Destaques Atividade formativa do Bolsa Presença abre diálogo sobre participação...

Atividade formativa do Bolsa Presença abre diálogo sobre participação da família e escola no projeto de vida dos estudantes

-

- Advertisment -

Foto: Ascom/Educação

Na tarde desta quarta-feira (18), no canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT) no Youtube, foi realizada a segunda live formativa do Bolsa Presença, que integra uma série de atividades do Programa. A ação é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do IAT e da Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Educação (CEPEE). Com o tema “Conto com a família para atingir meu projeto de vida”, a transmissão contou com a participação da diretora Luciana Lima, do Colégio Estadual João Queiroz, em Tapiramutá; da estudante Andrea Santos e sua mãe Maria Lucia Santos; da secretária municipal de Educação de Novo Horizonte, Idenilde Oliveira; do diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim; e do superintendente da CEPEE, Marcius Gomes.

Durante a atividade, que foi permeada pelos relatos da diretora, da estudante e da mãe, o superintende da CEPEE, Marcius Gomes, salientou a importância da participação da escola e da família no momento de construção do projeto de vida dos estudantes. “Precisamos ouví-los e valorizar esta relação de família e comunidade, que fazem com que o ambiente seja mais rico de oportunidades para nossos estudantes”

O diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim, explicou que, diferente da primeira live formativa, que abordou mais sobre o Programa, nesta o objetivo foi de tematizar a relação direta da escola, estudante e família. “Este é nosso desafio: trouxemos as pessoas que vivem isso no dia a dia para compartilhar para que mais estudantes tenham o projeto de vida realizado”. O diretor lembrou também que já existem quatro episódios do podcast Meu Projeto de Vida disponíveis na Plataforma Anísio Teixeira.

“Trabalhar estes laços familiares é um processo lento, mas com auxílio dos próprios estudantes, isto tem se efetivando no nosso município”, contou a secretária municipal de Educação do município de Novo Horizonte, Idenilde Oliveira. A diretora mencionou que para isso tem realizado ações de acolhimento, reuniões periódicas oferecendo orientações aos pais e ouvindo sugestões das famílias.

Trazendo o relato de experiencia do relacionamento de escola e a família, a diretora do Colégio Estadual João Queiroz de Tapiramutá, Luciana Lima mencionou que neste momento pandêmico, se tornou ainda mais evidente que a escola desvia o jovem da vulnerabilidade social. “Eu entendo que a escola é vida para os estudantes, é o alicerce, modificadora de vidas, acolhe e é determinante no projeto de vida”, destacou.

“Eles (a escola) acreditam em mim, no meu projeto de vida, estão sempre comigo. A escola trabalha com a família de todas as formas possíveis, nos projetos motivadores, como o mais estudo, no Bolsa presença também que está sendo muito importante nesta pandemia”, relatou a estudante do 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual João Queiroz deTapiramutá, Andréa Santana Ramos Santos. Neste sentido, a mãe da estudante, Maria Lucia Santana Ramos Santos, completa: “Os professores e a direção, nos ajudam muito, sempre nos incentivaram. Me sinto muito acolhida. Transforma a nossa vida e de outros também!

O projeto de vida é um desdobramento do Programa Bolsa Presença, sendo componente curricular de algumas escolas e nas demais desenvolvidos com orientação do professor da disciplina a qual está relacionado. A próxima atividade formativa do Programa está prevista para setembro.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação

Fonte: Portal Oficial do Estado da Bahia

Latest news

Fantasiada, Mulher Melão coloca corpão sarado pra jogo e avisa: “Gatinha está solta!”

  No último final de semana, a famosa “Mulher Melão” esquentou o clima  virtual ao postar mais um ensaio fotográfico...

Feira de adoção garante novo lar para cães e gatos em Maceió toda semana

Ação já garantiu adoção para 84 animais desde seu início A Feira de adoção promovida pela Unidade de Vigilância em...

Grupo investe R$ 100 milhões em nova fábrica no Sul de Minas

Com capacidade para produzir até 500 mil caixas de água sanitária por mês, já está em pleno funcionamento a...

Emergência Pediátrica do HRN retoma acesso pela entrada das emergências

Teresa Fernandes – Ascom HRN – Texto e foto O atendimento volta a ser feito pela Avenida Ministro César...
- Advertisement -

MAM recebe projeto Sollar Baía na temporada de verão 2021/2022

Foto: Fernando Vivas/GOVBA A partir desta quinta-feira (9), Salvador ganha mais uma opção de diversão para a temporada do Verão...

Carro roubado em Santa Maria é recuperado pela PMDF

Policiais militares da equipe de motopatrulhamento do 26º Batalhão prenderam um homem e recuperaram carro roubado. O fato ocorreu...

Must read

Fantasiada, Mulher Melão coloca corpão sarado pra jogo e avisa: “Gatinha está solta!”

  No último final de semana, a famosa “Mulher Melão”...

Feira de adoção garante novo lar para cães e gatos em Maceió toda semana

Ação já garantiu adoção para 84 animais desde seu...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you