Entertainment Leia Também Tecpar inicia capacitação sobre certificação de orgânicos a municípios...

Tecpar inicia capacitação sobre certificação de orgânicos a municípios da região Central

-

- Advertisment -

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) deu início nesta quinta-feira (19) à capacitação de prefeituras vinculadas à Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), sobre certificação de orgânicos, área em que o Tecpar atua há mais de 20 anos. O treinamento faz parte de uma cooperação entre o Instituto e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), que visa ampliar a certificação de produtos orgânicos a fim de estimular a geração de empregos e renda e a sustentabilidade.

A capacitação reuniu cerca de 40 participantes e contou com palestras de engenheiros agrônomos do Tecpar Certificação, com temas que incluíram aspectos legais e questões ligadas ao processamento de produtos orgânicos.

O projeto, que também prevê a qualificação de técnicos para a execução das atividades, começará nos municípios da Amocentro devido às particularidades da região. São cidades que possuem grande número de pequenos produtores rurais, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) menor que o de outras regiões e grande demanda para a certificação de orgânicos.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destacou que, como instituto de ciência e tecnologia, o Tecpar tem a missão do Governo do Estado de apoiar o desenvolvimento regional e a promoção de ações sustentáveis. “O Tecpar é o primeiro organismo de certificação de produtos orgânicos do Brasil e temos ampla experiência na área”, disse.

“Estamos materializando a parceria com a AMP e a Amocentro ao compartilhar com os municípios paranaenses as práticas sustentáveis da produção de orgânicos, que conferem maior qualidade e valor agregado aos produtos orgânicos comercializados pelos agricultores familiares”, salienta.

Segundo o presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, o projeto busca fortalecer o cooperativismo junto às associações de municípios, e a ideia é levar a mais regiões do Paraná a capacitação do Tecpar na área de orgânicos. “O apoio à agricultura orgânica contribui com o meio ambiente e com a qualidade de vida dos produtores. Nosso objetivo é expandir a outras localidades essa capacitação”, afirma.

Maicol Barbosa, presidente da Amocentro e prefeito de Pitanga, disse que a parceria vai levar desenvolvimento aos municípios. “Essa cooperação compartilha o conhecimento técnico do Tecpar com os produtores e gera alternativas sustentáveis para a produção”.

PRODUTOS – A certificação de orgânicos é uma oportunidade para o desenvolvimento da produção de pequenos agricultores familiares, trazendo benefícios como o aumento de renda, profissionalização e acesso a novos mercados.

Com a certificação, a unidade de produção ou processamento estará autorizada a utilizar o Selo Orgânicos do Brasil, imprescindível para comercialização de seus produtos em todo o território nacional.

O selo pode ser concedido a agricultores que atuam nas seguintes áreas: produção primária vegetal e animal; processamento de produtos de origem vegetal e animal ou extrativismo sustentável orgânico. Os produtores certificados também poderão participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ação do governo federal que incentiva a compra de produtos da agricultura familiar.

REFERÊNCIA – Primeiro organismo de certificação de produtos orgânicos por auditoria do Brasil, o Tecpar Certificação se destaca como o terceiro maior certificador por auditoria do segmento do País, credenciado pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) e pelo Inmetro.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Latest news

Após treino de glúteos, Luísa Sonza dá zoom na “comissão traseira” e deixa fãs enlouquecidos

Recentemente, Luísa Sonza mexeu na imaginação da galera da internet ao compartilhar um vídeo pra lá de ousado em...

Rio suspende vacinação contra gripe por falta de doses

O município do Rio de Janeiro suspendeu hoje (30) a vacinação contra a gripe, devido à falta de imunizante em algumas unidades de...

Festas públicas de Réveillon são canceladas

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa confirmou o cancelamento de todas as festas públicas para comemoração do Réveillon...

Operação Duplicidade recupera gado furtado no interior do Estado

  A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais...
- Advertisement -

Ceará apresenta redução de 25% nos roubos a instituições financeiras de janeiro a outubro de 2021

O trabalho coordenado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) resultou na redução...

RG representa 35% dos atendimentos presenciais no Poupatempo em 2021

Disponível para todos os cidadãos em qualquer idade, o RG é o documento de identificação mais solicitado no Poupatempo,...

Must read

Após treino de glúteos, Luísa Sonza dá zoom na “comissão traseira” e deixa fãs enlouquecidos

Recentemente, Luísa Sonza mexeu na imaginação da galera da...

Rio suspende vacinação contra gripe por falta de doses

O município do Rio de Janeiro suspendeu hoje (30) a vacinação contra a...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you