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Alan Watts – Não vivemos em uma sociedade materialista, é muito pior: vivemos na sociedade das aparências
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Adaptado de Rincón de la Psicología

A ascensão do consumismo nos fez pensar que vivemos em uma sociedade materialista. Quando nossa felicidade depende do que possuímos e do que somos capazes de comprar, é difícil não pensar que o materialismo tenha se apropriado de nossa cultura. No entanto, o filósofo Alan Watts pensou que a realidade é ainda pior: ele estava convencido de que nossa sociedade não é materialista, mas idolatra as aparências. E a diferença é substancial.

Na sociedade das aparências, a essência se perde

“Não é correto, muito menos, dizer que a civilização moderna é materialista, se entendermos como materialista a pessoa que ama a matéria. O cérebro moderno não ama matéria, mas as medidas, não os sólidos, mas as superfícies. Beba pela porcentagem de álcool e não pelo ‘corpo’ e pelo sabor do líquido. Construa para oferecer uma fachada impressionante, em vez de fornecer um espaço para viver ” , escreveu Watts.

E essa obsessão pela aparência se traduz praticamente em todas as esferas da vida cotidiana. “Compramos produtos projetados para apresentar uma fachada em detrimento de seu conteúdo: frutas enormes e sem gosto, pão que é pouco mais que uma espuma leve, vinho adulterado com produtos químicos e vegetais cujo sabor é devido às misturas secas dos tubos de ensaio que eles os dotam de uma celulose muito mais impressionante ”, acrescentou.

Na sociedade das aparências, a essência pouco importa. Quando se rende culto ao exterior adorar, se sacrifica de bom grado os benefícios em favor da aparência, uma aparência que deve transmitir uma mensagem clara e cujo único objetivo é se tornar um símbolo de status através do qual comunicamos nosso suposto valor a outros.

Quando escolhemos com base nas aparências e medidas, perdemos de vista as necessidades que os objetos devem atender. Acabamos comprando sofás bonitos e caros, mas tão desconfortáveis que dificilmente podem ser usados. Compramos o smartphone de acordo com sua marca, para poder exibir, em vez de analisar suas características técnicas. Ou escolhemos casas com salas enormes e cozinhas minúsculas, mais projetadas para impressionar os visitantes do que para viver confortavelmente. Obviamente, essa cadeia de escolhas “ruins” nos passará uma conta, uma conta que pagaremos com frustração, insatisfação e infelicidade.

A escolha pelas aparências nos condena a um estado de permanente frustração

A escolha das aparências nos condena a um estado de permanente frustração O problema é que aqueles que sucumbem à aparência e às medidas estão “absolutamente frustrados, porque tentar agradar o cérebro é como tentar beber através dos ouvidos. Assim, são cada vez mais incapazes de um prazer autêntico, insensível às alegrias mais agudas e sutis da vida, que são, de fato, simples e extremamente comuns.

“O caráter vago, nebuloso e insaciável do desejo cerebral torna sua realização prática especialmente difícil, que se torna material e real. Em geral, o homem civilizado não sabe o que quer. […] Não procura satisfazer necessidades autênticas, porque não são coisas reais, mas os produtos secundários, os eflúvios e a atmosfera de coisas reais, sombras que carecem de existência separada de alguma substância ”, afirmou Watts.

O “desejo do cérebro” seria nossa obsessão por medidas e números, marcas e logotipos, coisas que podemos vangloriar na frente de amigos e que devem nos dar intensa estimulação sensorial, longe do prazer calmo e pleno que leva à verdadeira felicidade.

Obviamente, quando a aparência é priorizada, grande parte da satisfação e do prazer que as coisas podem trazer se perde. Quando o objetivo é exibir ou impressionar, em vez de experimentar, perdemos o prazer ao longo do caminho, porque estamos mais focados um no outro do que em nós mesmos.

Isso nos condena a um ciclo. “A economia cerebral é um círculo vicioso fantástico que deve proporcionar uma excitação constante das terminações do ouvido, da visão e dos nervos, com fluxos incessantes de ruído e distrações visuais das quais é impossível se libertar […] Tudo é fabricado de forma semelhante para atrair sem procurar satisfação, para substituir toda gratificação parcial por um novo desejo ”, segundo Watts. Porque, na realidade, não são nossos desejos ou necessidades que satisfazemos cada vez que compramos algo, mas os desejos e necessidades que a sociedade nos impôs.

A rota de fuga, segundo Watts, não consiste em abraçar extrema frugalidade e renegar-se às coisas materiais, no estilo dos cínicos, mas em encontrar o prazer mais simples e pleno que as coisas podem nos proporcionar. Consiste em ter menos, mas desfrutá-lo mais, que é escolher as coisas com as quais nos cercamos, realmente levando em conta nossos desejos, gostos e necessidades.

Não é uma mudança banal; na realidade, implica uma profunda transformação interior em que afirmamos nossa identidade e nos dissociamos da moda passageira e do desejo de impressionar, de desfrutar do que realmente gostamos, sem culpa, arrependimento ou pressão.

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