Destaques Confira o funcionamento dos órgãos estaduais no feriado da...

Confira o funcionamento dos órgãos estaduais no feriado da Independência

-

- Advertisment -

As repartições públicas estaduais terão escala especial de funcionamento no feriado de Independência, na terça-feira, 7 de Setembro. Conforme o disposto no Decreto Estadual nº 6.554/20, foi determinado ponto facultativo na segunda-feira (6).

Na quarta-feira (08), é feriado municipal em Curitiba, em celebração ao dia da padroeira Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, e nas cidades de Rio Negro, Engenheiro Beltrão, Irati e Clevelândia, o que interfere no funcionamento dos órgãos estaduais dessas cidades na data.

As medidas não abrangem serviços essenciais que não admitem paralisação, como hospitais e delegacias. O expediente retorna normalmente na terça-feira, com exceção das cidades com feriados municipais.

Confira abaixo o horário de funcionamento de órgãos públicos da rede estadual:

HOSPITAIS DO ESTADO – Funcionarão normalmente todos os dias.

HEMEPAR Todas as unidades do Hemepar no Paraná funcionarão na segunda-feira, mas estarão fechadas na terça. Na quarta-feira, apenas o Hemepar de Curitiba não abre para a coleta.

FARMÁCIAS DO GOVERNO – Não haverá atendimento durante o feriado. O trabalho retorna na quinta-feira (09), em Curitiba (2ª RS) e Irati (4ª RS), e na quarta-feira nas demais cidades.

SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – Todos os serviços operacionais do Corpo de Bombeiro do Paraná e da Polícia Militar estarão ativos, com o policiamentos preventivo, ostensivo e regular, que terão reforço de efetivo durante o feriado. Os serviços via aplicativo 190 PR, telefone 190 para a Polícia Militar e 193 para o Corpo de Bombeiros também ficam disponíveis 24 horas por dia. Somente os setores administrativos da corporação deixarão de funcionar e serão retornam normalmente na quinta-feira (09).

Polícia Civil – As delegacias vão atender normalmente, em plantão, exceto as de área administrativa. Os Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão (Ciacs), em Curitiba, anexos ao 1º Distrito (Rua André de Barros, Centro) e ao 8º Distrito (Portão), que atendem durante a madrugada, também funcionarão no esquema de plantão de segunda até quarta-feira.

Polícia Científica – Nos institutos Médico Legais (IML) do Interior do Estado não haverá atendimento clínico (exames), mas o plantão com o médico legista e atendimento a local de morte (24 horas) terá funcionamento normal. Já no Litoral e na região de Paranavaí haverá reforço, e o IML terá algumas atividades emergenciais disponíveis, além do plantão do médico legista e de local de morte. As atividades administrativas serão retomadas normalmente na quinta-feira.

Departamento Penitenciário – As penitenciárias e cadeias públicas em todo o Estado vão funcionar normalmente em regime de plantão, exceto as áreas administrativas, que retornam após o feriado.

SANEPAR O atendimento ao público na Sanepar estará fechado nos dias 6 e 7 de setembro em todo o Estado. E ficará fechado também no dia 8 nas cidades onde há feriado municipal nesse dia. Os clientes podem comunicar avisos de falta de água ou de vazamentos pelo 0800-200-0115 24 horas por dia.

COPEL – As agências da Copel funcionam normalmente na segunda-feira e fecham terça-feira em todo o Estado, e também na quarta-feira na Capital e nos municípios com feriado estendido. Em casos de falta de energia ou emergência, os consumidores podem ligar para o 0800 51 00 116.

FOMENTO – A Fomento Paraná adere ao ponto facultativo na segunda-feira, mas deve manter o contingente necessário para atendimento ao público externo, pelas áreas responsáveis, conforme normativa do Banco Central (Bacen). Não haverá expediente na terça e na quarta-feira.

COHAPAR – Em Curitiba, não haverá atendimento presencial na segunda, terça e quarta-feira. Os 12 escritórios regionais da companhia no restante do Estado não abrirão na segunda e terça-feira, com retorno das atividades na quarta-feira, mas mediante agendamento prévio por telefone.

Telefones para agendamento:

Apucarana – (43) 3308-3150

Campo Mourão – (44) 3518-2450

Cascavel – (45) 3333-1100

Cornélio Procópio – (43) 3520-8500

Francisco Beltrão – (46) 3905-4450

Guarapuava – (42) 3630-2750

Londrina – (43) 3376-8700

Maringá – (44) 3219-5300

Paranavaí – (44) 3474-8250

Ponta Grossa – (42) 3219-2950

Umuarama – (44) 3626-6200

União da Vitória (42) 3524-1400

JUNTA COMERCIAL Não terá expediente na segunda, terça e quarta-feira.

