Destaques Peixoto quer normatizar apreensão de bens no comércio irregular...

Peixoto quer normatizar apreensão de bens no comércio irregular de combustíveis

-

- Advertisment -

Tramita na Casa de Leis goiana o projeto nº 6908/21, de autoria do deputado Bruno Peixoto (MDB), que propõe instituir normas sobre a apreensão de bens e mercadorias de pessoas físicas ou jurídicas atuantes no mercado de transporte e comércio irregular de combustíveis. A proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e redação, sob relatoria do deptuado Wilde Cambão (PSD).

O parlamentar afirma que o comércio de combustíveis, derivados ou não de petróleo, representa uma parcela representativa da arrecadação estadual do ICMS. ‘‘Vem sendo constatado um volume elevado de apreensões dessas mercadorias, sejam elas provenientes de roubo de cargas ou mesmo em virtude do comércio irregular de combustíveis, enquadrando-se nesta situação os casos nos quais as saídas das mercadorias ocorrem sem a emissão do documento fiscal, emissão de nota fiscal contendo destinatário falso, combustíveis adulterados, dentre outras hipóteses que causam danos ao erário e à concorrência’’, diz.

Peixoto registra ainda que é preciso que a Secretaria da Economia do Estado de Goiás disponha de instrumentos legais que lhe permitam combater o comércio irregular de combustíveis, bem como as fraudes tributárias, de forma mais eficaz, aplicando a pena de perdimento, que está prevista no Código Penal Brasileiro, das mercadorias de maneira acelerada e que, do ponto de vista jurídico seja sustentável.

Segundo Peixoto, o comércio irregular de combustíveis, além dos danos ao erário, gera danos ao consumidor e à concorrência, na medida em que a comercialização de produtos fora das especificações estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), geram danos aos veículos, bem como à economia popular. “O contribuinte que cumpre suas obrigações com o Fisco, ficará responsável pelo armazenamento temporário da mercadoria apreendida, cedendo espaço de tancagem ao estado para que possa proceder com os trâmites para aplicar a pena de perdimento.” 

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Latest news

Construção civil convoca mais de 220 profissionais

O mercado da construção civil está aquecido no DF. Além do aumento das emissões de alvará – 32% no...

Construção de pontes promove novas oportunidades aos maranhenses que antes viviam no isolamento

Finalização do içamento das vigas metálicas nos blocos...

Desenvolvimento Territorial elabora projeto para revitalizar Mirante de Cruz das Almas

Reforma será concluída em novembro deste ano e inclui melhorias no piso, construção de rampas acessíveis, entre outras intervenções Um...

Operação da PM prende 32 pessoas e apreende drogas na Capital e RMC

O balanço de dois dias da operação Tríade da Polícia Militar na Capital e Região Metropolitana resultou em 32...
- Advertisement -

Lucid Air manda recado para Tesla Model S com 837 km de alcance

A Lucid Motors continua sua campanha de lançamento do Air, seu primeiro modelo e um declarado anti-Model S. Em...

5 dicas para reduzir as olheiras de forma natural!

Reprodução: Alto Astral 5 dicas para reduzir as olheiras de forma natural! Causa de aborrecimento e gasto...

Must read

- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you