Destaques Sanepar é anfitriã de congresso de saneamento que reúne...

Sanepar é anfitriã de congresso de saneamento que reúne principais companhias do País

-

- Advertisment -

Autoridades e presidentes das principais companhias de saneamento do País participaram na noite deste domingo (18) da abertura do maior evento nacional da área de saneamento e meio ambiente – o 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que acontece em Curitiba até quarta-feira (20). A Sanepar é apoiadora e anfitriã do evento.

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), o congresso tem como tema “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e meio ambiente: desafios dos novos tempos”.

Especialistas do setor de todo o País vão discutir o desafio de como tornar as cidades e comunidades inteligentes, conectadas, resilientes e sustentáveis, considerando o saneamento básico como base para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).

A programação conta painéis de vários temas, como a crise hídrica, as mudanças climáticas e o planejamento do saneamento neste cenário; exigências do novo marco de saneamento na área econômico-financeira; inovação, sustentabilidade e competitividade; sustentabilidade no tratamento de esgoto; estruturas tarifárias de saneamento; além de questões e soluções técnicas e inovadoras.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, deu as boas-vindas aos participantes e apresentou um vídeo sobre o desenvolvimento do Paraná.

O presidente da Abes, Alceu Guérios Bittencourt, falou sobre a responsabilidade do setor diante das más condições de saneamento no Brasil.

“Universalizar o atendimento é atender a população mais vulnerável, que não tem acesso à água potável, a esgotamento sanitário e à drenagem urbana. De todas as infraestruturas, a de saneamento é a mais complexa. Enfrentar essa realidade exige ações integradas” destacou Bittencourt. “O novo marco legal de saneamento requer medidas mais negociadas. Este congresso discutirá essas questões e a Abes está aberta a um debate franco e desarmado para o fortalecimento das instituições.”

Para o presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, Benedito Braga, o tema do congresso sobre cidades inteligentes aponta o desafio de que a tecnologia tem que estar a serviço da melhoria da vida das pessoas. “O saneamento é a base da vida das cidades e precisa estar integrado a outros serviços. Mas temos que estar atentos porque tecnologia e inovação, por si só, não fazem sentido sem a real satisfação dos clientes”.

A presidente da Agência Nacional da Água e Saneamento Básico, Cristiane Dias, falou sobre a nova atribuição da ANA, a partir do novo marco do saneamento, que deverá construir a padronização e a uniformização do setor, buscando a segurança jurídica, rumo à universalização do saneamento.

A vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), Thelma Krug, fez a palestra magna sobre mudanças climáticas provocadas pela interferência humana. “Discutir essa temática é fundamental, já que os resultados do relatório do IPCC são bastante preocupantes, indicando que as mudanças recentes no clima são generalizadas, rápidas e estão se intensificando, e não têm precedentes em milhares de anos”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO – Até quarta-feira, a Sanepar apresentará 53 práticas bem-sucedidas na área de saneamento ambiental e inovação, sendo o maior número de trabalhos inscritos pela Companhia em relação aos congressos anteriores.

A crise hídrica, as mudanças climáticas e o planejamento do saneamento neste cenário serão temas de dois painéis com a participação do diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky.

A diretora de Investimentos da Companhia, Leura Conte de Oliveira, participará do painel Mulheres que Transformam: Saneamento para Todos; e o diretor adjunto de Comunicação e Marketing da Sanepar, Hudson José, apresentará o desafio da comunicação no cenário de crise hídrica, em painel específico da área.

Gerentes da Sanepar também participam de painéis sobre exigências do novo marco de saneamento na área econômico-financeira; inovação, sustentabilidade e competitividade; sustentabilidade no tratamento de esgoto; e estruturas tarifárias de saneamento.

O 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental acontece no ExpoUnimed, em Curitiba, junto com a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes).

PRESENÇAS – O evento acontece em formato híbrido, de forma presencial e online. Também participaram da abertura, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; a vice-presidente da Fundação Nacional da Saúde, Fernanda Rodrigues de Moraes; o diretor da Abes-PR Luiz Henrique Bucco, que preside o evento; a presidente da Abes-PR, Selma Cubas; e o primeiro presidente da Abes, Francisco Borsari Netto.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Latest news

Carro roubado em Santa Maria é recuperado pela PMDF

Policiais militares da equipe de motopatrulhamento do 26º Batalhão prenderam um homem e recuperaram carro roubado. O fato ocorreu...

Aos 72 anos, morre a atriz Mila Moreira

Morreu hoje (6), no Rio de Janeiro, a atriz Marilda Moreira da Silva, conhecida por Mila Moreira. Ela tinha 72 anos e estava...

Curso de qualificação profissional para assistentes sociais

Trabalhadores da assistência social que vivem no Distrito Federal terão a oportunidade de participar de cursos gratuitos de qualificação...

Programa Irriga Minas beneficia mais de 700 agricultores familiares em 2021

Uma das ações estratégicas do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), para...
- Advertisement -

Controle Interno, Proteção de Dados e Transparência são tema do XV Encontro Estadual de Controle Interno

Estão abertas as inscrições para o XV Encontro Estadual de Controle Interno, promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do...

BTCA apresenta remontagem do espetáculo ‘Lub Dub’ na Sala do Coro

Foto: Fábio Bouzas O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta, nesta quinta (9) e sexta-feira (10), a remontagem do espetáculo...

Must read

Carro roubado em Santa Maria é recuperado pela PMDF

Policiais militares da equipe de motopatrulhamento do 26º Batalhão...

Aos 72 anos, morre a atriz Mila Moreira

Morreu hoje (6), no Rio de Janeiro, a atriz Marilda Moreira da Silva,...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you