Destaques Geriatria do HDS é divisor de águas na vida...

Geriatria do HDS é divisor de águas na vida dos pacientes

-

- Advertisment -

O serviço de geriatria do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) conta com profissionais que atuam no aspecto assistencial e educacional para proporcionar o envelhecimento saudável dos pacientes moradores e usuários dos serviços. O envelhecimento tem como característica a heterogeneidade, no qual alguns estão ativos e funcionais e, ao mesmo tempo, outros estão acamados ou com a mobilidade comprometida. Dentro desse aspecto, entra o olhar diversificado do médico geriatra.

A equipe trabalha com foco na prevenção e tratamento de doenças e suas complicações, atendendo os moradores e pacientes externos. São várias patologias abordadas pelo profissional, entre elas, as principais doenças crônicas, que são mais comuns no envelhecimento, como diabetes, hipertensão, osteoporose, osteoartrite, síndrome demencial e outras. 

A equipe trata também doenças agudas que podem ocorrer, como infecção urinária e pneumonia. O geriatra é o especialista que avalia o idoso como um todo e atua nas doenças que, por ventura, possam levar à perda de funcionalidade e qualidade de vida.

A médica geriatra Jacqueline Cássia de Castro, que está à frente dos atendimentos aos pacientes externos, ressalta a humanização e acolhida como características fundamentais no atendimento. “É preciso empatia no atendimento ao idoso. A consulta geralmente é um atendimento que demanda mais tempo, e é necessário que qualquer profissional que irá atender um idoso compreenda esse fato e consiga ter uma escuta ativa e de acolhimento.”

A profissional explica também que a geriatria do HDS atua para oferecer um envelhecimento com mais qualidade de vida e, para isso, conta com o apoio de outras especialidades. “Nós,  geriatras, compreendemos que o envelhecimento é inerente ao ser humano, mas trabalhamos em parceria com outros especialistas (equipe multidisciplinar) orientando e cuidando para o que idoso envelheça com a maior autonomia possível, mantendo sua funcionalidade”, diz.

A também geriatra Isadora Crosara Alves Teixeira é responsável pelo atendimento dos 14 pacientes moradores e destaca que trabalha com foco na prevenção, sempre atenta às necessidades de cada um, buscando proporcionar bem-estar e longevidade.

Fonte: SES/Agir – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Latest news

Sanepar é anfitriã de congresso de saneamento que reúne principais companhias do País

Autoridades e presidentes das principais companhias de saneamento do País participaram na noite deste domingo (18) da abertura do...

Outubro Verde chama a atenção para combate à sífilis

Neste mês é realizada a campanha Outubro Verde, que busca promover a conscientização sobre a sífilis no Brasil. A...

Outubro Verde chama a atenção para combate à sífilis – Agência Brasília

Neste mês é realizada a campanha Outubro Verde, que busca promover a conscientização sobre a sífilis no Brasil....

Interiorização do CPRaio já leva policiamento ostensivo para 50 municípios

Ascom SSPDS – Texto Marcos Studart – Fotos Yuri Leonardo – Infografia Mobilidade e...
- Advertisement -

Adriana ‘PitBull’ Araújo, DJ Mauro Telefunksoul e Jailson Santos estarão no Guarda alta contra o câncer de Mama

Foto: Mateus Pereira/GOVBA Uma a cada oito mulheres desenvolverá câncer de mama. Para lutar contra a desinformação e pelo diagnóstico...

Must read

Sanepar é anfitriã de congresso de saneamento que reúne principais companhias do País

Autoridades e presidentes das principais companhias de saneamento do...

Outubro Verde chama a atenção para combate à sífilis

Neste mês é realizada a campanha Outubro Verde, que...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you