Destaques Segunda dose da vacina contra a Covid-19 garante a...

Segunda dose da vacina contra a Covid-19 garante a proteção efetiva contra o novo coronavírus

-

- Advertisment -

A orientação para quem tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 é simples: é preciso tomar a segunda dose para que a proteção contra o coronavírus seja adequada. A não aplicação da segunda dose do imunizante compromete a eficiência da resposta imunológica e, além disso, aumenta o risco da doença.

Diariamente, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) oferta a segunda dose dos imunizantes CorovaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech para que a população complete o seu esquema vacinal. “Com exceção das gestantes em intercambialidade, é necessário que a segunda dose seja do mesmo laboratório”, destaca a titular da Semsa, Karlene Lamberg.

A secretaária completa dizendo que a dinâmica da vacina no organismo é diferente a de um medicamento porque ela precisa de um período para apresentar a resposta imunológica. “É importante destacar que a vacina não tem o mesmo funcionamento de um remédio que, de imediato, aliviam os sintomas. Após a aplicação da primeira dose, ela precisa de um período para fazer efeito, que somente será completo após o recebimento da segunda dose”, completa Karlene.

Os dados do Localiza SUS, o sistema do Ministério da Saúde (MS) que concentra as informações a respeito da vacinação nas cidades, mostra que até o momento a capital já aplicou 241.360 doses do imunizante contra a Covid-19 no grupo prioritário e, desse total, 8,17% ainda não recebeu a segunda dose, o que representa 19.720 pessoas em atraso. Quanto à vacinação da população geral, 346.590 já iniciaram o seu esquema vacina.

De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Nayma Picanço, a Semsa ainda não iniciou a oferta da segunda dose para a população geral, pois a maioria deste grupo ainda está em aprazamento, que é o período entre o recebimento da primeira e da segunda dose. “Iniciamos a vacinação deste grupo em junho e a partir de setembro vamos iniciar a oferta da segunda dose do imunizante”, afirma.

De acordo com a Nayma, diariamente, inclusive nos dias voltados à repescagem, a Semsa disponibiliza vários pontos voltados para a oferta e aplicação da segunda dose dos imunizantes CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. A medida se dá para garantir que a pessoa tenha acesso a dose de reforço. “Dispomos de vários pontos de vacinação que estão espalhados em todas as zonas da capital. Fazemos isso para facilitar o acesso à dose de reforço da vacina. É fundamental que a população que iniciou o seu esquema vacinal retorne a um dos pontos para encerrá-lo”, afirma a subsecretária.

“E mesmo que a pessoa tenha apresentado algum tipo de reação após a primeira dose, como dor no local ou dor de cabeça, que são as mais comuns, ela não deve deixar de completar o seu ciclo de imunização”, conclui Nayma Picanço.

Manutenção dos cuidados
Independente de ser a primeira ou a segunda dose, é necessário manter os cuidados individuais e coletivos a fim de conter a circulação do coronavírus. Para isso, as orientações quanto à higienização frequente, uso de máscara e distanciamento social devem seguir. Essa orientação é válida até que a maioria das pessoas tenham sido vacinada com as duas doses ou com a dose única da vacina contra a Covid-19.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

Latest news

Guará será “hackeado” para o bem no fim de semana

Os quatro cantos do Guará serão mapeados pelo mutirão Cidade Inteligente, neste sábado, a partir das 9h. Uma verdadeira...

Trecho da CE-397 que liga o Ceará à Paraíba é inaugurado pelo Governo do Ceará em Mauriti

Fhilipe Augusto – Ascom Casa Civil Texto Nívia Uchoa Fotos O governador anunciou também um sistema...

Banco de Alimentos realiza encontro com entidades beneficiadas

Encontro de Alinhamento e Encerramento das Atividades do Banco de Alimentos do Maranhão, realizado pela Sedes. (Foto: Divulgação) A...

Peng Shuai: China mostra irritação com suspensão de torneios de tênis

A China demonstrou irritação na última quinta-feira (2) com a suspensão dos torneios da Associação de Tênis Feminino (WTA)...
- Advertisement -

Falta de candidatos competitivos, complica a vida dos partidos no DF

A menos de 1 ano das eleições de 2022, as agremiações partidárias do Distrito Federal estão a caça de...

Governo do Ceará inaugura Areninhas de Alcântaras e Amontada

Mona Lisa Mazza – Ascom Sejuv – Texto Marcos Studart e Ascom Sesport/Alcântaras – Fotos Esta sexta-feira (3) foi dia...

Must read

Guará será “hackeado” para o bem no fim de semana

Os quatro cantos do Guará serão mapeados pelo mutirão...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you