Monday, May 16, 2022
spot_img
HomeSAÚDEBenefícios do Nabo na alimentação

Benefícios do Nabo na alimentação


O nabo é um legume, também conhecido pelo nome científico Brassica rapa, que tem inúmeros benefícios para a saúde, já que é rico em vitaminas, minerais, fibras e água, podendo ser usado para cozinhar vários pratos diferentes ou mesmo para preparar remédios caseiros, já que também possui ótimas propriedades medicinais.

Alguns remédios caseiros preparados a partir do nabo podem ajudar no tratamento da bronquite, prisão de ventre, hemorroidas, obesidade, frieiras, infecções intestinais ou mesmo para aliviar a acidez no estômago.

Alguns dos benefícios que o nabo tem para a saúde são:

  • Regula o trânsito intestinal, devido à sua composição rica em fibras;
  • Contribui para uma pele saudável, já que contém vitamina C, que é anti-oxidante;
  • Ajuda a reduzir a pressão arterial, devido à presença de potássio;
  • Contribui para a saúde dos olhos, devido à vitamina C;
  • Hidrata o corpo, já que 94% da sua composição é água.

Além disso, como é um alimento que tem poucas calorias, é ótimo para ser incluído na dieta para emagrecer. Veja outros alimentos que ajudam a emagrecer.

Qual a composição do nabo

O nabo tem na sua composição vitaminas e minerais muito importantes para o bom funcionamento do organismo, como vitamina C, ácido fólico, potássio, cálcio e magnésio. Além disso, tem muita água na composição, o que é ótimo para hidratar o corpo e fibra, que ajuda a regular o trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre.

Componentes Quantidade por 100 g de nabo cru Quantidade por 100 g de nabo cozido
Energia 21 kcal 19 kcal
Proteínas 0,4 g 0,4 g
Gorduras  0,4 g 0,4 g
Carboidratos 3 g 2,3 g
Fibras 2 g 2,2 g
Vitamina A  23 mcg 23 mcg
Vitamina B1 50 mcg 40 mcg
Vitamina B2 20 mcg 20 mcg
Vitamina B3 2 mg 1,7 mg
Vitamina B6 80 mcg 60 mcg
Vitamina C 18 mg 12 mg
Ácido fólico 14 mcg 8 mcg
Potássio 240 mg 130 mg
Cálcio 12 mg 13 mg
Fósforo 7 mg 7 mg
Magnésio 10 mg 8 mg
Ferro 100 mcg 200 mcg

Como preparar

O nabo pode ser usado cozido, para preparar sopas, purés ou usado simples, para complementar um prato, cru e em cubinhos numa salada, por exemplo, ou assado no forno.

Além de ser usado para preparar uma grande variedade de pratos, o nabo também pode ser uma ótima opção para fazer remédios caseiros, de forma a usufruir dos seus benefícios medicinais:

1. Xarope para bronquite

Um xarope de nabo pode ser uma ótima opção para auxiliar no tratamento da bronquite. Para preparar este xarope, é necessário:

Ingredientes

  • Nabos cortados em rodelas;
  • Açúcar mascavo.

Modo de preparo

Cortar os nabos em rodela finas, colocar em um utensílio largo e cobrir com açúcar mascavo, deixando em repouso durante cerca de 10 horas. Devem-se tomar 3 colheres de sopa do xarope que se formou, 5 vezes ao dia.

2. Suco para hemorroidas

Os sintomas causados pelas hemorroidas podem ser aliviados com um suco de nabo, cenoura e espinafre. Para preparar, é necessário:

Ingredientes

  • 1 nabo;
  • 1 punhado de agrião-das-hortas,
  • 2 cenouras;
  • 1 punhado de espinafres.

Modo de preparo

Colocar os legumes num liquidificador e adicionar um pouco de água, para ser mais fácil de beber. Pode-se tomar o suco cerca de 3 vezes ao dia e repetir o tratamento os dias que forem necessários até à cura ou alívio dos sintomas. Saiba mais sobre o tratamento caseiro para as hemorroidas.



Source link

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

populares