Destaques Governo do Estado realiza campanha Maranhão Sem Queimadas 2021,...

Governo do Estado realiza campanha Maranhão Sem Queimadas 2021, em Pinheiro

-

- Advertisment -

Objetivo é o combate e prevenção de queimadas e dos focos de fogo (Foto: Thalia Lemos)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), realizou, nesta quinta-feira (19), a segunda etapa da campanha Maranhão Sem Queimadas 2021, no município de Pinheiro. A campanha, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), objetiva o combate e a prevenção de queimadas e dos focos de fogo por todo o Maranhão.

As queimadas causam a poluição do ar, dos recursos hídricos, desequilíbrio no clima de uma região, diminuição na oferta de água, destruição da vegetação, morte de animais, destruição de nutrientes do solo, queimaduras e trazem sérios problemas à saúde humana, pois pioram a qualidade do ar. Por isso, problemas respiratórios se agravam e, neste momento, com a Covid-19, elas ficam ainda mais perigosas. Pensando nisso, na ocasião, a SEMA fez a doação de 69 equipamentos necessários para o combate às queimadas no município, como enxadas, foices, pás, entre outros materiais, que auxiliarão as equipes em campo dentro do programa.

De acordo com a secretária adjunta de Desenvolvimento Sustentável da SEMA, Lucyana Genésio, “o Programa Maranhão Sem Queimadas é uma parceria do Governo do Estado, juntamente com o Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, além de outros municípios, e é gratificante trazer para a cidade de Pinheiro mais um programa que vem a somar com a questão ambiental. Hoje fizemos doação de equipamentos ao Corpo de Bombeiros, então é fundamental agregar a mão de obra necessária ao combate às queimadas. Além disso, já temos outros programas, como o Maranhão Verde, Agente Jovem Ambiental, além de uma política de resíduos sólidos que estamos ativando uma associação de catadores, trazendo um ecoponto e agora mais um programa de Governo relacionado às causas ambientais”.

A SEMA fez a doação de 69 equipamentos necessários para o combate às queimadas no município. (Foto: Thalia Lemos)

Para a supervisora de Combate e Controle ao Desmatamento e Queimadas da SEMA, Scarleth Vieira, “o Programa Maranhão Sem Queimadas é uma ação estratégica do Governo do Maranhão que vem sendo desenvolvida desde o ano de 2020, no qual foram realizadas cinco campanhas. Neste ano, pretende-se fornecer orientações, sensibilizar e conscientizar a população desses municípios, as pessoas que trabalham diretamente com o emprego do fogo ou que estejam atuando no combate e controle às queimadas e incêndios florestais, bem como entidades responsáveis pela pasta de meio ambiente e, ainda, todos envolvidos na temática de queimadas. Assim, para que essas informações sejam disseminadas cada vez mais, buscamos atingir um grande público, uma vez que as queimadas e incêndios florestais trazem diversos impactos negativos ao meio ambiente, além de ocasionar diversos prejuízos à saúde humana, inclusive, neste período de pandemia podem acentuar a situação de pessoas acometidas pela Covid-19”.

O comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Pinheiro, tenente-coronel Israel Lopes, explica que “os materiais que a SEMA está fornecendo são de grande importância para o Corpo de Bombeiros para atuação no combate de incêndios florestais que são causados por mau uso da terra e até de forma acidental. Então, os bombeiros necessitam desses equipamentos para pronto atendimento. O 8º Batalhão agradece o empenho da Secretaria”. 

A campanha Maranhão Sem Queimadas 2021, em, Pinheiro contou também com a presença da supervisora de Uso, Gestão e Manejo da Flora e Floresta da SEMA, Fabiana Lopes; secretário Municipal de Governo de Pinheiro, Alessandro Montenegro; presidente da Câmara Municipal de Pinheiro, Eliseu de Tantam, e demais autoridades.

>

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Latest news

Estado e Conselho publicam relatório que orienta políticas sobre crianças e adolescentes

Com objetivo de acompanhar as ações desenvolvidas no Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná...

Vacinação contra a covid-19 e emergências funcionam normalmente nesta terça

Nesta terça-feira (30), feriado do Dia do Evangélico, alguns serviços de saúde não irão funcionar, como as unidades básicas...

Museu Mineiro ganha acessibilidade para surdos

O Museu Mineiro e o site institucional da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (www.secult.mg.gov.br)...

Construção Civil do DF ajuda aquecer economia e fecha 2021 em alta

Apesar da retração econômica causada pela pandemia da Covid-19, a construção civil se destacou e deve registrar, em 2021,...
- Advertisement -

Novo Refis: GDF quer renegociar dívidas e arrecadar R$ 1,5 bilhão

A proposta de lei complementar do Executivo, para a abertura de um novo Programa de Incentivo à Regularização Fiscal...

CBMCE resgata 30 vítimas de afogamento no Litoral Cearense durante fim de semana

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgataram 30 vítimas de afogamentos em Fortaleza e...

Must read

Estado e Conselho publicam relatório que orienta políticas sobre crianças e adolescentes

Com objetivo de acompanhar as ações desenvolvidas no Plano...

Vacinação contra a covid-19 e emergências funcionam normalmente nesta terça

Nesta terça-feira (30), feriado do Dia do Evangélico, alguns...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you