Destaques SES e Casa da Mulher Brasileira buscam ampliar assistência...

SES e Casa da Mulher Brasileira buscam ampliar assistência em saúde a mulheres vítimas de tentativa de feminicídio

-

- Advertisment -

Durante a reunião foi sugerida a criação de um protocolo que viabilize a realização de cirurgias reparadoras em unidades da rede pública estadual (Foto: Ruy Barros)

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, se reuniu nesta semana com titulares da Casa da Mulher Brasileira, do Departamento de Feminicídio do Maranhão e da Delegacia da Mulher para discutir a assistência em saúde a mulheres vítimas de tentativa de feminicídio. A proposta é construir um fluxo de atendimento em saúde, de modo a oferecer a essas mulheres assistência especializada.

Na oportunidade, foi sugerido também um protocolo que viabilize a realização de cirurgias reparadoras em unidades da rede pública estadual.

“A violência contra a mulher é algo repugnante. Nós, enquanto Governo do Estado, que estamos constantemente buscando formas de melhor servir e cuidar das pessoas em suas necessidades, buscamos ampliar o atendimento às mulheres vítimas de tentativa de feminicídio, acolhendo-as para garantir que recebam a assistência de que precisam para terem suas vidas de volta de forma plena e digna”, disse o secretário Carlos Lula.

A reunião foi uma sugestão da Casa da Mulher Brasileira, a partir dos casos de violência contra a integridade física e a vida de mulheres maranhenses. A proposta é que as vítimas que sofreram algum atentado, e que precisam ser submetidas a intervenção cirúrgica reparadora, possam fazer o procedimento em alguma unidade da rede pública estadual. Desde a sua implantação, a Casa da Mulher Brasileira já realizou mais de 190 mil atendimentos, entre denúncias de atos cometidos ou tentados.

“São mulheres que tiveram seus corpos marcados pela violência e que precisam ser reparados urgentemente pelo Estado. Com isso elas poderão retomar a autoestima, reorganizar a vida e seguir sem as marcas que o ato de violência deixou nelas”, afirmou a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.

A delegada de polícia e chefe do Departamento de Feminicídio, Wanda Moura Leite, destacou que a proposta de parceria visa a proteção das vidas. “A nossa proposta é que se pense para além da prevenção e repressão ao crime, é cuidar da vida dessas mulheres afim de que consigam se olhar no espelho sem medo ou vergonha e saírem em público sentindo-se fortes e vitoriosas”, pontuou Wanda.

Presente na reunião, a titular da Delegacia da Mulher, Kazumi Tanaka, disse que os casos de violência ganharam mais força durante o período pandêmico. “Não podemos ficar estagnados e limitados. É preciso atuar também na política pública e na prevenção, por isso ficamos muito felizes em perceber que o secretário Lula está priorizando um atendimento diferenciado a essas mulheres, que carregam os traumas e marcas em seus corpos”, disse.

>

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Latest news

PMDF prende homem traficando em Taguatinga Sul

Por volta das 16h30 de sábado (16), a equipe do Gtop 22 do 2º Batalhão de Taguatinga, prendeu um...

Renovação de votos de casamento é tendência no pós-pandemia

Reprodução/Instagram Ludmilla e Brunna são apenas um dos tantos casais famosos que decidiram renovar os votos...

Roblox terá avatares mais realistas e planeja NFTs de itens limitados

Divulgação Roblox terá avatares mais realistas Em suas próximas atualizações, Roblox vai lançar avatares com visuais mais...

Polícia Militar estoura boca de fumo no Gama

Os policiais militares desativaram uma boca de fumo que funcionava em uma casa na Quadra 4,...
- Advertisement -

PMDF apreende uma espingarda em Planaltina

Por volta das 18h desse sábado (16), policiais militares do Grupo Tático do 14º Batalhão (Gtop...

Histórias de profissionais de segurança que se formaram na Aesp e retornaram para sala de aula como professor

Em homenagem ao Dia do Professor, data celebrada neste 15 de outubro, vamos contar a história de alguns...

Must read

PMDF prende homem traficando em Taguatinga Sul

Por volta das 16h30 de sábado (16), a equipe...

Renovação de votos de casamento é tendência no pós-pandemia

Reprodução/Instagram Ludmilla e Brunna são apenas...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you