As pessoas são feitas de coragem e esperança – A Mente é Maravilhosa

Mais Lidas

Cobertura universal de saúde: um direito urgente e decisivo

Em muitos países, a cobertura universal de saúde continua sendo algo isolado...

PMDF detém casal por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de substância entorpecente | Policiamento Inteligente

Os policiais militares do 11º BPM (Rotam Alfa 04) em Samambaia, detêm casal suspeito de envolvimento com o tráfico...

Beneficiários do Parque dos Ipês (Crixá III): reunião no próximo sábado – Agência Brasília

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) convoca os beneficiários do Crixá III a participarem  da constituição...

Cientistas dizem que 99% do corpo humano é constituído por quatro elementos químicos: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Além disso, eles também destacam que 73% dos átomos no corpo humano vêm da explosão de estrelas massivas. No entanto, eles se esquecem de dois componentes, porque se há algo que a vida nos ensina, é que as pessoas são feitas de coragem e esperança.

Somos seres extraordinários. Criaturas que, como Stephen Hawking disse bem, habitam um planeta pequeno em uma estrela comum. Ainda assim, podemos entender o universo e escrever nossas próprias histórias com grandes doses de coragem e engenhosidade, embora às vezes nos esqueçamos e negligenciemos nossas forças psicológicas, perdendo o brilho original que as estrelas deixaram em nosso DNA.

No entanto, isso é normal e até permitido, porque ninguém pode ser um herói todos os dias. Portanto, é impossível ser forte em todas as circunstâncias. Temos todo o direito de falhar, de nos encolhermos e nos refugiarmos nos abismos de nossas perdas por um tempo; há experiências que requerem um período de hibernação.

Afinal, os melhores heróis não são os que usam armaduras brilhantes ou capas de cores chamativas. Os verdadeiros heróis são de carne e osso, feitos de cicatrizes, histórias tristes e pele calejada de milhares de experiências. Somos seres teimosos que raramente param de alimentar a esperança. E isso nos torna únicos.

Homem observando o pôr do sol
Homem observando o pôr do sol

As pessoas são feitas de coragem e esperança

Não deixe que esta mensagem caia no esquecimento: as pessoas são feitas de coragem e esperança. Pedaços de coragem entremeados por cantos que contêm ilusões e sonhos.

Muitas vezes, protestamos porque o mundo nem sempre está em conformidade com nossos desejos e expectativas. Somos persistentes quando se trata de trabalhar em direção aos nossos objetivos, e até esquecidos às vezes, sobretudo quando nos descuidamos entre tantas pressões, tarefas e obrigações.

Segundo Howard Gardner, psicólogo e professor da Universidade de Harvard, uma das nossas maiores falhas é a nossa dificuldade de lidar com as mudanças. Esses são os momentos em que mais nos subestimamos.

Somos seres inteligentes, mas achamos difícil renunciar a certas circunstâncias, em especial à nossa estabilidade, às rotinas em que certas atividades, ocupações e pessoas preenchem nossos dias.

Esquecemos, talvez, que todo ciclo de vida não passa de um processo constante de transformação. Há perdas e ganhos, assim como portas que se fecham e janelas que se abrem.

Uma mudança desperta medo, e falamos repetidamente para nós mesmos que não estamos prontos para algo assim. No entanto, como apontou Kakuzo Okakura, um filósofo japonês do século 19, a arte da vida nada mais é do que um constante reajuste para um ambiente em mudança.

Coragem em face de mudanças assustadoras

Há dois anos, a Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, conduziu um interessante estudo para entender melhor o que era coragem. Os responsáveis ​​por este trabalho, Dr. Mark Howell e Elaine Coshgell, analisaram um grande grupo de pessoas que enfrentaram situações complexas, mudanças traumáticas ao longo de seu ciclo de vida.

Assim, eles foram capazes de definir que a personalidade dotada desse tipo de coragem tem os seguintes recursos:

  • Pessoas corajosas aprendem a ser decisivas e proativas.
  • Elas têm objetivos vitais e lembram-se deles diariamente.
  • Não ficam presas quando têm um problema. Elas procuram estratégias para resolvê-lo.
  • São homens e mulheres apaixonados.
  • Sabem como pedir ajuda e comunicar seus medos e preocupações com outras pessoas para encontrar apoio. Além disso, têm a mente aberta e respeitam outros pontos de vista.

Como você pode ver, a coragem é uma qualidade interna. Está relacionada à resiliência e é, afinal, uma resposta do cérebro para promover a sobrevivência.

Coragem diante de mudanças assustadoras 
Coragem diante de mudanças assustadoras 

A coragem e a esperança são mecanismos que devemos ativar em dias de tempestade

Algo que pode nos inspirar é descobrir que a coragem é um mecanismo interno que todos nós temos. As pessoas são tão boas quanto sua coragem e esperança porque avançam graças a essas abordagens e engrenagens. Com essas forças psicológicas, garantimos nossa sobrevivência, a superação de obstáculos, nossos rostos erguidos, nossa mente ativada, e coração e vontade para não temer mudanças.

Não é fácil, mas é verdade. E como falamos no início deste artigo, talvez nem sempre tenhamos a energia necessária para superar nossos medos. No entanto, nosso cérebro é dotado de habilidades fascinantes que nos guiam neste tão necessário exercício para superar determinadas coisas.

A inteligência e a criatividade nos ajudam a solucionar problemas da maneira mais original. A persistência é um motor que não tem espaço para a rendição.

As emoções não são fáceis de ser esquecidas. Como bem destaca Antonio Damasio, elas buscam favorecer nossa homeostase para nos permitir agir, sobreviver, nos adaptar e reagir. Nós somos feitos de coragem, esperança e sonhos. Não nos esqueçamos disso. Somos seres que têm no DNA a matéria daquelas estrelas que nos deram vida. Assim, fomos feitos para brilhar nos dias mais sombrios.

Pessoas corajosas veem esperança onde os demais veem escuridão
Pessoas corajosas veem esperança onde os demais veem escuridão
Pessoas corajosas veem esperança onde os demais veem escuridão As pessoas corajosas alcançam realizações importantes porque continuam tentando mesmo quando os demais acreditam que já não há mais esperança. Leia mais »

Fonte: amenteemaravilhosa.com.br/pessoas-coragem-e-esperanca

- Publicidade-

Últimas Notícias

Cobertura universal de saúde: um direito urgente e decisivo

Em muitos países, a cobertura universal de saúde continua sendo algo isolado...

PMDF detém casal por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de substância entorpecente | Policiamento Inteligente

Os policiais militares do 11º BPM (Rotam Alfa 04) em Samambaia, detêm casal suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas e porte ilegal...

Beneficiários do Parque dos Ipês (Crixá III): reunião no próximo sábado – Agência Brasília

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) convoca os beneficiários do Crixá III a participarem  da constituição de condomínio e constituição da...

A psicologia do crime: tudo que você precisa saber

Por que os fenômenos criminosos ocorrem? Como explicar o comportamento antissocial? Durante anos, a psicologia social buscou...

Leonardo Villar, ator de Pagador de Promessas, morre aos 96 anos | Policiamento Inteligente

O ator Leonardo Villar morreu hoje (3), em São Paulo, aos 96 anos, vítima de uma parada cardíaca. Nascido em Piracicaba, em 25 de julho de 1924, Villar...
- Publicidade-

Notícias Relacionadas

- Publicidade-