Destaques Prefeito apresenta novo Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio...

Prefeito apresenta novo Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio para Macapá

-

- Advertisment -

Hoje é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, por esse motivo, este dia foi escolhido para ser apresentado o novo Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio em Macapá. A iniciativa contempla ações que o município tem realizado para o acolhimento de pessoas que precisam de ajuda.

“Nós já estamos desenvolvendo serviços e ações na assistência psicossocial, como a ampliação dos atendimentos psicológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive com atendimento de emergência. Além da Unidade Acolhimento Infanto-Juvenil, que é referência na região norte. O plano tem o intuito de organizar toda essa rede de assistência, em vários eixos, como educação, saúde e lazer, efetivando a nossa política”, destacou o prefeito Dr. Furlan.

Foto: Adevaldo Cunha

O coordenador de Saúde Mental do município, Jeferson Melo, apresentou o plano que consta as estratégias de ação no sentido de educação permanente com acesso ao conhecimento e a formação continuada sobre o comportamento suicida, notificação compulsória dos casos que identificam as pessoas suscetíveis à prática de condutas auto-lesivas e realizam o acompanhamento necessário. Além disso, o eixo saúde traz todos os serviços de acolhimento e tratamento como as UBSs, centros que acolhem crianças e jovens e serviço itinerante para pessoas em vivência de rua.

O documento ainda aborda o eixo assistência social com acesso aos equipamentos e serviços da Política de Assistência Social, como exemplo, a aquisição de cestas básicas. Esporte e lazer também fazem parte do plano, com obras e reformas de arena e praças que incentivem a socialização dos munícipes. Por fim, o eixo saúde do trabalhador traz apoio psicológico aos servidores municipais.

“O nosso plano tem o olhar em todas as áreas, porque acreditamos que devemos trabalhar de forma transversal. Alguns pontos já estão sendo realizados pelo município, outros vamos implementar. O suicídio é um problema de causa complexa, mas tenho certeza que juntos vamos prevenir o ato e combater o número de casos”, finaliza o coordenador.

Foto: Adevaldo Cunha

Também estiveram presentes na ocasião a secretária de Saúde, Karlene Lamberg, e a secretária de Mobilização e Participação Popular, Rayssa Furlan. A coordenadora de Atenção Básica, Joelma Ribeiro, e os vereadores Alexandre Azevedo e Edinoelson Careca.

Setembro Amarelo
Neste ano, a Prefeitura de Macapá preparou uma vasta programação buscando mobilizar a população para conscientização sobre o assunto, discutir sobre como identificar sinais da ideação suicida, além de informar como ajudar e buscar apoio psicológico.

Com o tema, ‘Conectado com você em favor da vida’, a ideia é reunir todos em prol do bem maior, que é a vida. A Prefeitura está unida para dar visibilidade à causa, com o mês inteiro de programações, que compreendem projeção de frases em favor da vida que será realizado nesta sexta-feira (10) no Mercado Central, rodas de conversa, escuta psicológica nas praças, Bioparque da Amazônia e nos residenciais, além da caminhada em favor da vida.

Foto: Adevaldo Cunha

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

Latest news

Vulcão nas Ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Brasil

Nós, brasileiros, aprendemos que fenômenos naturais como terremotos e vulcões não são motivo de preocupação. Mas esta semana trouxe...

Paraná confirma mais 2.122 casos e 53 óbitos em decorrência da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (19) mais 2.122 casos confirmados e 53 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo...

Presidente viaja aos Estados Unidos para assembleia da ONU

O presidente Jair Bolsonaro viajou neste domingo (19) para Nova York, nos Estados Unidos, onde participa da abertura da...

Ruas 3 e 5 da Colônia Agrícola Samambaia recebem asfalto – Agência Brasília

“Parte dos serviços estavam finalizados e agora estamos dando continuidade aos trabalhos. Os moradores estão extremamente felizes com...
- Advertisement -

Falha em subestação de Furnas causa apagão em cidades do RJ e de MG

A empresa Furnas informou hoje (19) que uma falha ocorrida às 21h21 na Subestação de Rocha Leão, localizada...

Ruas 3 e 5 da Colônia Agrícola Samambaia recebem asfalto

“Parte dos serviços estavam finalizados e agora estamos dando continuidade aos trabalhos. Os moradores estão extremamente felizes com essa...

Must read

Vulcão nas Ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Brasil

Nós, brasileiros, aprendemos que fenômenos naturais como terremotos e...

Paraná confirma mais 2.122 casos e 53 óbitos em decorrência da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (19) mais...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you