Destaques Espaço literário na Unidade de Internação de Santa Maria...

Espaço literário na Unidade de Internação de Santa Maria – Agência Brasília

-

- Advertisment -

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) inaugurou um espaço literário na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM). A ideia surgiu durante a pandemia, a partir de um clube de leitura formado em maio. O espaço está aberto à visitação dos adolescentes e também fica disponível às intervenções pedagógicas que os professores desejarem agregar às suas aulas.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, reconhece a importância do espaço literário, pois proporciona um desenvolvimento emocional e social indiscutíveis. “Além do desenvolvimento intelectual e cultural desses adolescentes, o espaço também proporciona um maior senso de sociabilidade, contribui para a formação de uma mentalidade renovada e auxilia na manutenção da saúde mental deles”, completa a secretária.

A ideia do antigo clube de leitura era oferecer contato com o hábito de ler livros e, assim, ocupar o tempo dos socioeducandos de forma positiva, principalmente nos fins de semana. Afinal, esses jovens ficaram sem o convívio físico com seus familiares e as atividades rotineiras ficaram mais restritas durante a pandemia.

“Diante desse cenário, surgiu a ideia de organizar o clubinho de leitura. Nesse momento, para além dos benefícios pedagógicos de tal estratégia, o objetivo principal era propiciar momentos de acalanto para minimizar as dores da solidão”, explica a idealizadora do clubinho, professora Rejane Matias.

Inicialmente, o atendimento do clubinho não se estendia a todos, apenas às turmas da disciplina de Língua Portuguesa. Com o tempo, o clubinho cresceu e foi necessário criar uma estratégia de atendimento, que inclui ficha de adesão e controle de empréstimo e devolução das obras.

Com a ampliação do projeto, a direção da unidade cedeu um espaço maior e com mobiliário apropriado para a construção de uma sala de leitura. Algumas obras integravam o acervo da Sejus e outras foram recolhidas por doações.

Os cidadãos que desejarem podem doar revistas e livros de literatura infanto-juvenil em bom estado de conservação. A responsável por receber as doações é a professora Rejane, que pode ser contatada pelo e-mail profrejane@yahoo.com.br.

Homenagem

O local foi intitulado Espaço Literário Sandrox, em homenagem ao produtor musical e arte-educador Alessandro Oliveira, que faleceu em abril de 2021, em decorrência de Covid-19. O artista e rapper Sandrox teve grande influência na cena cultural de Samambaia, e se notabilizou em todo o DF.

* Com informações da Sejus

Source link

Latest news

Guarda Municipal realiza prisão em flagrante de assaltante no Pam Salgadinho

Assaltante foi flagrado tentando furtar canos de cobre da unidade de saúde, no sábado (18) Os agentes de segurança da...

Amilton Filho propõe homenagem póstuma a Carlos Alberto de Oliveira Andrade-Caoa

Fica denominado Carlos Alberto de Oliveira Andrade-Caoa o trecho da rodovia estadual que liga a Caoa-Montadora Hyundai ao Clube...

Cidade do Rio retoma vacinação com CoronaVac

O município do Rio de Janeiro retoma hoje (20) a vacinação com a segunda dose da CoronaVac. A aplicação do imunizante havia sido suspensa...

Fhemig abre diversos processos seletivos a partir de 20/9

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) abre, a partir desta segunda-feira (20/9), diversos processos seletivos para...
- Advertisement -

Mulher Melão curte dia de piscina e ostenta curvas avantajadas

Na última semana, a famosa Mulher Melão agitou o clima virtual após postar um ensaio de puro lazer no...

Avant basic, a moda dos anos 60/70 que virou febre no Instagram

Reprodução/instagram/Pinterest O Avant Basic traz o melhor dos anos 60/70 Resumo O avant basic é o uso das...

Must read

Guarda Municipal realiza prisão em flagrante de assaltante no Pam Salgadinho

Assaltante foi flagrado tentando furtar canos de cobre da...

Amilton Filho propõe homenagem póstuma a Carlos Alberto de Oliveira Andrade-Caoa

Fica denominado Carlos Alberto de Oliveira Andrade-Caoa o trecho...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you