Destaques Nova iluminação garante segurança e arte em São Sebastião

Nova iluminação garante segurança e arte em São Sebastião

-

- Advertisment -

Um quarteirão de arte e cultura em São Sebastião agora está iluminado por luzes de LED. Na manhã deste sábado (4), o governador em exercício, Paco Britto, inaugurou a nova iluminação de oito ruas do Setor Tradicional da cidade que receberam 31 novas lâmpadas do material, mais eficiente e econômico.

Acompanhado do secretário de Cultura,  Bartolomeu Rodrigues, e do diretor-técnico da CEB Ipes, Fabiano Cardoso, Paco visitou a rua 30-A onde está o Instituto Metamorfose e suas belas pinturas que adornam a fachada das casas. “Estivemos aqui e assumimos o compromisso de melhorar a iluminação do local. Não só da Rua das Artes, como das paralelas e transversais”, destacou.

O governador em exercício lembrou que, além de melhorar a segurança, a nova iluminação é um recurso para convidar a população a ir até a rua colorida e alegre. “Estamos trazendo também educação e cultura. Com mais luz, creio que as pessoas possam vir até aqui e apreciar essas obras de arte”, complementou.

Segundo o secretário de Cultura, o pleito feito à CEB foi atendido rapidamente e as ruas ganharam mais vida. “Estamos vivendo momentos difíceis no país com essa pandemia .E a arte é uma forma de enfrentá-los.  Uma quadra cheia de arte como essa precisa ser cuidada e aprimorada. E a Secretaria de Cultura vai colaborar com isso”, ressaltou.

Já o presidente da companhia, Edison Garcia, observou que a luz é um instrumento de cidadania. “Os projetos de eficientização da iluminação trazem resultados muito satisfatórios na redução do índice de criminalidade e no bem-estar da população, que se sente mais segura para sair e entrar em casa”, reforçou. 

Insegurança e inclusão social

Francisco Costa, conhecido como ‘Chico Metamorfose’, é o coordenador do instituto de mesmo nome que atua em São Sebastião oferecendo inclusão social por meio da pintura. Além dos moradores, Chico foi um dos que pleiteou a melhoria da iluminação ali, onde também reside. Segundo ele, a insegurança se tornava uma constante na região.

“Estávamos convivendo com roubos de celulares, assaltos, além do lixo que estava sendo despejado no meio da rua .Com a iluminação nova, vai melhorar muito”, acredita. “Foi muito legal ver ontem a noite o pessoal elogiando a claridade. Muitos disseram que parecia noite de Natal”, riu.

Luz que protege

A troca das luminárias antigas pelas de LED faz parte do programa “Luz que Protege”, da CEB.  O projeto prioriza a eficientização da luz em locais com equipamentos públicos como hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), escolas, delegacias e áreas de grande circulação de pessoas. 

Um total de 1,5 km de vias foi reforçado com as lâmpadas de LED. O investimento feito pela companhia foi de R$ 16,9 mil, recursos provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

 

Fonte: Agência Brasília

Latest news

Gracyanne Barbosa faz nude ousado em ensaio quase proibido no Instagram: “Uau!”

  No último domingo (19), Gracyanne Barbosa apimentou o clima do Instagram com mais um registro de tirar o fôlego...

Vídeo: Professores da rede pública estadual lançam livros

Os livros “Cotidiano Azul”, do professor Wilson Chagas,...

Paulo Trabalho pleiteia disponibilização de atendimento em Libras nas empresas de call center

As empresas de centrais de atendimento telefônico “call centers”, serviços de atendimento ao cliente e congêneres de Goiás ficam...
- Advertisement -

Renegocie suas dívidas; começa hoje o mutirão virtual – Agência Brasília

O Procon-DF, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, vai promover mutirão virtual de renegociação de dívidas bancárias...

Começam a valer hoje novas alíquotas do IOF

As novas alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que começam a valer hoje (20), aumentam o custo do...

Must read

- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you