Destaques Rio: Justiça Federal Criminal vai julgar ex-secretário

Rio: Justiça Federal Criminal vai julgar ex-secretário

-

- Advertisment -

O processo que envolve o ex-secretário de  Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, Raphael Montenegro, foi redistribuído hoje, (18) para a 5ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal. A redistribuição ocorreu porque Montenegro foi exonerado do cargo que lhe garantia foro especial por prerrogativa de função. Além dele, foram presos também o subsecretário de Administração Penitenciária, Wellington Nunes da Silva, e o superintendente operacional da Secretaria de Administração Penitenciária, Sandro Farias Gimenes.

A ordem de prisão distribuída ontem (17) partiu do desembargador federal Paulo Espirito Santo, da 1ª Seção Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). A decisão do desembargador foi tomada a partir de representação da Polícia Federal (PF), que cumpriu os mandados. O magistrado determinou também buscas e apreensões em endereços dos acusados.

De acordo com as investigações, Montenegro, Silva e Gimenes intercederiam a favor do retorno para o Rio de Janeiro de presos integrantes do Comando Vermelho que se estavam presos fora do estado. O objetivo seria possibilitar que “continuassem comandando (com maior facilidade) suas atividades criminosas de dentro da cadeia, ao passo que os presos, dariam uma ‘trégua’ em determinadas atividades criminosas, a fim de que prevalecesse perante a sociedade e as autoridades de segurança pública uma falsa sensação de tranquilidade social”.

Segundo a PF, há também suspeita de que os investigados supostamente negociassem pagamento de propinas, pois teriam realizado tratativas com a advogada do traficante Marcinho VP, um dos principais líderes da facção criminosa Comando Vermelho, mantido no presídio federal de Catanduvas (PR), e com defensores de outros presos, para transferi-los para a capital fluminense. 

O secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro pediu ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) uma autorização para ir pessoalmente a Catanduvas para se inteirar da situação dos detentos, entre eles, Marcinho VP, com quem conversou pessoalmente.

A ida do então secretário à Catanduvas causou estranhamento nas autoridades do Depen, que avisaram imediatamente ao juiz corregedor dos presídios, o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal. 

O desembargador federal Paulo Espirito Santo, em um primeiro momento, pediu a prisão temporária por cinco dias dos acusados, mas devido à gravidade dos fatos transformou as prisões em preventiva, por tempo indeterminado. No pedido de prisão, o desembargador escreveu que os crimes apontados incluem falsidade ideológica, prevaricação e advocacia administrativa.

Fonte: Agência Brasil

Latest news

Contemplados no Parque dos Ipês convocados para vistoria

As vistorias ocorrerão nos dias 6/12/2021 e 7/12/2021, das 8h às 16h, devendo o candidato procurar a empresa Direcional...

Prazo para fazer cadastro escolar 2022 termina na próxima sexta-feira (10/12)

Esta é a última semana para fazer a inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem)...

Festival Paralímpico reúne mais de 300 pessoas no CFO

Mona Lisa Mazza – Ascom Sejuv Texto Marcos Studart Foto Na manhã do último sábado (4), foi realizado...

Agraciados no Parque dos Ipês são convocados para vistoria – Agência Brasília

As vistorias ocorrerão nos dias 6/12/2021 e 7/12/2021, das 8h às 16h, devendo o candidato procurar a empresa...
- Advertisement -

Contemplados no Parque dos Ipês convocados para vistoria – Agência Brasília

As vistorias ocorrerão nos dias 6/12/2021 e 7/12/2021, das 8h às 16h, devendo o candidato procurar a empresa...

Carreta do SAC Móvel atende comunidades quilombolas em Santiago do Iguape

Foto: Divulgação/Saeb A comunidade de agricultores e pescadores quilombolas do distrito de Santiago do Iguape, situado no município de Cachoeira,...

Must read

Contemplados no Parque dos Ipês convocados para vistoria

As vistorias ocorrerão nos dias 6/12/2021 e 7/12/2021, das...

Prazo para fazer cadastro escolar 2022 termina na próxima sexta-feira (10/12)

Esta é a última semana para fazer a inscrição...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you