Destaques Romeu Zema se reúne com o presidente do Senado,...

Romeu Zema se reúne com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir assuntos de interesse do estado

-

- Advertisment -

O governador Romeu Zema e outros líderes estaduais que compõem o Fórum Nacional de Governadores se reuniram nesta quinta-feira (2/9), em Brasília, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir temas de relevância nacional e estadual, ampliar o diálogo com a União e o Supremo Tribunal Federal (STF) pela defesa da democracia e buscar a melhoria do ambiente institucional.

Zema tratou de pautas específicas de interesse do estado e do país, como a relacionada às autorizações ferroviárias que o Congresso está debatendo atualmente. Na segunda-feira (30/8), o governo federal publicou medida provisória que visa facilitar a exploração, pela iniciativa privada, de trechos curtos, expandindo a malha ferroviária para melhorar a infraestrutura de transporte de cargas.

“Muito provavelmente a medida provisória será aperfeiçoada e referendada pelo Congresso. Isso para Minas, que tem maior malha ferroviária do país, é fundamental. Outro ponto importante é a maior segurança jurídica. Minas tem diversos projetos de infraestrutura”, explicou.

Vacinação

Outro assunto debatido foi o avanço da vacinação contra a covid-19. “Estamos caminhando para uma nova etapa e é necessário que o governo federal continue conduzindo esse processo para que não haja uma corrida ou um leilão de vacina. Estados e municípios com pouca condição financeira ficariam relegados a segundo plano, por exemplo”, disse.

Democracia

O exercício da democracia também foi um dos assuntos discutidos. “Democracia é algo inegociável. É uma necessidade de todos os poderes terem humildade para fazer uma autocrítica”, afirmou o governador.

Rodrigo Pacheco também afirmou que a democracia é um ativo nacional. “Precisamos de um ambiente propício para termos uma evolução do nosso país, para podermos construir uma sociedade mais justa, igualitária e melhor. Essa preocupação dos governadores, sem enfrentar e sem agredir, é muito bem recebida pelo Senado. Precisamos respeitar as divergências na busca pelo consenso”, enfatizou.

Durante o encontro, foi tratada também diversas pautas legislativas de impacto econômico-financeiro nos estados junto ao Congresso Nacional e o Poder Judiciário, como a PEC dos Precatórios e a correção da tabela do Imposto de Renda.

Fonte: Agência Minas Gerais

Latest news

Escolhido do público, espetáculo ‘Dê Lírios’ é exibido no YouTube do Balé Teatro Castro Alves

O público escolheu o espetáculo ‘Dê Lírios’ para ser exibido na próxima edição do BTCAPlay. A gravação em vídeo...

Cleo esbanja sex appeal em registros quentes nas Maldivas: “Furacão de mulher!”

  Na última quinta-feira (23), Cleo apimentou o clima do Instagram ao postar uma sequência...

Covid-19: Rio vacina hoje adolescentes de 12 e 13 anos

A cidade do Rio de Janeiro vacina hoje (24) contra a covid-19 os adolescentes de 13 e 12 anos,...

Sancionada pelo Executivo lei que beneficia Associação Atlética Alto Horizonte

De autoria do deputado licenciado Julio Pina (PRTB), foi sancionada pela Governadoria a Lei Estadual nº 21.100 (originalmente projeto de...
- Advertisement -

Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 24 de setembro

Nesta sexta-feira (24/9), a previsão é de céu parcialmente nublado no Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce, Zona da Mata e...

Caixa paga 6ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril recebem hoje (24) a sexta parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício tem parcelas de R$ 150 a...

Must read

- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you