Destaques Em seis meses, Departamento de Vigilância Ambiental atinge 54%...

Em seis meses, Departamento de Vigilância Ambiental atinge 54% da meta de vacinação de cães e gatos na capital

-

- Advertisment -

Desde o início de 2021, o Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vem desenvolvendo a campanha de vacinação antirrábica na capital. A ação acontece semanalmente nos bairros a fim de promover a imunização da população de cães e gatos de Macapá. Em seis meses de trabalho, o Departamento já atingiu 54,57% da meta de imunização estipulada para este ano, que é vacinar 61.549 mil animais.

“Em 2020, o DVA atingiu apenas 28,35% da meta estipulada e isso se deu em função da pandemia do coronavírus que restringiu as atividades de campo a fim de conter a disseminação do SARS-CoV-2 na capital. Mas este ano, com início da vacinação dos animais e a redução gradativa das medidas restritivas, estamos indo nos bairros para fazer a imunização, garantindo o que preconiza o Ministério da Saúde”, disse o diretor do DVA, Bruno Barros.

Até o momento, o DVA já vacinou 7.967 felinos entre machos e fêmeas. Já em relação a população canina, foram imunizados 25.625 animais, o que totaliza a aplicação de 33.592 doses da vacina. “Contamos, principalmente, com a colaboração da população para que leve o seu cachorro ou seu gato para receber a dose da vacina e, com isso, evitar a ocorrência da raiva animal, que é letal”, destacou o diretor.

Estratégia de vacinação
Como a população animal na capital é muito grande, o que dificulta uma ação conjunta e simultânea em toda cidade, o DVA está promovendo a vacinação semanal nos bairros e nos distritos de Macapá. A partir desta estratégia, o Departamento já conseguiu promover a imunização em 70% dos bairros da cidade.

Para que a ação chegue a todos os bairros do município, o Departamento faz parcerias com associações locais, instituições religiosas, órgãos públicos e afins para instalação de um ponto fixo no local onde a vacinação acontecerá. “A ação acontece, geralmente, de três em três bairros e neles montamos um ponto fixo para que a população tenha acesso a ela. Dessa forma, vamos avançando na vacinação dos animais domésticos de Macapá”, afirmou Bruno.

Dia D
Uma outra estratégia adotada pelo DVA foi a realização do Dia D de Vacinação antirrábica, uma ação que aconteceu no dia 17 julho e disponibilizou o imunizante em 13 pontos da capital.

De acordo com Bruno Barros, o Departamento de Vigilância Ambiental planeja realizar uma outra ação desse porte ainda nesse segundo semestre de 2021. “Estamos estudando essa possibilidade e a ideia é que sejam disponibilizados mais pontos de vacinação do que os ofertados anteriormente. Estamos fazendo isso para que este ano a DVA consiga atingir a meta estabelecida da vacinação”, destacou.

Pontos fixos para imunização
Além da ação itinerante que muda semanalmente, o DVA disponibiliza dois pontos fixos onde a vacina antirrábica é ofertada. Os tutores que, por algum motivo, não conseguem imunizar o seu animal durante a vacinação no bairro, pode ir até o prédio do Departamento de Vigilância Ambiental, localizado Alameda Campo Belo, 207-11, no bairro Cabralzinho ou no Canil Municipal, que fica na Rodovia JK, em frente ao Parque de Exposições da Fazendinha.

Nesses dois locais a vacinação acontece de 9h às 14h e para receber a dose do imunizante é necessário apresentar a carteira de vacinação do animal.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

Latest news

Socioeducandos do Creas Cidadania participam de oficina de produção de enfeites natalinos

Nesta segunda-feira (29), os jovens que estão em cumprimento de medidas socioeducativas no Centro de Referência Especializado...

Helio de Sousa se posiciona contra a mudança de nome do Hospital Regional Maria Perillo

Segundo a discursar durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária híbrida dessa terça-feira, 30, o deputado Helio de Sousa...

Presidente de Portugal veta novamente lei que permitiria eutanásia

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou pela segunda vez uma lei que permitiria que doentes terminais...

Polo e Virtus ficam mais caros e com um “extra” – Confira

A Volkswagen aumentou os preços dos modelos Polo e Virtus em novembro e, assim como os trio Nivus/T-Cross/Taos, pela...
- Advertisement -

Primeira indígena é coroada como Miss Brasil, em Gramado

Divulgação/Inner Circle O jogo da paquera levado a sério Durante o isolamento social, os solteiros brasileiros viveram...

Twitter comenta saída de Jack Dorsey: “Lenda absoluta”

Reprodução/Youtube Jack Dorsey, ex-CEO do Twitter O Twitter comentou nesta segunda-feira (29) a  saída de Jack Dorsey...

Must read

Helio de Sousa se posiciona contra a mudança de nome do Hospital Regional Maria Perillo

Segundo a discursar durante o Pequeno Expediente da sessão...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you