Monday, May 16, 2022
spot_img
HomeTECNOLOGIAAranhas “ouvem pelas pernas”? Entenda

Aranhas “ouvem pelas pernas”? Entenda


Uma equipe de pesquisadores dos EUA descobriu que as aranhas não apenas “escutam” através dos pelinhos de suas patas, sentindo as vibrações das teias, como um tipo específico é capaz de expandir suas capacidades auditivas, reagindo de formas diferentes a cada estímulo. A descoberta foi publicada no servidor de pré-impressão bioRxiv.

Aranhas Larinioides sclopetarius conseguem diferenciar sons, que elas “escutam” pelas pernas. Imagem: Johnwoodkim – Shutterstock

As aranhas podem sentir vibrações causadas por insetos que se prendem nas teias, o que alerta para a chegada de uma refeição. Neste novo estudo, os pesquisadores descobriram que pelo menos um tipo, a Larinioides sclopetarius, também conhecido como cruz cinza ou aranhas de ponte, fazem uso de suas teias de maneiras incomuns.

publicidade

Os pesquisadores coletaram algumas amostras de aranhas e montaram caixas que elas usavam como andaimes para construir suas teias. Então, os cientistas desenvolveram um meio de direcionar o som para a teia sem também atingir as aranhas. 

Leia mais:

Audição das aranhas varia conforme tamanho das teias

Eles descobriram que os animais reagiram a sons que faziam sua teia vibrar ligeiramente — um pouco como a membrana timpânica no ouvido humano. Essas vibrações foram transferidas para os pelos minúsculos nas pernas dos bichinhos, que reagiam agachando ou achatando seu corpo, como se estivessem ouvindo os sons.

Testes adicionais mostraram que as aranhas podiam “ouvir” sons de até 10 metros, e até mesmo reagiam de formas diversas quando os sons variavam. Elas responderam de forma diferente, por exemplo, a sons que vinham de predadores do que para aqueles oriundos das presas. 

Eles observam ainda que as teias são grandes em proporção ao seu tamanho corporal — em alguns casos, até 10 mil vezes maiores — um tamanho que aumenta muito sua audição.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!





Source link

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

populares