Destaques Estrela pop afegã pediu para noivo matá-la se fosse...

Estrela pop afegã pediu para noivo matá-la se fosse descoberta por Talibã

-

- Advertisment -

Reprodução: Alto Astral

Guia completo para plantar rosas em casa!

Nada como ter algumas plantinhas em casa para dar mais cor e vida ao lar, não é mesmo? Poderosas e cheias de energia, as plantas podem ser também uma boa aposta de decoração. Inclusive, com o isolamento social no último ano e a consequente presença das pessoas em casa, muita gente começou a adotar a jardinagem como passatempo – prova disso é que o termo “jardinagem” esteve entre os mais buscados no Google em 2020, de acordo com o Google Trends.

E quando o assunto são as plantinhas floridas, uma das favoritas dos “pais de plantas” é a roseira. Clássicas, elegantes e queridas, as rosas são consideradas por muitos como uma das flores mais bonitas, servindo para decorar canteiros, a mesa de jantar e até mesmo para presentear alguém especial com um lindo buquê.

Assim, se você quer ter uma roseira só para chamar de sua, o Alto Astral montou um verdadeiro guia de como plantar rosas em casa com a ajuda da marketplace de flores Giuliana Flores! Confira abaixo:

Que tal começar pelo começo?

Primeiro de tudo, para que uma roseira cresça bonita e saudável, ela deve ser plantada em um solo rico em húmus e, preferencialmente, argiloso. Além disso, antes de fazer o plantio, é preciso também criar pequenas covas com 30 cm de profundidade e não esquecer que cobrir com terra depois de colocar a sua muda de rosa no solo.

Outro ponto importante é a rega das mudas de rosa antes da floração. Isso porque o recomendado é regar o solo sempre nos horários mais quentes, como na hora do almoço, por exemplo. E atenção : é preciso aplicar fungicida quando a primeira folha nascer para garantir que a roseira fique longe de doenças e fungos.

Vale ainda:

  • Preparar o canteiro 8 dias antes de começar o plantio;
  • Usar 10 litros de terra natural ou esterco de gado para adubar o solo;
  • Completar o adubo com 100 g de farinha de ossos e misture;
  • Cavar covas com 30 ou 40 cm de profundidade para as raízes de desenvolverem;
  • Ter em mente que a adubação deve ser feita no inverno e no verão para a rosa continuar saudável;

Rega

Entre o plantio das mudas até a primeira floração, o ideal é que as rosas sejam regadas todos os dias. Após esse período, é preciso regá-las duas vezes por semana no inverno e duas vezes por semana quando o tempo estiver muito quente.

A dica aqui é observar a terra, que deve ficar um pouco seca entre uma rega e outra.

Poda

A primeira poda deve ser feita após um ano do plantio e ser repetida todos os anos. O melhor período para fazer esse procedimento é entre julho e agosto.

Você viu?

Outra dica importante: depois da primeira floração, faça uma poda de limpeza, cortando duas a três folhas abaixo do botão, sempre na diagonal.

Adubação

O recomenda é fazer de 2 a 3 adubações anuais. A primeira deve acontecer logo após a poda anual. Já a segunda, deve ser entre novembro e dezembro. E a terceira pode ser feita entre os meses de janeiro e fevereiro.

Além disso, vale lembrar que a melhor adubação é a orgânica, feita com esterco animal, composto orgânico, farinha de ossos e torta de mamona. O ideal é que o adubo seja espalhado com uma boa distância entre o caule e as raízes.

Pragas

As pragas mais comuns são pulgões, ácaros, trips, larvas e cochonilha. O controle dessas pragas é feito por inseticidas específicos, mas também pode ser usada a calda de fumo, que é caseira e menos tóxica.

Já os principais causadores de doenças graves nas roseiras são os fungos, como míldio, pinta preta, mofo-branco, Botrytis e ferrugem, que aparecem devido ao excesso de umidade. Para combatê-los, podem ser usados fungicidas específicos, preferencialmente com a orientação de um profissional.

Mas e quem mora em apartamento?

Se você vive em um apê, mas, ainda assim, quer ter uma roseira só sua, opte por um vaso! E calma: o cultivo é mais simples do que parece.

Os principais cuidados são escolher um recipiente que comporte o crescimento das raízes da roseira e aplicar adubo líquido a cada 15 dias diretamente no solo. Além disso, vale manter sua planta em um local ensolarado (pelo menos de 6 a 7 horas diárias de incidência solar direta) e bem arejado.

Por fim, lembre-se: as rosas são flores que ficam confortáveis e crescem com saúde se estiverem em um ambiente com temperaturas entre 25°C e 30°C.

Latest news

Trabalhada no decotão, Cleo dispensa o sutiã e esquenta o clima virtual

  Vestida para matar, Cleo fez a temperatura do Instagram pegar fogo no último domingo...

Fotos: Borboletário do Parque do Rangedor

O horário de visitas é de terça a domingo, das 8h30 às 11h, e das 16h às 17h30. Fonte: ...

Sancionada matéria que autoriza repasse para entidade assistencial de Catalão

Recebeu sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM) a Lei Estadual nº 21.089 (originalmente projeto de lei nº 6456/21), de autoria...

Honda Pop 110i 2021: preço, consumo, motor, cores, detalhes, etc

Simples e barata, a Honda Pop 110i 2021 é a moto mais barata do Brasil e continua a ser...
- Advertisement -

Segunda Sem Carne: 5 pratos sofisticados para sair do óbvio

Reprodução: Alto Astral Segunda Sem Carne: 5 pratos sofisticados para sair do óbvio Mais uma segunda-feira chegou...

Amazon faz seleção de eBooks por até R$ 1,99; veja as promoções

Unsplash/César Abner Martínez Aguilar Amazon faz promoção de eBooks Nesta segunda-feira (20), a Amazon está com uma...

Must read

Fotos: Borboletário do Parque do Rangedor

O horário de visitas é de terça a domingo,...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you