Destaques Governo assegura direito à moradia com entrega de 200...

Governo assegura direito à moradia com entrega de 200 títulos fundiários no Sacavém

-

- Advertisment -

A Secid entregou 200 títulos no Sacavém nesta sexta-feira. (Foto: John Braga)
A Secid entregou 200 títulos no Sacavém nesta sexta-feira. (Foto: John Braga)

Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), segue garantindo o direito à moradia com ações do programa de Regularização Fundiária Urbana (REURB) em todo o Maranhão. Nesta sexta-feira (10), a secretaria realizou a entrega de 200 títulos definitivos de propriedade para famílias do bairro Sacavém, em São Luís.

A REURB, com medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, tem por objetivo a regularização de assentamentos irregulares e a titulação dos ocupantes como proprietários. Com a titulação, as pessoas têm seu imóvel valorizado, podendo, inclusive, negociar com mais facilidade e segurança.

Com essa remessa, a Secid alcança o número de 673 títulos fundiários entregues na comunidade do Sacavém.

O secretário da pasta, Márcio Jerry, destacou a importância do programa, que está sendo ampliado para todo o Estado. “Desde o início da gestão, são priorizados os programas na área social e de cidadania, comprovando a atenção do governador, Flávio Dino, com os mais carentes e em prol da coletividade. A regularização fundiária é uma ação de grande impacto social que transforma a vida das pessoas. Com determinação, diálogo e muito trabalho, estamos enfrentando os desafios e implementando políticas que garantem direitos e visem o bem-estar da população maranhense”, ressaltou.

Somente este ano, o Governo do Estado já beneficiou na Grande Ilha mais de duas mil famílias com a documentação em bairros como o Monte Castelo, Fé em Deus, Residencial Maria Aragão, Estrela D’Alva, Cantinho do Céu, Sete de Setembro, Sarney Costa e José Reinaldo Tavares, esses últimos situados na região da Cidade Operária.

Desde 2015, a secretaria beneficiou 11.512 famílias com a titulação em todo o estado. A regularização promove, para as populações que vivem em locais informais, o direito à moradia digna e, consequentemente, ao saneamento ambiental, à infraestrutura, ao transporte, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer.

O programa de REURB da Secid segue em expansão para outros municípios, a exemplo de Santa Inês, Raposa, Alcântara, Imperatriz, Colinas, Buriti Bravo, Caxias, Timon, Santo Antônio dos Lopes e Balsas, que estão na programação que garante a documentação definitiva de imóveis. No total, mais de 20 prefeituras firmaram Acordo de Cooperação com o Estado, para a garantia do direito à moradia digna aos maranhenses.

O Programa

Como forma de solucionar o problema habitacional surgido com as ocupações irregulares ao longo dos anos, a regularização fundiária é uma política pública completa, que se destina a reduzir as desigualdades decorrentes da ocupação irregular do solo. Por meio da titulação, retira-se o ocupante da informalidade, insegurança e reconhece o seu direito à propriedade, resgatando a sua cidadania e garantindo a sua integração ao convívio social.

O processo de implementação da regularização fundiária envolve abordagens interdisciplinares, que abrangem medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à garantia do direito à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura, ao transporte, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer para as populações que estão localizadas nos assentamentos informais.

>

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Latest news

Rio vacina adolescentes de 13 anos nesta semana

O município do Rio de Janeiro anunciou hoje (20) que vai vacinar nesta semana adolescentes de 13 anos de idade contra a...

Começa hoje mutirão virtual do Procon DF para renegociação de dívidas

Começou hoje (20) o mutirão virtual organizado pelo Procon-DF para a renegociação de dívidas bancárias. A iniciativa vale para os clientes...

Seleção brasileira ganha Sul-Americano de Vôlei Feminino

O vôlei feminino do Brasil conquistou o título do Sul-Americano de 2021, mesmo com a derrota por 3 sets...

Programa Carretas do Conhecimento oferta 1.936 vagas para capacitação profissional

O programa Carretas do Conhecimento, que leva cursos profissionalizantes em unidades móveis a todas as regiões do Paraná, está com 1.936...
- Advertisement -

Novas inscrições para castração de cães e gatos – Agência Brasília

O Instituto Brasília Ambiental realiza, nos dias 23 e 24 de setembro, as inscrições do cadastramento para a...

Governo propõe projeto para implementar Identificação Civil Nacional

O governo federal encaminhou ao Congresso um projeto de lei (PL) para viabilizar recursos e acelerar a implementação...

Must read

Rio vacina adolescentes de 13 anos nesta semana

O município do Rio de Janeiro anunciou hoje (20) que vai...

Começa hoje mutirão virtual do Procon DF para renegociação de dívidas

Começou hoje (20) o mutirão virtual organizado pelo Procon-DF para a...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you