Wednesday, May 18, 2022
spot_img
Homeultimas noticiasMontadoras: preço alto será mantido após pandemia

Montadoras: preço alto será mantido após pandemia

Já se perguntou se os preços altos, irreais, dos carros voltarão ao patamar do início de 2020 após a pandemia? Pois é, na realidade do mercado automotivo brasileiro a de se desconfiar que nada mudará e comprar carro novo será um perfil de consumidor de poder aquisitivo maior.

Ainda que ninguém saiba exatamente o que irá acontecer, lá fora, BMW e Daimler já dão uma ideia do que vem por aí e, acredite, a perspectivava não é nada boa…

Se o problema fosse somente a pandemia, com o fechamento de fábricas e do mercado por conta da contaminação, talvez não fosse assim tão grave a situação do setor automotivo. Talvez…

Mas, a falta de chips e outros componentes, está lançando a indústria automotiva mundial em rota de colisão com os consumidores. Pelo menos as massas, que na falta de carros novos, lançou-se nos usados.

VEJA TAMBÉM:

Aqui e nos EUA, os preços médios desses carros continua a subir. Já na Europa, o mercado europeu caiu tanto que o Dacia Sandero passou a ser o carro mais vendido, dado que usa muito menos chips que um Golf ou Clio, principais players por lá.

Nesse ambiente volátil, fabricar carros mais caros é a saída para reduzir as perdas, sem os chips estiverem disponíveis para ter a produção. Nos EUA, o foco em picapes é prioridade, enquanto os carros de luxo focam cada vez mais em preços altos.

Ainda assim, lá fora, picapes e carros de luxo, especialmente no mercado americano e devido à alta concorrência, sempre recebem algum tipo de desconto para atrair os consumidores.

Como muitos clientes desejam os carros imediatamente, ainda mais diante da falta de carros zero km em estoque, para não perder a chance, pagam o que estiver sendo cobrado.

Assim, a pandemia mostrou que marcas como BMW e Mercedes-Benz podem vender seus carros pelo preço cheio ou até mais que a tabela. Com a maior precificação em 24 meses, o fabricante de Munique vê a chance de ganhar margens maiores.

Uma estimativa aponta que a redução de um ponto percentual nos descontos do setor, geraria um lucro adicional de US$ 20 bilhões. Na Daimler, a ênfase é a criação de séries cada vez mais limitadas, reduzindo a produção de carros de alto volar para criar filas de espera.

Montadoras: preço alto será mantido após pandemia

Nesse caso, os clientes ficarão satisfeitos pela exclusividade e pagarão o preço declarado para ter a novidade. Modelos de alto valor, como o Ford Bronco, conseguiram milhares de pessoas na filas de espera e a maioria certamente não considerará o desconto para obter o carro.

Ou paga o preço sugerido (ou mais, no caso de acessórios e disponibilidade da versão) ou sentam e esperam muito tempo para ter o veículo querem.

Modelos como o Chevrolet Corvette já mostram essa realidade nos EUA, com clientes obtendo versões que não desejavam apenas para não perderem a venda. Diante disso tudo, difícil crer num recuo de preços. A conta já está sendo paga…

[Fonte: Financial Times]

AUTOMOTIVO





Source link

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

populares