Importação de azeite de oliva cresce 14% no Brasil
Artigos relacionados
Hospital da Criança amplia frota de carrinhos elétricos
51 minutos atrás
Dia das Crianças: orientações para fugir das dívidas
1 hora atrás
De acordo com o Conselho Oleícola Internacional, a importação de azeitona também está em alta no país. Entre setembro de 2018 e maio de 2019, entraram no país 89,1 mil toneladas do produto
Um dos principais importadores de azeite de oliva do mundo, o Brasil registrou um aumento nas importações no período entre outubro de 2018 e maio de 2019, estimativa mais recente divulgada pelo Conselho Oleícola Internacional (COI). O país importou 61,9 mil toneladas de azeite no período, 14% a mais que na temporada anterior.
Nesse período, apenas Japão (23%) e China (15%) registraram maior crescimento percentual em relação ao período análogo de 2017/2018. Presidente da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira (Oliva), principal entidade ligada ao azeite no Brasil, Rita Bassi acredita que o aumento de consumo é um reflexo da conscientização da população sobre os benefícios do azeite à saúde.
“Além de seu sabor, o azeite é um importante aliado no combate a doenças, colesterol e na perda de peso. Um de nossos objetivos enquanto associação é disseminar informações sobre esses benefícios, e isso têm impactado no consumo. Hoje, boa parte dos brasileiros sabem que azeite e saúde caminham lado a lado”, diz a presidente.
Ainda de acordo com o COI, a importação de azeitona também está em alta no Brasil. Entre setembro de 2018 e maio de 2019, entraram no país 89,1 mil toneladas de azeitona, um aumento de 11%.
Sobre a OLIVA
Para esclarecer dúvidas e melhor orientar o mercado e os consumidores a respeito da cultura deste produto, surgiu em 2001, a Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira – OLIVA. Sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, congregamos produtores, importadores, distribuidores, comerciantes e entidades interessadas no desenvolvimento neste nicho no Brasil.
A Associação OLIVA segue padrões e diretrizes de excelência e qualidade ao ser filiada ao Conselho Oleícola Internacional – COI, além de aplicar essas orientações no Programa de Controle da Pureza dos Azeites. Através de atividades e palestras destinadas a ampliação e divulgação do conhecimento da cultura do azeite, bem como o monitoramento dos produtos comercializados no país, visamos a preservação e a autenticidade deste alimento tão rico.
Conteúdo Bloqueado
Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!
Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade
Fonte: fatosverdades.com.br/noticias/distrito-federal/importacao-de-azeite-de-oliva-cresce-14-no-brasil