Wednesday, May 18, 2022
spot_img
HomeSAÚDERemédios laxantes para bebês - Tua Saúde

Remédios laxantes para bebês – Tua Saúde


Alguns remédios laxantes, como a lactulose, o supositório de glicerina e o sorbitol, podem ser indicados pelo pediatra para o tratamento da prisão de ventre no bebê, pois ajudam a amolecer as fezes e a aumentar os movimentos intestinais, facilitando a eliminação das fezes e aliviando os sintomas da prisão de ventre como cólicas, fezes duras e ressecadas.

A prisão de ventre é um problema muito frequente em bebês, especialmente no primeiro ano de vida, porque o seu sistema digestivo ainda não está bem desenvolvido, mas também pode estar relacionada à introdução de alimentação complementar após os 6 meses de vida, ou ao desfralde. 

Esses remédios laxantes só devem ser usados com indicação do pediatra após avaliação dos sintomas e diagnóstico da causa da prisão de ventre. Confiras as principais causas de prisão de ventre no bebê

Remédios laxantes para bebês

Os principais remédios laxantes considerados seguros e que podem ser indicados pelo pediatra são:

1. Lactulose

A lactulose é um açúcar que não é absorvido pelo intestino, mas é metabolizado neste local, fazendo com que se acumule líquido no intestino, tornando as fezes mais moles e facilitando assim a sua eliminação. 

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de xarope, com os nomes comerciais Normolax, Pentalac ou Lactuliv, por exemplo, e devem ser usados com indicação do pediatra por lactantes ou crianças de 1 a 5 anos. Saiba como usar a lactulose.

2. Supositórios de glicerina

Os supositórios de glicerina agem aumentando a quantidade de água das fezes, tornando-as mais líquidas, o que estimula o movimento de contração dos intestinos e a evacuação. Além disso, este remédio também lubrifica e amolece as fezes, fazendo com que sejam mais fáceis de eliminar. 

O supositório de glicerina não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos, a não ser que seja recomendado pelo pediatra.

O supositório deve ser inserido suavemente no ânus, quando necessário, não se devendo exceder um supositório por dia. Saiba como aplicar o supositório de glicerina

3. Sorbitol e laurilsulfato de sódio

O sorbitol e o laurilsulfato de sódio agem auxiliando na normalização do ritmo intestinal e tornando as fezes mais moles e mais fáceis de serem eliminadas.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de enema, com o nome comercial Minilax, sendo que para aplicar, basta cortar a ponta da cânula e aplicar via retal, inserindo-o suavemente e comprimindo a bisnaga para possibilitar a saída do líquido. A dose do sorbitol e laurilsulfato de sódio deve ser recomendada pelo pediatra.

4. Leite de magnésia

O leite de magnésia é um laxante que age aumentando a retenção de água no interior do intestino, amolecendo as fezes, favorecendo o trânsito intestinal e a eliminação das fezes.

Esse remédio pode ser usado por crianças com mais de 2 anos, nas doses e pelo tempo de tratamento recomendado pelo pediatra. No entanto, em alguns casos, o pediatra pode recomendar este laxante para crianças mais novas.

5. Macrogol

O macrogol é um laxante que promove o amolecimento das fezes, por aumentar a retenção de água pelo intestino, deixando as fezes mais hidratadas, facilitando sua eliminação.

Esse remédio pode ser usado por crianças com mais de 2 anos, de acordo com a recomendação do pediatra e não deve ser usado por crianças que apresentam sintomas como náuseas, vômitos, cólica intestinal, ou nos casos de obstrução ou perfuração intestinal.

O óleo mineral pode ser usado por bebês?

O óleo mineral é um tipo de laxante indicado para crianças com mais de 6 anos, que age lubrificando as fezes, facilitando sua eliminação.

Esse remédio somente deve ser usado com indicação do pediatra pois pode causar irritação no intestino e ser aspirado, além de aumentar o risco de desenvolvimento de pneumonia, uma vez que é ingerido por via oral, e por isso, não deve ser usado por bebês ou crianças com menos de 6 anos.



Source link

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

populares