Destaques Águas servidas: Prefeitura intensifica fiscalização de despejo irregular de...

Águas servidas: Prefeitura intensifica fiscalização de despejo irregular de esgoto em vias públicas

-

- Advertisment -

Equipes de fiscalização da Prefeitura de Macapá continuam atendendo denúncias de descarte irregular de esgoto residencial ou comercial em vias públicas da capital. Nesta sexta-feira (27), os fiscais receberam duas denúncias sobre o rejeito, que é chamado de água servida, e é considerado um crime ambiental. Além do trabalho de monitoramento, ações educativas também são realizadas.

Após visita às residências – uma no bairro Ipê e outro Jardim Felicidade II -, ambas na zona norte de Macapá, foram comprovada as irregularidades.

Os moradores foram orientados quanto à construção de um sumidouro e para solucionar imediatamente o despejo irregular de água servida. Foi estipulado o prazo de 15 dias para resolução dos problemas, após esse período, as equipes retornarão ao local para saber se os proprietários cumpriram as medidas.

 “As águas residuais nas vias danifica os pavimentos por conta da infiltração constante da água e, com a quantidade de produtos químicos, diminui sua vida útil, surgindo os buracos o que pode causar acidentes a motoristas e pedestres”, esclareceu o chefe da Divisão e Monitoramento da Semam, Marlon Moraes.

Se for identificado o não cumprimento das determinações, o proprietário é encaminhado para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) para prestar esclarecimentos e, se for o caso, a multa entre R$ 500 e R$ 1.500 é aplicada.

“Muitas vezes essas águas são despejadas nas vias logo após a execução da pavimentação, o que torna o local danificado e consequentemente se perde todo o serviço, gerando custos para o município, o que poderia ser investido em outras ações”, finalizou Marlon.

Água servida
É toda água proveniente do chamado esgoto doméstico ou comercial, que resulta do uso dos lavatórios, tanques, banheiras, máquinas de lavar roupas, pias de cozinha, lavagem de veículos, entre outras. Ou seja: água suja. Ao jogar água nas ruas, formam-se poças, que possivelmente vão se transformar em foco de proliferação para várias doenças, entre elas, febre amarela,  dengue, diarreia, cólera. A lei 031 de 2004, artigo 185/186, proíbe o despejo em via pública.

A Semam orienta à população para que façam denúncias através do telefone (96) 98802-8643 ou pelo site macapa.1doc.com.br/atendimento – onde o requerente deve clicar no botão de atendimentos e seguir o  passo a passo.

O post Águas servidas: Prefeitura intensifica fiscalização de despejo irregular de esgoto em vias públicas apareceu primeiro em Prefeitura Municipal de Macapá.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

Latest news

Lago Norte e Santa Maria passam por manutenção – Agência Brasília

Nesta terça-feira (18), duas regiões administrativas do DF passarão por manutenção na rede elétrica. Para que o serviço...

Novo secretário de Desenvolvimento Urbano quer manter olhar municipalista

O chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, João Carlos Ortega, que deixou a Secretaria do Desenvolvimento Urbano...

Cemig parcelará contas atrasadas de atingidos pelas chuvas em Minas

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) lançou campanha de negociação de débitos para os clientes atendidos em baixa...

Lago Norte e Santa Maria passam por serviços na rede elétrica

Nesta terça-feira (18), duas regiões administrativas do DF passarão por manutenção na rede elétrica. Para que o serviço seja...
- Advertisement -

Caiado apresenta ônibus articulado 100% elétrico para circular no Eixo Anhanguera

O governador Ronaldo Caiado apresentou, nesta segunda-feira (17/01), no estacionamento do Estádio Serra Dourada, em Goiânia, um...

CBMCE resgata cinco vítimas de afogamento e encontra criança perdida em ações no litoral

Cinco pessoas vítimas de afogamentos foram salvas e uma criança perdida foi encontrada por equipes do Corpo de Bombeiros...

Must read

Lago Norte e Santa Maria passam por manutenção – Agência Brasília

Nesta terça-feira (18), duas regiões administrativas do DF...

Novo secretário de Desenvolvimento Urbano quer manter olhar municipalista

O chefe da Casa Civil do Governo do Paraná,...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you