Entertainment Leia Também IAT atualiza normativa para entrada de materiais de construção...

IAT atualiza normativa para entrada de materiais de construção na Ilha do Mel

-

- Advertisment -

O transporte de materiais de construção para a Ilha do Mel, no litoral do Estado, passa a ser proibido durante os finais de semana prolongados e feriados. A determinação é válida também no período do dia 15 de dezembro até 07 de março do ano que vem, a primeira segunda-feira após o feriado de Carnaval.

A determinação é do Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), através da Portaria IAT nº 315/2021, publicada nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial do Estado. O objetivo é facilitar um melhor tráfego dos turistas e também evitar a sobrecarga nas trilhas naturais. A Ilha do Mel tem capacidade de receber 5 mil turistas por dia.

“A Ilha do Mel é a porta de entrada de muitos turistas nacionais e estrangeiros no Paraná, principalmente na alta temporada. É um dos destinos turísticos mais procurados nessa época do ano e precisamos garantir o bem-estar dos visitantes, para que divulguem nosso Litoral e voltem ao Paraná para conhecer outros destinos turísticos”, afirma o secretário Márcio Nunes.

ATUALIZAÇÃO – A Portaria deste ano atualiza a n° 142/2020, que estabelece a obrigatoriedade da autorização do IAT para a entrada de materiais de construção e também de alvará pela Prefeitura de Paranaguá. Com a nova decisão, não será permitido esse trânsito durante os feriados e na alta temporada. 

“Temos um alto fluxo de pessoas transitando nas trilhas, que são pequenas e utilizadas pelos moradores e turistas diariamente. A intenção é evitar um conflito e que a qualidade da visitação seja afetada, assim como a qualidade de vida dos moradores”, diz o diretor de Políticas Ambientais da Sedest e diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

Desde a temporada passada, as trilhas também são utilizadas para o deslocamento das cadeiras anfíbias, que atendem pessoas que têm dificuldade de locomoção, possibilitando o banho de mar. Os equipamentos foram adquiridos pelo IAT no ano passado.

As cadeiras anfíbias estão disponíveis nas praias de Encantadas e Brasília e o uso deve ser agendado pelo telefone (41) 3426-8005. Podem utilizar todas as pessoas asseguradas pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

“Esse serviço é integrante das ações do projeto Parques Paraná,  que visa o fomento ao uso público e turismo de forma sustentável nas Unidades de Conservação (UC) abertas à visitação pública”, afirma Andreguetto.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Latest news

Em sua maior edição, Alego Ativa faz 9 mil atendimentos em Jataí

A 11ª edição do programa Alego Ativa, realizada no último dia 27, em Jataí, na região Sudoeste do estado,...

Brasil recebe mais 1,5 milhão de doses da vacina da Pfizer

O país recebeu mais 1,5 milhão de doses do imunizante da Pfizer, que chegaram nesta segunda (6) no Aeroporto...

Autor de tentativa de roubo é preso no Gama

Um homem acusado de ser o autor de diversos furtos no interior de veículos no Gama foi preso, por...

Atenção, cidadão! Codhab lança novo aplicativo de serviços

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab/DF), lançou nesta segunda-feira (6), o novo aplicativo de serviços Codhab. O...
- Advertisement -

Nova lei garante aposentadoria especial a policiais civis

O governador Ronaldo Caiado assinou, nesta segunda-feira (06), a Lei de Integralidade e Paridade da Polícia Civil...

Governador participa de evento em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção

O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (6/12), no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), em...

Must read

Em sua maior edição, Alego Ativa faz 9 mil atendimentos em Jataí

A 11ª edição do programa Alego Ativa, realizada no...

Brasil recebe mais 1,5 milhão de doses da vacina da Pfizer

O país recebeu mais 1,5 milhão de doses do...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you