Deputado Hermeto

CODHAB publica Edital de Notificação de Regularização da Vargem BonitaPublicado por Larissa do Vale em 27 de outubro de 202027 de outubro de 2020...

Será que eu sou neurótico? – A Mente é Maravilhosa

A palavra neurótico se tornou muito popular e perdeu parte do seu significado original no processo. Embora tenha sido usada na psiquiatria e na...

Homem é preso por tráfico de drogas em Pastos Bons – MA • PM/MA | Policiamento Inteligente

Na noite de domingo (25), Policiais Militares do 35º Batalhão de Polícia Militar prenderam um homem suspeito de tráfico de drogas em...

Hospitais terão que fazer teste de mapeamento genético às mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama. – Rafael Prudente

A oferta de realização do teste de mapeamento genético às mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama, será obrigatória em todos os...
- Publicidade-

Notícias Relacionadas

- Publicidade-