RECEITA ESTADUAL As agências e delegacias da Receita Estadual não abrirão na segunda e na terça-feira. Com exceção de Curitiba, todas funcionam normalmente na quarta, com atendimento ao público mediante agendamento prévio pelo portal da Secretaria de Estado da Fazenda

DETRAN Não haverá atendimento na segunda e terça-feira. As unidades de atendimento de todo o Estado retomam as atividades na quarta-feira, das 8h às 14h, com exceção de Curitiba, Rio Negro, Engenheiro Beltrão, Irati e Clevelândia, que voltam na quinta.

PROCON – Haverá atendimento normal pelos canais online do órgão, disponíveis AQUI

AGÊNCIA DO TRABALHADOR – A Agência do Trabalhador de Curitiba terá atendimento presencial na segunda-feira, mediante agendamento pelo site www.justica.pr.gov.br/trabalho. A unidade fará a intermediação de vagas e tratará de questões relacionadas ao seguro desemprego. Nos demais dias estará fechada.

CEASAS – As cinco Ceasas do Paraná, em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, assim como a Administração Central, estarão fechadas no feriado de 7 de setembro, terça-feira. Na segunda-feira será ponto facultativo para a administração central. Todas as unidades voltam às atividades normais na quarta-feira. A Administração Central não terá expediente na data, mas o mercado da unidade estará aberto normalmente.

HOSPITAL VETERINÁRIO DA UEL – O atendimento será mantido com o plantão 24 horas durante o feriado. Serão atendidos casos de urgência e emergência, como atropelamentos, partos, intoxicações ou similares.

BIBLIOTECA – A Biblioteca Pública do Paraná ficará fechada nos dias 6, 7 e 8 de setembro, reabrindo na quinta-feira (9).

ESPAÇOS CULTURAIS – Os museus do Governo do Estado na Capital estarão abertos durante o feriado prolongado, com exceção da segunda-feira, dia usual de manutenção dessas instituições. O Museu Oscar Niemeyer (MON), porém, abrirá excepcionalmente na segunda (06/09) para que o público possa conhecer as novas mostras em cartaz. O horário de funcionamento do MON é das 10h às 18h.

O Museu Paranaense (MUPA) abre das 10h às 17h30. Apenas no sábado e domingo é necessário agendar a visitação no site www.museuparanaense.pr.gov.br. O Museu Casa Alfredo Andersen abrirá das 10h às 17h; o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR), das 10h às 12h e das 12h30 às 16h. Já o Museu do Expedicionário fecha segunda e na terça, e abre no sábado, domingo e na quarta, das 10h às 17h.

Todas as instituições culturais mantêm protocolos sanitários para evitar a transmissão do coronavírus, tais como tapetes sanitizantes nas entradas, dispensers de álcool gel à disposição, sinalização e lotação controlada das salas de exposição.

Quem visitar o MON poderá conferir as exposições Mens Rea: A Cartografia do Mistério, de Mac Adams; África, Expressões Artísticas de um Continente; Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição; O Mundo Mágico dos Ningyos; Luz ≅ Matéria; Espaço Niemeyer; Cones e obras do Pátio das Esculturas.  Ainda no MON, mas nas salas cedidas temporariamente ao Museu de Arte Contemporânea (MAC-PR), estão as mostras “verdeazul”, da artista paranaense Dulce Osinski, e “Pequenos gestos: memórias disruptivas”.

No Museu Paranaense estão em cartaz as exposições Educação pela Pedra, Eu Memória, Eu Floresta: História Oculta, Agrocorpus, Ephemera Perpétua” entre outras mostras de longa permanência.

O Museu de Imagem e do Som (MIS-PR) hospeda a exposição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo e a mostra de longa duração Ilhas da Imaginação. Já o Museu Casa Alfredo Andersen mantém a exposição permanente do artista que dá nome ao museu, considerado o pai da pintura paranaense.

Confira a programação completa dos espaços culturais nos sites:

www.cultura.pr.gov.br

www.bbp.pr.gov.br

www.museuoscarniemeyer.org.br

www.museuparanaense.pr.gov.br

www.mac.pr.gov.br

www.maa.pr.gov.br

www.mis.pr.gov.br

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Latest news

Tati Zaqui dá zoom no corpão ao renovar bronzeado: “Marquinha ok”

  Nesta semana, Tati Zaqui abalou as estruturas nas redes sociais após compartilhar uma...

Ritmo de exames diagnósticos é mantido em plena pandemia – Agência Brasília

Mesmo diante da pandemia do coronavírus, o Hospital de Base (HBDF) vem conseguindo manter estável o volume de...

Prévia da inflação oficial sobe para 1,14% em setembro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial no país,...

Em 11 dias, Estado confirma mais de R$ 50 milhões em obras na Região Metropolitana de Curitiba

Pavimentação, regularização fundiária, terminal de transporte urbano, duplicação de rodovia, ponte e trincheira. Entre obras, projetos e ações, o...
- Advertisement -

Hospital de Santa Maria reativa atendimento médico domiciliar

Desde que foi reativado em 2 de agosto, depois de ficar paralisado durante dois anos, o Núcleo Regional de...

Edital prevê R$ 3,2 mi em investimentos para coleta seletiva

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) publicou edital que prevê a seleção de projetos...

Must read

- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you