A biografia de Leonhard Euler, uma mente prodigiosa

Mais Lidas

Rafael Prudente destina recursos para a reforma de quadra poliesportiva no Jardim Roriz em Planaltina – Rafael Prudente

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDC) se empenha na reforma de quadra no Jardim Roriz, efeito...

Mercado de trabalho está em busca de professores – Agência Brasília

Construção de UPAs ajuda a gerar empregos no DF Taxa de desemprego tem redução...

AUDIÊNCIA PÚBLICA! Lei de Diretrizes Orçamentárias. | Prefeitura Municipal de Goiás

A Prefeitura de Goiás quer ouvir e falar com você! Vamos pensar Goiás (campo, distritos e cidade) em sintonia...

Talvez a memória coletiva não tenha honrado o suficiente a biografia de Leonhard Euler, uma das mentes mais prodigiosas de todos os tempos. Ele foi o matemático mais importante de todo o século 18, mas também pode ser considerado o mais notável de toda a história.

Leonhard Euler era um gênio em matemática, mas esta não era a sua única área de trabalho. Ele também se interessou por física, astronomia, filosofia e até mesmo literatura e línguas clássicas. Uma compilação de todas as obras de Euler é estimada em cerca de 80 volumes.

“Melhor do que o nosso julgamento, devemos confiar no cálculo algébrico”. – Leonhard Euler –

Embora universalmente conhecido principalmente pelo famoso “número de Euler”, a verdade é que as suas contribuições são inúmeras. As suas descobertas e pesquisas são tantas que deixaram de levar o seu sobrenome simplesmente por saturação. Não é à toa que um asteroide e uma cratera lunar têm o seu nome.

Leonhard Euler
Leonhard Euler

A biografia de Leonhard Euler, um gênio precoce

Leonhard Euler nasceu na Basileia (Suíça) em 15 de abril de 1707. A sua família era profundamente religiosa e isso o marcou por toda a vida. Ele era o mais velho dos filhos e tinha duas irmãs mais novas, Anna Maria e Maria Magdalena.

Ainda criança, foi enviado para morar com a avó para facilitar a sua formação. Desde muito jovem começou a gostar de matemática, ciência que aprendeu praticamente sozinho lendo livros sobre o assunto. Com apenas 13 anos, ele ingressou na Universidade da Basileia. Aos 16 anos, recebeu o título de Mestre em Filosofia.

A essa altura, já havia entrado em contato com Johann Bernoulli, amigo da família e o matemático mais famoso da Europa. Foi ele quem convenceu o pai de Leonhard Euler a permitir que trocasse os estudos de teologia, que já iniciara por ordem paterna, para a área da matemática.

A matemática na biografia de Leonhard Euler

Aos 19 anos, doutorou-se em matemática e publicou também o seu primeiro artigo científico (1726). Ele também sabia grego e hebraico. Em 1727 ele participou de um concurso organizado pela Academia Francesa de Ciências, que buscava a melhor posição para o mastro de um navio. Euler ficou em segundo lugar. Nos anos seguintes, ganhou o prêmio 12 vezes.

O seu grande objetivo era se tornar professor de física na Universidade da Basileia. O titular havia morrido e ele queria ficar no seu lugar. Para isso, escreveu um artigo sobre acústica, que mais tarde se tornou um clássico da física. No entanto, não lhe deram o cargo, talvez porque fosse muito jovem.

Bernoulli, o seu mentor e benfeitor, ajudou-o a obter uma cátedra em São Petersburgo, Rússia. Ele a ocupou em 1727 e, dois anos depois, foi eleito membro da Academia de Ciências da cidade. Também naquela época ele serviu como tenente médico da marinha russa.

A consagração do gênio

Em 1733 Leonhard Euler assumiu o cargo de professor titular em São Petersburgo. No ano seguinte casou-se com Katharina Gsell, com quem teve 13 filhos, dos quais apenas cinco sobreviveram. Euler dizia que várias de suas descobertas mais importantes aconteceram com um bebê nos braços ou com crianças brincando ao seu redor.

Em 1735 ele contraiu uma febre estranha que tirou a visão de um de seus olhos e ficou à beira da morte. No entanto, por meio de muitos esforços, continuou com seu trabalho prolífico. Em 1740 ele já tinha fama continental e Frederico o Grande o convidou para ingressar na Academia de Ciências de Berlim.

Lá, ele se tornou o professor da sobrinha do rei e escreveu a sua famosa obra “Cartas a uma princesa da Alemanha”. Este trabalho foi o mais lido de sua época na Europa e na América do Norte. Ele viveu lá por 25 anos, mas o seu relacionamento com o rei se deteriorou. Ele o chamava de “O Cíclope” e o achava muito vulgar para a sua corte.

Leonhard Euler
Leonhard Euler

Morte e legado

Em 1766 Leonhard Euler decidiu retornar a São Petersburgo. Logo depois, ficou completamente cego. Este gênio tinha uma memória absolutamente incrível. Diz-se que ele podia recitar a Eneida palavra por palavra. Essa habilidade extraordinária permitiu que ele continuasse o seu trabalho, apesar da sua cegueira.

Os seus filhos o ajudaram nessa obra titânica. Mais da metade do trabalho de Euler foi feito em condições de cegueira. A sua esposa morreu em 1773, após 40 anos de casamento. Euler se casou novamente três anos depois.

No dia 18 de setembro de 1883, Leonhard Euler sofreu um mal-estar muito forte. “Estou morrendo”, disse ele, antes de perder a consciência. Ele morreu às 23h de hemorragia cerebral. A sua figura aparece em notas e selos postais suíços. Sete ruas do mundo têm o nome dele.

Michael Faraday: biografia de um físico de grande importância
Michael Faraday: biografia de um físico de grande importância
Michael Faraday: biografia de um físico de grande importância Michael Faraday foi um gênio que mudou para sempre a história da física e da química. Sem suas contribuições, os motores elétricos não existiriam. Leia mais »

Fonte: amenteemaravilhosa.com.br/biografia-de-leonhard-euler

- Publicidade-

Últimas Notícias

Rafael Prudente destina recursos para a reforma de quadra poliesportiva no Jardim Roriz em Planaltina – Rafael Prudente

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDC) se empenha na reforma de quadra no Jardim Roriz, efeito...

Mercado de trabalho está em busca de professores – Agência Brasília

Construção de UPAs ajuda a gerar empregos no DF Taxa de desemprego tem redução na periferia A Secretaria do...

AUDIÊNCIA PÚBLICA! Lei de Diretrizes Orçamentárias. | Prefeitura Municipal de Goiás

A Prefeitura de Goiás quer ouvir e falar com você! Vamos pensar Goiás (campo, distritos e cidade) em sintonia com os instrumentos de planejamento...

Deputado Iolando pede à SEDUH ampliação da área urbana e revisão do PDOT em Brazlândia | Deputado Iolando

Vista Aéria da Cidade de Brazlândia – Foto Iderlon Calasancio / Fonte: K7 Brasil Deputado Iolando em reunião com o secretário...

Líderes de Embaixadas GV aproveitaram o Power House para se reunir em São Paulo – Blog Geração de Valor

“Realizamos vários eventos dentro de um grande evento”, afirma Rodrigo Nunes. Mais de 130 pessoas, a maioria...
- Publicidade-

Notícias Relacionadas

- Publicidade-