Entertainment Leia Também Ipê-amarelo é o destaque da semana da série "Eu...

Ipê-amarelo é o destaque da semana da série “Eu amo Cerrado”, nas redes sociais do Parlamento goiano

-

- Advertisment -

Um dos maiores espetáculos do Cerrado, a florada do ipê-amarelo é um verdadeiro alento em um período em que a região Centro-Oeste é castigada pela estiagem. A árvore, que pode ser encontrada em diversas regiões do País, e que é um dos maiores símbolos do bioma, estampa a campanha Eu amo Cerrado, dessa semana, nas redes sociais do Legislativo goiano. 

O ipê está nos livros, em prosa e verso (inclusive, no título de um clássico da Literatura brasileira), na música, nas ruas, mas, principalmente, no orgulho e na memória do povo. A florada do ipê-amarelo é uma das imagens que dificilmente alguém esquece. 

Tamanha beleza deu à flor do ipê-amarelo o título de símbolo do Brasil, pela caneta do então presidente da República, Jânio Quadros. Há de se lembrar que o mandatário ficou menos de sete meses na cadeira da Presidência, mas, mesmo nesse curto espaço de tempo, elevou a formosura ao status de símbolo nacional. Mais que merecido!

Apesar de não ser uma exclusividade do Cerrado, é no bioma que o ipê-amarelo se destaca. E concorrência é o que não falta: o que dizer de uma acácia, uma sibipiruna ou uma paineira cor-de-rosa toda florida? Ou mesmo os ipês de cores rosa, roxa, branca. Ah!!! Esse Cerrado! 

A beleza da copa frondosa e amarela também encontra no Cerrado o cenário perfeito para emoldurar a florada do ipê: a secura do período, em que outras árvores estão secas e empoeiradas, e um céu de um azul impossível de se definir em palavras. 

Antes de florir, o ipê perde toda a sua folhagem. Quando floresce, a árvore está totalmente desprovida de folhas; mais uma característica que ajuda a evidenciar a sensação visual. A florada dura poucos dias. As flores caem, o ipê retoma sua folhagem e um novo ciclo se inicia. Mas o encanto fica na retina até o ano seguinte, quando o espetáculo da natureza se renova.

A beleza do ipê é vista de longe, já que as árvores podem atingir até 30 metros de altura. Em Goiânia, o ipê-amarelo localizado na Avenida Contorno, vizinho do Parque Mutirama, poderá ser tombado como patrimônio goiano. A espécie tem cerca de 70 anos e é considerada a mais velha e frondosa da Capital. 

O ipê é muito mais do que a beleza da florada: sua madeira é de grande qualidade, tanto que o nome, de origem tupi, significa “árvore de casca grossa”. A principal propriedade do ipê é a dureza, sendo uma das mais densas, tanto que não apresenta veios. O valor comercial vem da dureza, durabilidade e força. Também é uma madeira que envelhece, mantendo a beleza e tem alta resistência aos parasitas e à umidade. 

Ipê em debate na Alego

O interesse comercial tem ameaçado a espécie. Nessa perspectiva, a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) apresentou projeto de lei que visa declarar o ipê, de preservação permanente, de interesse comum e imune de corte, no estado de Goiás. “Apesar dessa variedade de ipês, essa árvore está em risco de extinção, já que é uma das madeiras brasileiras mais cobiçadas no mercado internacional”, justifica a propositora.

A proposta prevê, ainda, que a supressão total ou parcial dessas espécies só poderá ser admitida com prévia autorização do poder público, quando necessária à execução de obras e planos, atividades ou projetos de utilidade pública ou interesse social.

A propositura, que se encontra protocolada na Assembleia Legislativa sob o nº 4650/21, foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e está apta a ser analisada pelo Plenário. Recebendo sinal verde em duas fases de votação, o projeto de Adriana Accorsi estará apto a ser sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM).

A postagem dessa semana da série Eu amo Cerrado propõe, ainda, uma interação com os seguidores, perguntando qual é a cor da flor do ipê que eles mais gostam. É uma pergunta difícil, não é mesmo? Mas se você tiver uma preferida, acesse as redes sociais da Alego e deixe a sua opinião.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Latest news

Câmara aprova medidas de transparência e teto para orçamento secreto

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (29), um projeto de resolução que tem como objetivo ampliar a transparência das...

Publicado reajuste anual de preços públicos cobrados pelo SLU

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (29), a Resolução n° 11 da Agência Reguladora...

Hemoba encerra semana do doador com quase 4 mil bolsas de sangue coletadas

Foto: Fernando Vivas/GOVBA Em apenas seis dias de campanha em homenagem ao Doador Voluntário de Sangue, a Fundação Hemoba mobilizou...

Covid-19: Brasil tem 22 milhões de casos e 614,3 mil mortes

O balanço divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Ministério da Saúde registra 3.843 novos diagnósticos de covid-19 no Brasil em...
- Advertisement -

Nissan anuncia 23 elétricos em 2030 e US$ 17,6 bilhões até 2027

A Nissan decidiu acelerar seu processo de eletrificação que, em comparação com outras japonesas, até que estava adiantado. A...

O medo e a falsa sensação de estar seguro

Bia Albuquerque O medo e a falsa sensação de estar seguro Sentir medo é bom? Diante dessa...

Must read

Câmara aprova medidas de transparência e teto para orçamento secreto

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (29), um projeto...

Publicado reajuste anual de preços públicos cobrados pelo SLU

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF)...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you