Destaques Feira comemora o Dia Municipal do Açaí em Macapá

Feira comemora o Dia Municipal do Açaí em Macapá

-

- Advertisment -

Foto: Rogério Lameira

A Prefeitura de Macapá celebrou a oficialização do Dia Municipal do Açaí – comemorado em 5 de setembro – com uma feira especial no Mercado Central no sábado (4), dedicada a orientações e comércio do fruto e seus derivados. A lei 063 de 2021 é de autoria do vereador Edinoelson Careca.

A Feira do Açaí contou com várias atrações diversas, venda de açaí e produtos que têm como base ou origem o fruto, além de shows musicais. O evento foi realizado em parceria com cooperativas e empresas privadas.

A venda do açaí batido a R$10 o litro vinha acompanhada de pratos típicos do Amapá, como peixe frito, charque e camarão no bafo. Os serviços gastronômicos se estenderam à degustação e comercialização de produtos derivados do fruto, como palmito, café, brigadeiro e, para garantir o fomento artístico-cultural da capital, o comércio de artesanato, como colares, brincos, pulseiras e bonecas.

Já na tenda de um dos parceiros, a cooperativa Bio+Açaí, a batedora artesanal de açaí executa o serviço com a ajuda de uma peneira, algo comum nas regiões ribeirinhas da Região Norte.

O prefeito Dr. Furlan oficializou o quinto dia de setembro como o Dia Municipal do Açaí.

“Um povo sem cultura não tem história e um povo sem história não tem memória. Então precisamos dar ênfase a esse produto que movimenta toda uma cadeia produtiva. Nós consumimos mais açaí do que os paraenses. O programa voltado para o Dia do Açaí vai mexer em todas as ramificações da rede produtiva e o festival vai ser uma grande festa atrativa para a cultura e turismo no nosso município”, declarou Beneran Santos, coordenador de Trabalho e Renda da Semtradi.

Toda a programação contou com a participação das secretarias municipais do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), de Agricultura (Semag), do Instituto Municipal do Turismo (Macapatur) e das cooperativas Bio+Açaí e Sicredi, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sistema OCB/AP, Associação dos Batedores de Açaí de Macapá (Asbam) e Cooperativa de Produtores e Batedores de Açaí de Macapá (Coomba).

“Trabalho com açaí há 17 anos. Atualmente 90% da população consome açaí, então é uma das principais refeições. Tem que ter um dia para ficar conhecido, abrangendo todas as pessoas envolvidas na produção do açaí”, falou Rodrigo Lima, 27 anos, batedor de açaí.

O guia de turismo Marcelo Gomes, 46 anos, contou que é apaixonado por açaí e toma onde quer que vá. “Achei inovador o bolinho de açaí com camarão e já comprei um litro de açaí, sempre vou a essas feiras. É um prato típico do Amapá e tem que valorizar e divulgar isso para o mundo, por isso é relevante que o município tenha uma data comemorativa para essa iguaria”.

“O açaí é a segunda maior riqueza do Amapá, gerando mais de R$ 2 bilhões de receita por ano, é o nosso petróleo. Com a lei, será criado um programa para atender a cadeia produtiva do açaí, um porto adequado, qualificação do batedor de açaí, um selo de qualidade, entre outras ações que culminam com um festival anual. Um dos objetivos da lei é valorizar o trabalho de quem lida com esse fruto”, explicou o vereador Edinoelson Careca.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

Latest news

Deputado Lissauer Vieira entrega benefícios e discute demandas municipais em Rio Verde e Santo Antônio da Barra

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSB), cumpriu agenda nessa sexta-feira, 17, em Rio...

Sanepar prorroga rodízio no abastecimento por mais 15 dias em Ibaiti

A Sanepar comunica que será necessário prorrogar o rodízio no abastecimento de água em Ibaiti, no Norte Pioneiro. As...

Guarda Municipal realiza prisão em flagrante de assaltante no Pam Salgadinho

Assaltante foi flagrado tentando furtar canos de cobre da unidade de saúde, no sábado (18) Os agentes de segurança da...

Amilton Filho propõe homenagem póstuma a Carlos Alberto de Oliveira Andrade-Caoa

Fica denominado Carlos Alberto de Oliveira Andrade-Caoa o trecho da rodovia estadual que liga a Caoa-Montadora Hyundai ao Clube...
- Advertisement -

Cidade do Rio retoma vacinação com CoronaVac

O município do Rio de Janeiro retoma hoje (20) a vacinação com a segunda dose da CoronaVac. A aplicação do imunizante havia sido suspensa...

Fhemig abre diversos processos seletivos a partir de 20/9

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) abre, a partir desta segunda-feira (20/9), diversos processos seletivos para...

Must read

Deputado Lissauer Vieira entrega benefícios e discute demandas municipais em Rio Verde e Santo Antônio da Barra

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado...

Sanepar prorroga rodízio no abastecimento por mais 15 dias em Ibaiti

A Sanepar comunica que será necessário prorrogar o rodízio...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you