Destaques Câmara aprova MP que cria a Autoridade Nacional de...

Câmara aprova MP que cria a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear

-

- Advertisment -

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (2) a medida provisória que cria a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), autarquia federal que vai monitorar, regular e fiscalizar as atividades e instalações nucleares no Brasil. O texto segue para o Senado.

O texto, editado pelo governo federal em maio, também tem como finalidade a proteção radiológica e a das atividades nucleares, bem como de instalações e materiais nucleares e fontes de radiação no território nacional, nos termos do disposto na Política Nuclear Brasileira e nas diretrizes do governo federal.

A nova empresa deverá estabelecer normas sobre segurança nuclear e proteção radiológica; controlar os estoques e as reservas de minérios nucleares; conceder autorizações para a transferência e o comércio de minerais radiativos; e licenças para usinas nucleares e reatores de pesquisa.

A proposta aprovada pelos deputados prevê sabatina do Senado Federal para a nomeação do diretor-presidente e dos dois diretores da diretoria colegiada da ANSN. Os membros da diretoria exercerão mandatos de cinco anos não coincidentes, sendo vedada a recondução. Para o relator, deputado Danilo Forte (PSDB-CE), o país está atrasado nas atividades de regulação e fiscalização do setor nuclear e a separação das demais atividades do setor nuclear já é adotada em países desenvolvidos.

“No caso dos Estados Unidos, país que detém o maior número de reatores nucleares para geração de energia elétrica no mundo, a regulação do uso civil de materiais nucleares é exercida pela Comissão de Regulação Nuclear – NRC (Nuclear Regulatory Commission), agência independente do governo federal americano, instituída pela Lei de Reorganização do Setor de Energia de 1974, que iniciou suas atividades em 1975. Da mesma forma, as atividades de regulação e fiscalização do setor nuclear são exercidas por entidades independentes na França, Reino Unido, Canadá e, atualmente, no Japão”, argumentou.

Pela MP, a nova autarquia terá patrimônio próprio, autonomia administrativa, técnica e financeira, Sua sede e foro serão na cidade do Rio de Janeiro e sua atuação será em todo o território nacional. A ANSN não exercerá atividades de regulação econômica, comercial e industrial, nem desenvolverá pesquisas ou levantamentos para esse fim.

Fonte: Agência Brasil

Latest news

Lucid Air manda recado para Tesla Model S com 837 km de alcance

A Lucid Motors continua sua campanha de lançamento do Air, seu primeiro modelo e um declarado anti-Model S. Em...

5 dicas para reduzir as olheiras de forma natural!

Reprodução: Alto Astral 5 dicas para reduzir as olheiras de forma natural! Causa de aborrecimento e gasto...

Romeu Zema apoia inauguração de Pronto Socorro em Patrocínio

Relacionadas O governador Romeu Zema participou, neste sábado (18/9), da inauguração do Pronto Socorro Municipal Terezinha Moreira Marra, em Patrocínio,...

Vulcão nas Ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Brasil

Nós, brasileiros, aprendemos que fenômenos naturais como terremotos e vulcões não são motivo de preocupação. Mas esta semana trouxe...
- Advertisement -

Paraná confirma mais 2.122 casos e 53 óbitos em decorrência da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (19) mais 2.122 casos confirmados e 53 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo...

Presidente viaja aos Estados Unidos para assembleia da ONU

O presidente Jair Bolsonaro viajou neste domingo (19) para Nova York, nos Estados Unidos, onde participa da abertura da...

Must read

Lucid Air manda recado para Tesla Model S com 837 km de alcance

A Lucid Motors continua sua campanha de lançamento do...

5 dicas para reduzir as olheiras de forma natural!

Reprodução: Alto Astral 5 dicas para...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you