Destaques Representantes da Secretaria de Saúde da Bahia visitam hospitais...

Representantes da Secretaria de Saúde da Bahia visitam hospitais no Maranhão para conhecer práticas exitosas de gestão

-

- Advertisment -

Comitiva baiana visita unidades da rede estadual de saúde do Maranhão (Foto: Divulgação)

Uma comitiva vinda da Bahia esteve no Maranhão para visitar unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão, com o objetivo de conhecer boas práticas de gestão. Os representantes foram recebidos pelo presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande, na última quinta-feira (12), e realizaram visitas a duas unidades na capital, no mesmo dia.

Integraram a comitiva baiana: o assessor da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia, Cássio Garcia; o diretor geral da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF) da Bahia, Ricardo Mendonça; e o diretor adjunto da FESF, José Santana. Eles vieram conhecer e trocar experiências sobre a estrutura do modelo de gestão de saúde adotado nas unidades vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde e gerenciadas pela Emserh.

“A Emserh administra hoje 70% das unidades públicas de saúde do estado. São 97 unidades, entre hospitais, UPAS, maternidades, policlínicas, hemonúcleos, etc. O Maranhão teve um bom desempenho no combate à Covid-19 e estamos no caminho certo. E essa visita é resultado do bom trabalho que a gente vem desempenhando. É interessante para troca de experiências e para promover conhecimento na gestão pública de saúde”, afirmou o presidente da Emserh, Marcos Grande.

O diretor geral da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF) da Bahia, Ricardo Mendonça, falou sobre a importância dessa troca de experiências. “O objetivo da nossa visita inicialmente é trocar experiência com o Estado do Maranhão e com a Emserh, por sua expertise, pelo produto que entregam aos usuários do SUS no Maranhão. Para a fundação, é importante porque estamos com um projeto de também administrar e fazer gestão na área hospitalar, de levar esse conhecimento para a Bahia”, pontuou.

A FESF é uma fundação pública instituída por 69 municípios com o apoio do Governo do Estado da Bahia, voltada para a prestação de serviços sociais, especificamente na área de saúde, com um sistema de gestão compartilhada de serviços.

Na reunião, o presidente da Emserh apresentou o modelo administrativo, detalhou protocolos de atendimento, acolhimento do usuário da Rede de Saúde, estrutura organizacional e outros detalhes que influenciam na qualidade dos serviços públicos de saúde à população.

O grupo visitou ainda a UPA/Policlínica Vinhais e o Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), referência no tratamento da Covid-19 no Maranhão, e tiveram boa impressão.

“Bahia e Maranhão são estados do Nordeste que têm situações e características muito parecidas. Tivemos uma ótima impressão. A gente veio justamente para conhecer a realidade e a experiência que vocês estão fazendo com sucesso nos últimos anos, que tem dado frutos dentro da saúde pública. Conhecendo a realidade das unidades, acredito que podemos levar muita coisa positiva daqui para aplicar na Bahia e evitar algumas questões que vocês já vivenciaram e ultrapassaram. Assim vamos fortalecer o SUS com uma gestão pública eficiente”, frisou Cássio Garcia, assessor da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia.

>

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Latest news

Mulheres afegãs enfrentam dificuldades ao dar à luz sob o regime do Talibã

Mãe Monica Berezutchi Você está pronto para as mudanças? Orunmilá-Ifá pode te orientar Está insatisfeito por não...

Polícia Militar prende homem que arrombou comércio na Asa Norte

A Polícia Militar prendeu o homem que arrombou uma loja na 506 Norte, neste domingo (26)....

‘Sua Vida Vale Muito’ leva dois dias de ação a Brazlândia – Agência Brasília

“Ao nosso lado estão diversos parceiros e voluntários que abraçaram as ações itinerantes da Sejus sabendo do impacto...

‘Caminho das Escolas’ conclui mais uma obra na área rural – Agência Brasília

“É um projeto no qual buscamos dar a melhor qualidade possível às crianças para que elas possam se...
- Advertisement -

Mais empregos para pessoas com deficiência no DF – Agência Brasília

“Fazemos o encaminhamento das pessoas, e este ano já foram cerca de mil” Thales Ferreira, secretário do Trabalho O...

Covid-19: Brasil tem 8,6 mil casos e 243 mortes em 24 horas

O Brasil registrou 8.668 casos de covid-19 e 243 mortes causadas pela doença em 24 horas, segundo o boletim...

Must read

- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you