Destaques IDR-Paraná inaugura nova unidade em Cascavel para atendimento a...

IDR-Paraná inaugura nova unidade em Cascavel para atendimento a agricultores

-

- Advertisment -

A nova unidade de extensão rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), em Cascavel, no Oeste do Estado, foi inaugurada nesta quinta-feira (03). O local, que antes abrigava uma antiga construção da Empresa de Classificação do Paraná (Claspar), passou para o instituto e começou a ser reformado em janeiro deste ano, além de receber móveis e equipamentos.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; e do diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, além de técnicos, produtores, extensionistas, pesquisadores, prefeitos e demais autoridades da região.

A obra possui 455,3 metros quadrados, com sala de reuniões, estacionamento, recepção e salas para atendimento aos agricultores. O valor investido pelo Estado para as melhorias soma R$ 500 mil. 

Ortigara falou sobre o esforço da equipe nos trabalhos da obra, mesmo com as dificuldades da pandemia, e disse que o local é uma nova casa para atender agricultores e suas famílias. “Se somos agro por excelência, se o agro é o nosso ganha-pão, precisamos ter um local com conforto para o nosso time”, disse.

Segundo o gerente regional do IDR-Paraná de Cascavel, José Lindomir Pezenti, a nova unidade reflete a preocupação da diretoria do instituto em ter uma sede própria, pois no município de Cascavel o órgão (antiga Emater) pagava aluguel há mais de 30 anos. “Agora estamos economizando em torno de R$ 13 mil por mês”, disse.

Ele destacou ainda a longa parceria entre Estado, lideranças municipais e entidades do setor, fundamentais para a eficiência do trabalho. “Fazemos assistência técnica com inclusão social. E sabemos da importância da pesquisa. Juntos, conseguimos entregar aquilo que o produtor precisa”, destacou Pezenti.

O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, disse reconhecer a necessidade dos servidores de ter melhores condições de trabalho, e ressaltou o compromisso de fazer com que a fusão da Emater, Iapar, Codapar e CPRA, se converta em melhoria de entrega, qualidade de atendimento aos produtores rurais.

ATENDIMENTO – Para o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, o novo local é motivo de comemoração, ao lembrar que mais de um terço do PIB do Paraná vem do campo, e grande parte é do Oeste. “O nosso DNA é da produção. Essa união da pesquisa e da extensão é a criação de oportunidades, logística e crescimento para os nossos agricultores”, destacou.

Jacir Macedo Cheffer, que representou os produtores rurais na cerimônia, disse que o trabalho do Estado contribuiu para manter a família no campo. “Trabalhamos com produção de leite e, desde o início, tivemos apoio do IDR-Paraná, com acompanhamento para genética e implementos, e continuamos com o objetivo de crescer e fazer mais investimentos neste ano”, afirmou.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Latest news

Vulcão nas Ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Brasil

Nós, brasileiros, aprendemos que fenômenos naturais como terremotos e vulcões não são motivo de preocupação. Mas esta semana trouxe...

Paraná confirma mais 2.122 casos e 53 óbitos em decorrência da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (19) mais 2.122 casos confirmados e 53 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo...

Presidente viaja aos Estados Unidos para assembleia da ONU

O presidente Jair Bolsonaro viajou neste domingo (19) para Nova York, nos Estados Unidos, onde participa da abertura da...

Ruas 3 e 5 da Colônia Agrícola Samambaia recebem asfalto – Agência Brasília

“Parte dos serviços estavam finalizados e agora estamos dando continuidade aos trabalhos. Os moradores estão extremamente felizes com...
- Advertisement -

Falha em subestação de Furnas causa apagão em cidades do RJ e de MG

A empresa Furnas informou hoje (19) que uma falha ocorrida às 21h21 na Subestação de Rocha Leão, localizada...

Ruas 3 e 5 da Colônia Agrícola Samambaia recebem asfalto

“Parte dos serviços estavam finalizados e agora estamos dando continuidade aos trabalhos. Os moradores estão extremamente felizes com essa...

Must read

Vulcão nas Ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Brasil

Nós, brasileiros, aprendemos que fenômenos naturais como terremotos e...

Paraná confirma mais 2.122 casos e 53 óbitos em decorrência da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (19) mais...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you