Destaques Fibrose Cística: Hias é referência no diagnóstico e tratamento...

Fibrose Cística: Hias é referência no diagnóstico e tratamento de pacientes com a doença

-

- Advertisment -

Erika Mavignier – Ascom Hias – Texto
Ascom Hias – Foto

A unidade é a única instituição pública do Ceará que faz o Teste do Suor, um dos exames que diagnosticam a doença; Teste do Pezinho também identifica a patologia

A Fibrose Cística (FC), conhecida também como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma patologia genética rara que acomete cerca de seis mil pacientes em todo o Brasil, segundo dados do Registro Brasileiro de Fibrose Cística (REBRAFC). Apesar de ainda não ter cura, quando a FC é diagnosticada precocemente, o paciente pode levar uma vida praticamente normal, dentro de suas limitações. Ambulatório do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é referência no tratamento da doença e atende, atualmente, 90 pacientes.

A principal característica da Fibrose Cística é o acúmulo de secreções que afetam os aparelhos respiratórios, pulmonares, além das glândulas sudoríparas. Os principais sintomas são pneumonia de repetição, tosse crônica com secreção, desnutrição, dificuldade de ganhar peso e estatura, movimentos intestinais anormais (diarreia), pólipos nasais, sabor mais salgado na pele/suor mais salgado que o normal, alongamento das pontas dos dedos das mãos e dos pés – também conhecido como “baqueteamento digital” –, entupimento do intestino, desidratação sem motivo aparente, diabetes e infertilidade. Entretanto, tudo isso pode ser tratado se houver um diagnóstico preciso, no tempo certo, e um acompanhamento adequado.

No Hias, os pacientes acometidos pela doença são atendidos às terças-feiras, das 7h às 12h, no ambulatório de Fibrose Cística por uma equipe multidisciplinar formada por gastroenterologista, pneumologista, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais. “De acordo com a gravidade do quadro do paciente, ele pode ser atendido até mensalmente. Se estão clinicamente bem, as consultas devem ser a cada três meses, para serem submetidos a exames”, acrescenta a pneumologista do Hias responsável pelo ambulatório, Cláudia Castro e Silva.

Nesta quarta-feira (8), é celebrado o Dia Mundial da Fibrose Cística, data que foi instituída com o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença.

Diagnóstico

A Fibrose Cística pode ser identificada no Teste do Pezinho e diagnosticada por meio de exames genéticos ou do Teste do Suor. O Hias é a única instituição pública do Ceará que realiza este exame, feito a partir do encaminhamento de gastroenterologistas ou pneumologistas. Segundo a bioquímica e coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas do Albert Sabin, Vânia Feijó, são encaminhadas para fazer o teste crianças que sofrem de infecções por repetição.

“No Hias, o Teste do Suor é realizado por meio da aplicação de pilocarpina (colírio usado para tratar ressecamentos) na pele, seguida da liberação de uma amperagem de três volts durante cinco minutos. O suor é colhido por meio de uma pulseira e pode ser visto a olho nu. Com o auxílio de uma seringa, o líquido é encaminhado para análise do aparelho ChloroChek, a qual leva menos de dois minutos”, detalha Feijó.

Caso a doença seja confirmada, é importante que os pacientes iniciem o tratamento o quanto antes, mantendo um acompanhamento conforme indicação médica. Devido aos diferentes sintomas, algumas pessoas não aparentam estar doentes, porém, o tratamento deve ser mantido para que não ocorram intercorrências e complicações futuras.

Serviço

Hospital Infantil Albert Sabin
Endereço: R. Tertuliano Sales, 544 – Vila União, Fortaleza
Contato: (85) 3256-2899

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Latest news

Escolhido do público, espetáculo ‘Dê Lírios’ é exibido no YouTube do Balé Teatro Castro Alves

O público escolheu o espetáculo ‘Dê Lírios’ para ser exibido na próxima edição do BTCAPlay. A gravação em vídeo...

Cleo esbanja sex appeal em registros quentes nas Maldivas: “Furacão de mulher!”

  Na última quinta-feira (23), Cleo apimentou o clima do Instagram ao postar uma sequência...

Covid-19: Rio vacina hoje adolescentes de 12 e 13 anos

A cidade do Rio de Janeiro vacina hoje (24) contra a covid-19 os adolescentes de 13 e 12 anos,...

Sancionada pelo Executivo lei que beneficia Associação Atlética Alto Horizonte

De autoria do deputado licenciado Julio Pina (PRTB), foi sancionada pela Governadoria a Lei Estadual nº 21.100 (originalmente projeto de...
- Advertisement -

Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 24 de setembro

Nesta sexta-feira (24/9), a previsão é de céu parcialmente nublado no Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce, Zona da Mata e...

Caixa paga 6ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril recebem hoje (24) a sexta parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício tem parcelas de R$ 150 a...

Must read

- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you