Destaques Ibaneis Rocha repudia depredação ocorrida na Praça dos Orixás...

Ibaneis Rocha repudia depredação ocorrida na Praça dos Orixás – Agência Brasília

-

- Advertisment -

“Temos aqui no Distrito Federal um ambiente de muita convivência entre todas as religiões. Em vários momentos, principalmente nos processos de regularização fundiária, recebemos representantes de todas elas. Ficamos muito tristes de ver um ato de intolerância religiosa de tamanha gravidade”Governador Ibaneis Rocha

O governador Ibaneis Rocha afirmou que repudia a depredação na Praça dos Orixás, próxima à Ponte Costa e Silva. A afirmação foi feita durante visita feita ao local na manhã deste sábado (28). Na última quinta-feira (26), uma das esculturas das divindades africanas, a estátua de Ogum, amanheceu incendiada. O caso está sendo investigado como ato de intolerância religiosa pela Polícia Civil do DF.

“Temos aqui no Distrito Federal um ambiente de muita convivência entre todas as religiões. Em vários momentos, principalmente nos processos de regularização fundiária, recebemos representantes de todas elas. Ficamos muito tristes de ver um ato de intolerância religiosa de tamanha gravidade”, afirmou o governador.

Acompanhado do secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, e da administradora regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro, o chefe do Executivo local disse que os dois órgãos estão trabalhando para a recuperação da imagem queimada.

O governador Ibaneis Rocha, acompanhado pelo secretário da Cultura, Bartolomeu Rodrigues, e pela administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, visitou a Praça dos Orixás e disse que as pastas estão trabalhando pela recuperação da imagem queimada | Fotos: Renato Alves

“Também vamos partir para um processo de revitalização total da Prainha, que já vem sendo estudado pela administração. Fica aqui nosso total repúdio a este ato de vandalismo que ocorreu aqui. A gente espera ter toda essa situação reparada o mais rápido possível ”,disse.

A Praça dos Orixás tem 16 estátuas que representam as divindades africanas. Elas foram feitas pelo artista baiano Tatti Moreno e são as mesmas que flutuam no Dique do Tororó, em Salvador. No ano-novo de 2015, a estátua de Oxalá também foi queimada e, atualmente, uma roupa feita de TNT esconde os estragos na escultura.

Para uma das lideranças do candomblé do DF, Adna Santos, mais conhecida como mãe baiana, a depredação não foi um ato de vandalismo comum, mas trata-se de um caso de “racismo religioso”. “Eles serraram a cabeça da estátua, a penduraram na árvore e colocaram fogo no corpo”, disse. “Respeita meu axé que eu respeito sua fé”, pediu.

Source link

Latest news

Sua Nota Tem Valor: conheça os ganhadores do primeiro sorteio do ano

Natália Coutinho – Ascom Sefaz Texto Rachel Lima Artes gráficas O sortudo do grande prêmio de R$...

Rodovia entre Castro Alves e o entroncamento da BR-116 será pavimentada

O deslocamento de carretas que transportam o minério de ferro produzido em Maracás, Ubaíra e Caetité com destino ao...

Brasil registra recorde de extremos de chuva no início do verão

O número de eventos extremos de chuva no início da atual estação de verão no Brasil foi recorde, aponta...

Com ambulatório na Vila Luizão, Governo amplia assistência a crianças com síndromes gripais leves

Ambulatório pediátrico do Hospital da Vila Luizão permite que crianças sejam atendidas com mais celeridade. (Foto: Laécio Fontenele) Nesta quinta-feira...
- Advertisement -

Rádio Aldeia FM terá novo programa sobre esporte, vida fitness e bem-estar

A programação da Rádio Aldeia FM, emissora do Sistema Público de Comunicação do Acre, apresenta novidades a...

Economia Solidária e diretoria de abastecimento ganham reforço técnico federal

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) ganha reforço do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento...

Must read

Sua Nota Tem Valor: conheça os ganhadores do primeiro sorteio do ano

Natália Coutinho – Ascom Sefaz Texto Rachel...

Rodovia entre Castro Alves e o entroncamento da BR-116 será pavimentada

O deslocamento de carretas que transportam o minério de...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you