Destaques Saúde distribui autotestes de HIV no Memorial da América...

Saúde distribui autotestes de HIV no Memorial da América Latina e estação Largo Treze

-

- Advertisment -


Iniciativa visa incentivar a testagem, diagnóstico precoce e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

A Secretaria de Estado da Saúde está distribuindo 1,9 mil autotestes de HIV a partir desta quinta-feira (26), em ações especiais em no Memorial da América Latina e na estação Largo Treze do Metrô.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Cerca de 30 profissionais do Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids-SP foram mobilizados nesta data. Além dos autotestes, também está prevista a distribuição de 15 mil preservativos, incluindo 2 mil femininos, e mais de 2 mil sachês de gel lubrificante.

Até o sábado (29), 15 seguirão trabalhando diariamente no Memorial, das 10h às 15h. O endereço é Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP.

Hoje, no mesmo horário, equipes trabalharam na estação Largo Treze da Linha 5-Lilás, em parceria com o Metrô – Companhia do Metropolitano de São Paulo. Ação similar já está programada para o dia 9 de setembro na estação Capão Redondo, que integra a mesma Linha.

O autoteste de HIV é um método prático e seguro, disponibilizado gratuitamente pelo SUS. Para realizá-lo, a pessoa coleta sua própria amostra de fluido oral (“saliva”) e em seguida, realiza o teste, com acesso ao seu resultado de forma ágil. Ele pode ser realizado em um local privativo da escolha da pessoa, que pode fazê-lo sozinha ou com alguém de sua confiança.

O resultado do autoteste não é definitivo. Caso seja reagente (positivo para HIV), será necessário fazer nova testagem. Neste caso, recomenda-se que a pessoa procure um serviço de saúde, para confirmação do resultado; se isso ocorrer, deve-se buscar uma unidade de referência para início imediato do tratamento de HIV. Nos casos em que o resultado for não reagente (negativo), a equipe reforça a necessidade de manter as formas de prevenção contra o HIV.

Uma das diretrizes do Programa Estadual de DST/AIDS é a realização da testagem nas mais diversas oportunidades, nos serviços de saúde, campanhas e ações extramuros, com vistas ao diagnóstico precoce. “O teste anti-HIV é visto hoje como uma ferramenta/estratégia de prevenção e seu resultado é essencial para a prevenção da transmissão vertical do HIV; para a realização de acordos entre casais; para indicação da PEP; para o tratamento como prevenção primária; para a discussão de prevenção combinada e gestão de risco”, ressalta Márcia Fernandes, Biomédica e coordenadora da atividade.

Mais informações podem ser encontradas no site www.crt.saude.sp.gov.br, ou através do telefone 0800 162 550.

Fonte: Governo de SP

Latest news

Guará será “hackeado” para o bem no fim de semana

Os quatro cantos do Guará serão mapeados pelo mutirão Cidade Inteligente, neste sábado, a partir das 9h. Uma verdadeira...

Trecho da CE-397 que liga o Ceará à Paraíba é inaugurado pelo Governo do Ceará em Mauriti

Fhilipe Augusto – Ascom Casa Civil Texto Nívia Uchoa Fotos O governador anunciou também um sistema...

Banco de Alimentos realiza encontro com entidades beneficiadas

Encontro de Alinhamento e Encerramento das Atividades do Banco de Alimentos do Maranhão, realizado pela Sedes. (Foto: Divulgação) A...

Peng Shuai: China mostra irritação com suspensão de torneios de tênis

A China demonstrou irritação na última quinta-feira (2) com a suspensão dos torneios da Associação de Tênis Feminino (WTA)...
- Advertisement -

Falta de candidatos competitivos, complica a vida dos partidos no DF

A menos de 1 ano das eleições de 2022, as agremiações partidárias do Distrito Federal estão a caça de...

Governo do Ceará inaugura Areninhas de Alcântaras e Amontada

Mona Lisa Mazza – Ascom Sejuv – Texto Marcos Studart e Ascom Sesport/Alcântaras – Fotos Esta sexta-feira (3) foi dia...

Must read

Guará será “hackeado” para o bem no fim de semana

Os quatro cantos do Guará serão mapeados pelo mutirão...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you