Destaques São Luís 409 anos: Governo do Estado amplia ações...

São Luís 409 anos: Governo do Estado amplia ações área de assistência social em São Luís

-

- Advertisment -

Mais Renda capacita e entrega kits de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade social (Foto: Divulgação)

São Luís completa 409 anos e, neste aniversário, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) segue oportunizando aos ludovicenses em vulnerabilidade social, mudanças na trajetória de suas vidas, seja por meio de uma alimentação adequada com orientação nutricional nos oito Restaurantes Populares; capacitação e qualificação profissional para empreendedores informais pelo Programa Mais Renda nas áreas da beleza, alimentação e costuraria; redução da taxa de energia em até 65% do valor cobrado pelo Programa Tarifa de Energia para 131.054 famílias; e auxílio Vale Gás para mais de 15 mil famílias, entre outras ações. 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser reforça que, neste aniversário de 409 de São Luís, os ludovicenses merecem ter acessibilidade a ações que contribuam com a qualidade de vida por meio da realização de programas sociais voltados, principalmente, para a população de baixa renda. E isso só está sendo possível, segundo o secretário, porque o governador Flávio Dino é sensível à situação em que o país vive, e é determinado em trabalhar em defesa dos menos favorecidos. 

“É para ajudar as pessoas a superarem as dificuldades, que estamos trabalhando, todos os dias, com ações pontuais aqui na capital e em todo o estado. Embora o Maranhão seja um estado extenso, o governador Flávio Dino, durante toda a sua gestão, vem realizando obras e projetos para a nossa querida São Luís. Sensível a realidade das pessoas mais vulneráveis, o governador não mede esforços para otimizar ações que impactam positivamente a vida das pessoas”, disse Honaiser.

Banco de Alimentos

Banco de Alimentos já beneficiou 10 mil pessoas (Foto: Divulgação)

Uma ação de impacto para a Segurança Alimentar e Nutricional foi a implantação, em 2019, do Banco de Alimentos, que foi estruturado para coleta, armazenamento e distribuição dos produtos provenientes de doações realizadas pelos parceiros. 

O Banco de Alimentos funciona na Ceasa, o principal posto distribuidor de frutas e verduras de São Luís. Já beneficiou, em dois anos de funcionamento, quase 10 mil pessoas, atendendo 50 instituições que assistem crianças, jovens, adultos e idosos.

Restaurantes Populares

O Governo do Estado, através da Sedes, também entregou para a população da Ilha de São Luís, novos Restaurantes Populares, totalizando oito equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional, incluindo o Restaurante da Educação, que será entregue ainda neste mês de setembro pelo governador Flávio Dino, em alusão aos 409 anos de São Luís.

Vale Gás

O auxílio Vale Gás é outra grande ação que contempla a Ilha de São Luís, criado para diminuir os impactos sociais no enfrentamento da crise social e econômica ocasionada pela pandemia. A capital maranhense contempla o maior número de beneficiários, cerca de 15 mil famílias. 

“Quando vejo a satisfação no olhar de cada mãe e pai que recebe o Vale Gás, cada trabalhador que vai aos restaurantes populares com a família jantar por apenas R$ 1 e cada empreendedor do Programa Mais Renda cuidando de seu próprio negócio, percebo que a cada dia estamos cumprindo nossa missão com os ludovicenses”, pontuou Márcio Honaiser.

Secretário Márcio Honaiser acompanha entrega do auxílio Vale Gás (Foto: Divulgação)

Outras ações

As ações continuam e são inúmeras, como a construção da nova cozinha comunitária do Bequimão, que além do restaurante, irá funcionar um Centro de Referência de Segurança Nutricional com nutricionistas atendendo a comunidade.

Como também, o Centro de Referência do Idoso, que tem a finalidade de prestar atendimento multidisciplinar à pessoa idosa de toda a Região Metropolitana de São Luís, oriunda das unidades básicas de saúde dos quatro municípios da grande Ilha São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. 

O Centro contará com profissionais, como geriatras, neurologistas, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, professores de dança, entre outros.

“Sob o comando do governador Flávio Dino, vamos continuar trabalhando por uma cidade melhor e pela qualidade de vida de todos, em especial daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social e que agora, mais do que nunca precisam da mão amiga do Estado para criarem mecanismos de sobrevivência”, disse Honaiser. 

“Este é o nosso maior presente para São Luís: cuidar das pessoas! Parabéns, São Luís, por seus 409 anos”, finalizou o secretário Márcio Honaiser.

>

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Latest news

Seleção brasileira ganha Sul-Americano de Vôlei Feminino

O vôlei feminino do Brasil conquistou o título do Sul-Americano de 2021, mesmo com a derrota por 3 sets...

Programa Carretas do Conhecimento oferta 1.936 vagas para capacitação profissional

O programa Carretas do Conhecimento, que leva cursos profissionalizantes em unidades móveis a todas as regiões do Paraná, está com 1.936...

Novas inscrições para castração de cães e gatos – Agência Brasília

O Instituto Brasília Ambiental realiza, nos dias 23 e 24 de setembro, as inscrições do cadastramento para a...

Governo propõe projeto para implementar Identificação Civil Nacional

O governo federal encaminhou ao Congresso um projeto de lei (PL) para viabilizar recursos e acelerar a implementação...
- Advertisement -

Minas será sede de concurso internacional de queijos

Minas Gerais vai sediar, em 5/11, concurso internacional de queijos. O evento integra a programação da ExpoQueijo Brasil –...

Insper realiza curso de Inovação no Setor Público pela primeira vez no Ceará, com apoio institucional do Íris Lab Gov

Amélia gomes – Ascom Íris Estão abertas as inscrições para o curso “Inovação no Setor Público: Pessoas, Dados...

Must read

Seleção brasileira ganha Sul-Americano de Vôlei Feminino

O vôlei feminino do Brasil conquistou o título do...

Programa Carretas do Conhecimento oferta 1.936 vagas para capacitação profissional

O programa Carretas do Conhecimento, que leva cursos profissionalizantes em...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you