Saturday, May 21, 2022
spot_img
HomeTECNOLOGIAHubble divulga linda imagem de rosa cósmica no Dia de São Valentim

Hubble divulga linda imagem de rosa cósmica no Dia de São Valentim


Embora aqui no Brasil o Dia dos Namorados seja comemorado em 12 de junho, na maioria dos países do mundo, esta data é celebrada em 14 de fevereiro, o Dia de São Valentim, também chamado de Dia do Amor. E a equipe do Telescópio Espacial Hubble fez sua parte nas comemorações, divulgando uma linda imagem registrada pelo observatório orbital: duas galáxias espirais disformes combinando-se para formar uma bela rosa cósmica.

A linda flor celestial foi captada pelo instrumento Wide Field Camera 3. Conhecida como Arp 273, a dupla está entre centenas de galáxias “peculiares” catalogadas pelo astrônomo Halton Arp na década de 1960. A atração gravitacional entre essas duas galáxias criou suas distorções físicas.

Leia mais:

Rosa cósmica captada pelo Hubble contém berçário de estrelas

Pela imagem, é possível notar que o braço mais externo da espiral maior parece ter sido puxado para um anel largo ao redor do par de galáxias — uma característica que os astrônomos costumam ver em duplas onde uma galáxia atravessa a outra. No entanto, o anel ao redor desta galáxia está fora do centro, o que sugere que a galáxia menor deu um “mergulho” mal sucedido através da maior.

O encontro parece também ter derrubado os braços internos da grande galáxia, tornando a menor um pouco esticada, com duas caudas espalhadas em cada extremidade. As interações entre as galáxias parecem ter desencadeado um explosivo berçário estelar. 

Isso porque, na galáxia maior, uma enxurrada de nascimentos estelares se faz visível ao longo dos braços espirais externos, onde aglomerados azuis brilhantes de estrelas jovens reluzem. A formação estelar da galáxia menor, por outro lado, parece concentrada em seu núcleo brilhante.

Como a dupla Arp 273, a maioria das galáxias não vivem isoladas. Seus encontros entre si são uma parte influente do processo de crescimento das galáxias. Observando como elas são afetadas por suas trocas gravitacionais, os astrônomos podem entender melhor como as galáxias se desenvolveram e como o universo evoluiu.

Mas, deixando as explicações técnicas de lado, fica o lindo presente do Hubble para os casais apaixonados neste Dia de São Valentim.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!





Source link

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

populares