Destaques Prefeitura de Macapá avança na implantação do prontuário eletrônico

Prefeitura de Macapá avança na implantação do prontuário eletrônico

-

- Advertisment -

Agora as informações de saúde estarão disponíveis e poderão ser acessadas em qualquer unidade municipal por todos os profissionais que prestam assistência.

A iniciativa facilita o diagnóstico e tratamento dos usuários. Além da UBS Padre Raul Matte, onde o projeto está começando, o prontuário eletrônico chegará às demais unidades de saúde do município.

Entre os benefícios da implantação do prontuário eletrônico, a coordenadora de Acompanhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Claudia Sabino, explica que a iniciativa vem para otimizar os fluxos de trabalho das UBSs, garantindo segurança aos profissionais de saúde e gerando economia ao município, uma vez que não será mais necessário a utilização de prontuário impresso e todos os insumos envolvidos nesse processo.

“Hoje 500 consultas médicas gastam uma resma de papel A4, tinta de impressora e ocupam espaço no arquivo de documentação das unidades de saúde. Já com a utilização do prontuário eletrônico não teremos mais esses custos”, afirma Claudia.

“O prontuário eletrônico é apenas uma ferramenta do sistema de gestão das UBSs da capital e essa mudança permite, também, o agendamento online de consultas e exames, o controle de fluxo do paciente da entrada da UBS e até o momento que ele pega o remédio na farmácia. Em breve todo atendimento do usuário vai ser realizado nesse sistema”, completa a coordenadora.

O paciente precisa realizar seu cadastro biométrico, e, de acordo com o responsável pela implantação do sistema, Felipe Athar, o início do procedimento acontece quando o usuário faz o agendamento na UBS. “No dia da consulta, o paciente vai ter que validar seus dados e realizar seu cadastro no sistema. São coletados a biometria da face e dedos e em seguida o prontuário eletrônico estará disponível para ser usado em consultas médicas, na realização e resultado de exames, e na retirada de medicamentos. Tudo isso comprovado pela biometria do paciente”, comenta.

Conexão sem internet
O responsável explica ainda que o compartilhamento das informações não depende da internet, pois tudo é feito através de rede de dados de fibra ótica da prefeitura com anel de segurança. “Caso uma rede tenha algum problema, temos outra reserva para que o fluxo de informação não seja perdido, e os atendimentos continuem sendo feitos regularmente”, completou Felipe.

Cadastramento de usuários
A fim de incentivar o cadastro dos usuários do SUS, a Prefeitura de Macapá, por intermédio da Semsa, realizará uma campanha para que os pacientes façam a adesão ao sistema. Para o cadastramento a pessoa deve apresentar os originais de documento oficial com foto, CPF, RG, data de nascimento e o nome da mãe. Além disso, também é necessário apresentar o CEP da rua onde mora e o cartão do SUS.

Implantação em toda rede municipal
Por hora o sistema de prontuário eletrônico está funcionando apenas na UBS Padre Raul Matte e no Centro de Especialidades Dr. Papaleo Paes, o qual recebe as demandas de médica complexidade da rede municipal de saúde. O projeto visa a implantação em todas as UBSs do município.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

Latest news

Vulcão nas Ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Brasil

Nós, brasileiros, aprendemos que fenômenos naturais como terremotos e vulcões não são motivo de preocupação. Mas esta semana trouxe...

Paraná confirma mais 2.122 casos e 53 óbitos em decorrência da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (19) mais 2.122 casos confirmados e 53 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo...

Presidente viaja aos Estados Unidos para assembleia da ONU

O presidente Jair Bolsonaro viajou neste domingo (19) para Nova York, nos Estados Unidos, onde participa da abertura da...

Ruas 3 e 5 da Colônia Agrícola Samambaia recebem asfalto – Agência Brasília

“Parte dos serviços estavam finalizados e agora estamos dando continuidade aos trabalhos. Os moradores estão extremamente felizes com...
- Advertisement -

Falha em subestação de Furnas causa apagão em cidades do RJ e de MG

A empresa Furnas informou hoje (19) que uma falha ocorrida às 21h21 na Subestação de Rocha Leão, localizada...

Ruas 3 e 5 da Colônia Agrícola Samambaia recebem asfalto

“Parte dos serviços estavam finalizados e agora estamos dando continuidade aos trabalhos. Os moradores estão extremamente felizes com essa...

Must read

Vulcão nas Ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Brasil

Nós, brasileiros, aprendemos que fenômenos naturais como terremotos e...

Paraná confirma mais 2.122 casos e 53 óbitos em decorrência da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (19) mais...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you