DF ganha clínica da mulher com capacidade para 3,7 mil atendimentos por mês – Rafael Prudente

Mais Lidas

Deputado Iolando pede à SEDUH ampliação da área urbana e revisão do PDOT em Brazlândia | Deputado Iolando

Vista Aéria da Cidade de Brazlândia – Foto Iderlon Calasancio / Fonte: K7 Brasil Deputado Iolando...

Líderes de Embaixadas GV aproveitaram o Power House para se reunir em São Paulo – Blog Geração de Valor

“Realizamos vários eventos dentro de um grande evento”, afirma Rodrigo Nunes. Mais...

Frases de gaslighting que nos levam a questionar a realidade

As frases de gaslighting que fazem você questionar a sua realidade não estão nos manuais sobre relacionamento familiar ou...

O centro vai cuidar de diferentes perfis, como o daquelas que tratam ou têm suspeita de câncer ginecológico ou sofrem situação de violência

O serviço de assistência integral à saúde da mulher acaba de ganhar um grande reforço no Distrito Federal. Foi inaugurado, nesta segunda-feira (23) o primeiro Centro Especializado de Saúde da Mulher (Cesmu). Localizada na 514 Sul, a clínica da mulher vai ofertar 3,7 mil atendimentos por mês, sendo 2,8 mil consultas médicas e 900 consultas com equipe multidisciplinar.

Essas quase quatro mil consultas por mês são direcionadas a mulheres com suspeita de câncer ginecológico, que já tenham sido tratadas para outros tipos de neoplasias malignas, bem como mulheres em situação de violência que apresentem comorbidades clínicas como: obesidade, diabetes, lesões cutâneas decorrentes de tratamento de câncer, hiper/hipotireoidismo, entre outras. O encaminhamento será feito pelas unidades básicas de saúde (UBSs) que entenderem como adequado o suporte do Cesmu a essas pacientes.

Para que este atendimento seja de excelência, o Cesmu conta com uma equipe multiprofissional formada pelas especialidades de ginecologia, enfermagem, endocrinologia, dermatologia, psicologia, serviço social, nutrição, mastologia com treinamento em biópsia mamária, homeopatia e acupuntura. Ou seja, um espaço completo de atenção às mulheres.

“Faltava um centro de atendimento à mulher que desse essa qualidade no atendimento e os encaminhamentos corretos para que a gente possa ter a cura não só do câncer, mas de outras doenças que afligem as mulheres do DF“, destacou o governador Ibaneis Rocha durante a inauguração do espaço.

Em seu discurso, o chefe do Executivo local fez questão de agradecer o empenho de todos os servidores da Saúde durante a pandemia e lembrou que a atual gestão tem feito um grande esforço para ampliar o atendimento na área de oncologia. Citou a inauguração do Cesmu, a abertura de um moderno Centro de Radioterapia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e o Hospital Oncológico de Brasília, que terá investimento de R$ 119 milhões, e está em fase de licitação.

A Clínica da Mulher é mais uma ação integrada de governo e envolveu as secretarias de Mulher, Saúde, Economia e Governo e a Companhia de Urbanização da Nova Capital (Novacap), responsável pelo fornecimento da mão de obra.

Para a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, o GDF tem feito bastante ao “entregar obras e um espaço importante como esse, relacionado à saúde da mulher, que não diz respeito a pandemia, mas ao atendimento integrado”. Ainda de acordo com a secretária, “a mulher neste governo é importante”.

Também presente à cerimônia, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, lembrou que o centro era um sonho da atual gestão. “Sempre vislumbramos fazer esse espaço de atendimento à mulher, um centro especializado que possibilidade um atendimento diferenciado”, disse.

“O governo está realmente fazendo algo efetivo para as mulheres e o combate ao câncer”, declarou o deputado distrital Jorge Vianna, conhecido como defensor da área da saúde. “Sou um dos mais críticos na Câmara Legislativa, mas quando é para elogiar eu elogio”.

O Cesmu passou por reforma e adequações, como a construção de banheiros anexados a consultórios para consulta em ginecologia; instalação de bancadas e armários e instalação de isolamento acústico, entre outros. Serão 15 consultórios, uma sala para a realização de exames para o apoio diagnóstico, uma sala de vacinas e uma para a triagem dos pacientes. O investimento foi de R$ 50 mil.

Covid-19

Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), o Cesmu ainda abriga alguns ambulatórios especializados que foram deslocados do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), hospital de referência para a doença. Portanto, a nova unidade de saúde será inaugurada e entrará em funcionamento ainda com parte da capacidade instalada.

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/

Fonte: www.rafaelprudente.com.br/df-ganha-clinica-da-mulher-com-capacidade-para-37-mil-atendimentos-por-mes/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=df-ganha-clinica-da-mulher-com-capacidade-para-37-mil-atendimentos-por-mes

- Publicidade-

Últimas Notícias

Deputado Iolando pede à SEDUH ampliação da área urbana e revisão do PDOT em Brazlândia | Deputado Iolando

Vista Aéria da Cidade de Brazlândia – Foto Iderlon Calasancio / Fonte: K7 Brasil Deputado Iolando...

Líderes de Embaixadas GV aproveitaram o Power House para se reunir em São Paulo – Blog Geração de Valor

“Realizamos vários eventos dentro de um grande evento”, afirma Rodrigo Nunes. Mais de 130 pessoas, a maioria...

Frases de gaslighting que nos levam a questionar a realidade

As frases de gaslighting que fazem você questionar a sua realidade não estão nos manuais sobre relacionamento familiar ou amoroso. Ninguém nos avisou que...

PMDF prende três homens por tráfico de drogas no Setor Comercial Sul | Policiamento Inteligente

 A Polícia Militar prendeu três homens por tráfico de drogas, neste sábado (3), na quadra 5, no Setor Comercial Sul.Os policiais militares do Gtop...

AGORA É LEI – Cinco mil igrejas instaladas em áreas públicas terão mais prazo e facilidades para regularização – Rafael Prudente

O Diário Oficial do Distrito Federal publicou nesta quarta-feira (31), a Lei Complementar 985, de 30 de março de 2021, de iniciativa do Deputado...
- Publicidade-

Notícias Relacionadas

- Publicidade-